E se tirarmos Cristo do centro do Evangelho?

Quando tiramos Cristo do centro do Evangelho, ele pode se tornar uma pregação moralista com pautas políticas. O Evangelho se torna uma pregação contra o aborto, drogas, homossexualidade, impostos ou pobreza. Se Cristo não está no centro, o Evangelho pode se tornar uma mensagem terapêutica e de consolo próprio, apenas um alívio e uma motivação de autoajuda. Quando tiramos Cristo do centro do cristianismo, ele pode se tornar uma mensagem de autossuficiência e vigor, onde nossos esforços são elogiados e nossos erros julgados.

De Cristo fluem ações retas, alívio e poder, mas essas ações e características não são o Evangelho. O Evangelho é Cristo, e Ele deve ser o centro da nossa mensagem e não a ética, a motivação e o vigor. Todas essas coisas fluem quando estamos focados em Cristo, porque sem Cristo, nada disso de fato acontece.

Se tirarmos Cristo do centro, podemos ser tentados a tornar o Evangelho uma religião de um livro. Essa é uma tentação real. A Bíblia é importante porque flui de Cristo, mas o Evangelho não é centrado nela, ele é centrado em Quem ela descreve. A Bíblia fala de Cristo. Sem Cristo no centro do Evangelho, a nossa mensagem sobre santidade é apenas um legalismo de esforço próprio e meritório. Se Cristo não for o centro, a nossa mensagem sobre motivação é apenas um discurso coach em que somos o centro de toda a nossa trajetória. Se Cristo não for o centro, a nossa mensagem sobre poder e unção é apenas um misticismo exagerado e uma declaração de que somos autossuficientes. Se Cristo não for o centro e colocarmos qualquer outra coisa, qualidade ou característica, a nossa mensagem se tornará focada em nós mesmos. Ou seja, tirar Cristo e colocar outra coisa no centro do Evangelho é, na verdade, colocar a nós mesmos no centro do Evangelho.

Deus nos deu Cristo, porque se Ele nos desse uma coisa ou uma qualidade, nós transformaríamos o Evangelho em uma mensagem a nosso respeito. Deus não nos deu uma qualidade, uma coisa ou uma “personalidade santa”, Ele nos deu Cristo! Como Watchman Nee disse:

Deus poderia ter nos dado paciência, amor, santidade, ou sabedoria, Ele poderia ter nos dado “coisas”, mas Ele nos deu Cristo! E Cristo é a nossa paz, a nossa santidade e a nossa sabedoria.

Texto tirado do livro E Ele nos tornou Santos.

Eliezer Oliveira
Eliezer Oliveira

Tenho 25 anos e sou diretor do Blog Vida Trocada, autor dos livros E Ele nos tornou Santos, Nada Além do Sangue (Livro Publicado) e Hiper Graça: O Que Realmente Defendemos (Livro Publicado). Também sou coautor do livro Interpretando a Escritura. Sou professor do curso Universidade da Graça, Vida na Graça e Teologia com Graça, e também atuo como Escritor Fantasma para alguns ministérios. Atualmente estou cursando Teologia (ESTÁCIO), sou casado com uma escritora maravilhosa, amante da leitura e de um bom café.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *