O que é a Blasfêmia contra o Espírito Santo?


Há alguns anos, eu estava sentado no banco da Igreja, ouvindo o pregador com uma voz estridente afirmando “se você duvidar das profecias que estou dizendo, você estará blasfemando contra o Espírito Santo, que não tem perdão”. Lembro que depois disso, fiquem com grande medo de fazer qualquer ação ou ter qualquer pensamento de “dúvida”. Claramente eu não queria cometer o “pecado imperdoável” – a blasfêmia contra o Espírito Santo.

Com certeza você já ouviu falar na “blasfêmia contra o Espírito Santo”. Existe muito medo e pavor em torno desse tema. A questão é: O que é a Blasfêmia contra o Espírito Santo?

Muitos utilizam essa questão para dizer que podemos realizar pecados diferentes contra as pessoas da Trindade, como se as três pessoas da trindade estivessem divididas em um “grau de ofensa”. O problema é que isso desunifica a Trindade, desunifica o Espírito de Cristo.

Os fariseus blasfemaram contra o Espírito Santo?

A única passagem que menciona a blasfêmia contra o Espírito Santo é Mateus 12:31-32. No contexto, Jesus havia expulsado um demônio (v.22), e os fariseus disseram que ele expulsava demônios através do príncipe dos demônios (v.24). Nos próximos versos, Jesus se posiciona contra os fariseus afirmando que fazia isso pelo “Espírito de Deus” (v.28). Jesus declara que o pecado contra o Filho será perdoado, mas contra o Espírito Santo não (v.31-32).

Pelo fato de que os fariseus atribuíram a autoridade de Jesus como autoridade de Belzebu, muitos assumem que o pecado de blasfêmia contra o Espírito é quando alguém atribui a obra do Espírito Santo a Satanás.

Existem grandes problemas dessa perspectiva: 1) As palavras de Jesus não indicam claramente que isso é a blasfêmia; 2) No contexto, Jesus estava alertando aos fariseus para não cometerem esse pecado, ou seja, eles ainda não haviam cometido, mas estavam a caminho; 3) Devemos examinar “os espíritos” (1 João 4:1) para saber se algo vem do Espírito ou não.

Rejeitar Jesus é pecar contra o Espírito

Para entendermos o que é esse pecado imperdoável devemos entender o papel do Espírito Santo.
O Espírito Santo é chamado por Paulo de “O Espírito de Cristo” (Romanos 8:9). O papel do Espírito Santo é apontar para Cristo: “O Espírito me glorificará, porque receberá do que é meu e vos anunciará” (João 16:14). Isto é, o Espírito Santo está em concordância com Cristo e sua Obra, Ele proclama essa Obra, Ele direciona nossos olhos para a Cruz.

O que aconteceu na Cruz? Cristo levou todos nossos pecados (2 Coríntios 5:19; Efésios 1:7, 2:5; 1 João 2:1-2). Essa verdade é proclamada pelo Espírito Santo. Ele anuncia que Cristo levou os nossos pecados e que podemos ser justificados “gratuitamente pela sua graça”. (Romanos 3:24).

Portanto, se o papel do Espírito Santo é esse, qual seria a blasfêmia contra o Espírito? Rejeitar ou negar essas verdades. Isto é, blasfemar contra o Espírito Santo é negar e rejeitar as dádivas que Cristo conquistou para nós na cruz.

O Teólogo Jeremy Myers concorda: “Este pecado é chamado de blasfêmia contra o Espírito Santo porque é se recusar a crer no que o Espírito Santo nos diz sobre o nosso pecado e, em vez disso, acredita nas mentiras de Satanás. O Espírito Santo está dizendo a cada pessoa: — Você foi perdoado gratuitamente! Portanto, viva à luz disso e seja liberto de sua escravidão ao pecado, vergonha e culpa.”

O Dr. Paul Ellis concorda afirmando: “Qual é o pecado imperdoável? É o pecado da descrença em Jesus e em sua obra consumada. É o pecado de não receber o dom gratuito de sua graça e justiça.”

O Dr. Jim Fowler também escreve quem o Espírito Santo mostra que “a incredulidade em Jesus Cristo é imperdoável”.

Nesse caso, o grupo de fariseus abordado por Jesus estava ao ponto de rejeitar Jesus completamente, e essa era a blasfêmia contra o Espírito. O pecado dos fariseus, de atribuir a Jesus um espírito de demônios, era a consequência dessa rejeição, e não a rejeição em si. Em outras palavras, era a consequência da blasfêmia.

Concluindo

Concluindo, a blasfêmia contra o Espírito Santo acontece quando uma pessoa rejeita o perdão conquistado por Cristo, a perfeita salvação e decidi viver nas mentiras do diabo de que ela não foi perdoada ou que não é aceita. Para que possamos usufruir dos benefícios que são nossos em Cristo precisamos aceitar o testemunho Espírito de que “somos perdoados!”


Referências:


https://redeeminggod.com/unforgivable-sin-matthew-12-31-32/
https://escapetoreality.org/2011/04/20/unforgiveable-sin/
http://www.christinyou.net/pages/respoman.html

Eliezer Oliveira
Eliezer Oliveira

Tenho 26 anos e sou diretor do Blog Vida Trocada, autor dos livros De Adão à Eternidade: a História da gloriosa salvação, Nada Além do Sangue e Hiper Graça: O Que Realmente Defendemos. Também sou autor e coautor de vários livros digitais. Sou professor do curso Universidade da Graça, Vida na Graça e Teologia com Graça, e também atuo como Escritor Fantasma para alguns ministérios. Atualmente estou cursando Teologia (ESTÁCIO), sou casado com uma escritora maravilhosa, amante da leitura e de um bom café.

Um comentário

  1. Que preciosidade nesse texto!
    Como uma luz que clareia e traz vida.
    Permaneça abençoado, seguro e protegido irmão Eliezer! Você e sua família.
    Obrigada por tanto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Você deseja conhecer os materiais do blog?