Dia do julgamento! Preciso temer?

O Dia do Julgamento

Ao longo do tempo este tem sido um dos grandes motivos de medo de muitos cristãos. Não é para menos! Pastores insistem em provocar este tipo de sentimento, mesmo que às vezes sem intenção, dizendo que ninguém está a salvo e que é necessário muito esforço para passar do Trono de Deus ileso. Nos ensinaram que precisamos temer o “dia do julgamento”.

Lembro de até a minha adolescência ouvir diversas histórias horríveis sobre os últimos dias e o grande julgamento. Muito fogo, muita destruição para todos os lados, cristãos sendo dizimados das piores maneiras. Mas não acabava aí. Todos os cristãos ainda teriam que lidar mesmo assim com o julgamento divino e muitos deles não escapariam da punição: o lago de fogo.

Por causa disso, fui um adolescente cheio de medo do que aconteceria comigo se o Grande Dia chegasse. Tive diversos picos de ansiedade e sentia Deus cada vez mais longe por causa dos meus inúmeros erros. Eu tinha tantos pecados para confessar que certamente seria detonado num tribunal santo. Acontece que eu não conhecia Aquele que eu chamava de meu Salvador.

Jesus nos salvou de verdade

“E agora que fomos aceitos por Deus por meio da morte de Cristo na cruz, é mais certo ainda que, por meio dele, seremos salvos da Ira.” – Romanos 5:9

Jesus nos salvou da Ira. E foi o sacrifício perpétuo dEle que conquistou esta salvação. O sangue de Jesus não possui um poder limitado. Nem mesmo o tempo desgasta a força dEle. Por isso mesmo não há a necessidade de nenhum outro sacrifício.

Nós fomos salvos no sacrifício de Jesus e esta verdade nada nem ninguém pode roubar de nós. E fomos salvos da Ira, da Punição. Não é à toa que João escreve o seguinte:

“Dessa forma, o amor é aperfeiçoado em nós, a fim de que tenhamos total segurança no Dia do Juízo, pois, assim como Ele é, nós semelhantemente somos nesse mundo. No amor não existe receio; antes, o perfeito amor lança fora todo medo. Ora, o medo pressupõe punição, e aquele que teme não está aperfeiçoado no amor.” – 1 João 4:17-18

Sim, é antibíblico ter medo do dia do julgamento. E não faz o menor sentido, porque estamos a salvo da punição! Tudo o que nos espera para este mundo terreno e – ainda mais – para o mundo vindouro é o Amor do nosso Pai. Nada irá nos separar deste amor!

“Contudo, em todas as coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Portanto, estou seguro de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos afastar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” – Romanos 8:37-39

Lembre-se sempre disso: tudo que gera medo nos nossos corações é contrário ao amor de Deus e ao desejo dEle para as nossas vidas. Ele não quer nos ver ansiosos e assustados com o nosso futuro. Porque o nosso futuro já foi garantido pela Obra da Cruz do nosso Salvador.

Lucas Almeida
Lucas Almeida

No final de 2015 fui tocado pela mensagem da Graça. De lá pra cá, Deus vem me ajudando a conhecer mais das riquezas do Seu Favor. Tenho prazer em poder escrever hoje sobre as Boas Novas de Cristo. Congrego na Nova Igreja da Barra - RJ, onde sigo aprendendo sobre a Graça, e sou graduando em Psicologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *