Submissão feminina na Bíblia – Entenda Efésios 5:22 e 1 Pedro 3:1

A bíblia ordena que a mulher seja submissa ao marido? O que é submissão feminina?

Não é incomum ouvir cristãos falando sobre a natureza imperfeita da mulher ou de sua criação secundária em imagem de Deus.

No primeiro texto desta série sobre as mulheres, essa ideia de inferioridade feminina é quebrada, pois tratamos os pontos ou motivos, que levaram Deus a criar a mulher de forma diferente do homem. Vimos que a mulher não é um “produto inferior”, mas uma obra-prima de Sua criação.

Agora, trataremos da submissão feminina na bíblia, que é um assunto que instiga a muitos, já que as mulheres do mundo moderno têm conquistado cada vez mais o seu espaço e vêm lutando por igualdade.

 

O plano inicial

Como enfatizamos no primeiro texto “a criação da mulher”, Deus realizou um processo criativo diferente para homem e mulher, mas os fez iguais em semelhança a Ele (Gen. 1:27). Depois de criá-los, Deus deu a eles os mesmos imperativos “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”. Gênesis 1:28

O domínio que Deus deu ao homem, deu a ambos, homem e mulher. Isso prova que Deus jamais quis inferiorizar a mulher, silenciá-la ou menosprezá-la.

 

Depois do pecado

Em Gênesis 3:16, após Eva comer do fruto proibido, Deus disse a ela: “Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.”

É a partir desse versículo, que a ideia de submissão feminina se inicia. Muitos dizem que a mulher deve ser dominada pelo marido, pois Deus assim ordenou.

Onde está escrito em Gênesis, ou em qualquer outro livro da bíblia, que essa era a vontade de Deus?

Sabemos que a vontade de Deus era que homem e mulher dominassem juntos, subjugassem juntos. Mas então, por que Deus disse tais coisas para a mulher?

Bem, eu acredito fortemente que Deus estava apenas apontando as consequências do pecado que eles haviam cometido, mas que em nenhum momento essa era a Sua vontade.

Foram muitas as consequências do pecado original, a morte é uma delas, e como bem sabemos, Deus não nos deseja a morte, Ele quer nos dar vida! Assim também é seu desejo para as mulheres, Ele não quer silenciá-las ou oprimi-las, Ele deseja encorajá-las e mostrar a elas o quanto são fortes e vencedoras!

Mas agora você pode se perguntar: “por que a igreja, há séculos, exige das mulheres uma submissão opressiva?”

Vamos analisar dois versículos que a igreja usa como base ou quase um “mandamento” para a submissão das mulheres a seus maridos, Efésios 5:22 e 1 Pedro 3:1.

 

Submissão feminina em Efésios 5:22

“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;” ACF

“Esposas, sejam submissas a seus próprios maridos, como se fosse ao Senhor.” VFL

A carta de Efésios foi escrita pelo apóstolo Paulo, e olhando para o versículo acima, fica claro que Paulo está dando um “comando” para que as mulheres sejam submissas a seus maridos e que lhes obedeçam. Mas… será que é isso mesmo que Paulo está nos dizendo?

Muitas vezes, cometemos o erro de ler determinado versículo isoladamente, correndo o risco de deturpar seu significado e interpretá-lo de maneira incorreta.

Efésios 5:22 é um exemplo disso, sendo tomado à parte por muitos religiosos a fim de alterar o seu significado. Esse versículo tem sido usado há séculos para impor obrigações às esposas, como obediência e submissão.

Para assolar essa interpretação equivocada sobre a submissão feminina, vamos tirar do foco o versículo 22 para melhor examinarmos o contexto em que ele se encontra.

Efésios 5:21-33:

21 Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;

23 Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.

24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.

25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,

26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,

27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

28 Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.

29 Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;

30 Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.

31 Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.

32 Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.

33 Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.

Leia atentamente os versos que destaquei. A mensagem de Paulo é clara: “… Cristo amou a igreja e se entregou por ela para santificá-la, purificando-a pela lavagem com água pela palavra, e para apresentá-la a si mesmo como uma igreja radiante (ou gloriosa), sem mancha nem ruga ou qualquer outra mancha, mas santo e irrepreensível.” (Efésios 5:25-27)

Não podemos deixar que esses versos passem despercebidos. Se for preciso leia-os novamente e reflita na mensagem gloriosa que Paulo nos traz nessa passagem. Esse é o foco principal do texto, que estava ofuscado por tanto tempo. Quando entendemos isso, percebemos que o restante da mensagem é algo secundário.

Depois de entendermos melhor o ponto principal do texto, está mais evidente a intenção de Paulo ao escrever esses versos (sobre a esposa e o marido e submissão feminina).

Paulo está fazendo uma comparação entre o marido e a esposa, e Cristo e a igreja. Será que Paulo fez essa comparação apenas para salientar a autoridade do marido sobre a mulher?

Eu acredito que essa não era a intenção de Paulo, ele não queria destacar a autoridade, mas sim a unidade.

Paulo fala sobre o homem ser a cabeça e a mulher ser o corpo, e depois ele liga essa afirmação ao versículo de Gênesis 2 que diz “uma só carne”, reforçando ainda mais o conceito de unidade e não “autoridade e submissão”.

Em Coríntios 12:12 lemos mais sobre a unidade do corpo: “Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.”

Como vimos, o ponto principal de Paulo é destacar a relação de Cristo com a Igreja, mas ao longo dos séculos o foco sempre esteve nos versos em que os supostos papéis da esposa e do marido são apresentados.

É um grande erro acreditar que Paulo está falando sobre funções (ou cargos), quando está claro que ele está se referindo às atitudes e comportamentos dentro do casamento.

Primeiro, ele fala para as esposas submeterem-se aos seus maridos, como submetem-se a Deus. Depois ele diz aos maridos para amarem as suas esposas assim como Cristo ama a igreja. Paulo está dando como exemplo para o casamento o relacionamento de Jesus com a igreja, não a sua autoridade, como muitos pensam.

Paulo usa a palavra “amor” seis vezes ao dirigir-se aos maridos em Efésios 5:25-33, e nunca lhes diz para liderar. A intenção de Paulo sempre foi exaltar a unidade e o amor de Cristo pela igreja, como um modelo profundo para o casamento, sendo alicerçado no amor, respeito e humildade.

 

Submissão feminina em 1 Pedro 3:1

“Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra.” ACF

“Assim também vocês, esposas, submetam-se aos seus maridos, para que, se alguns deles ainda não obedecem à mensagem de Deus, sejam ganhos por meio do modo de vida das suas esposas, sem a necessidade de qualquer palavra.” VFL

Ao ler as palavras de Pedro, entendemos que essa passagem é outra exortação às mulheres para a submissão aos seus maridos. Mas como aprendemos anteriormente, devemos analisar o contexto maior, para então entendermos o que realmente está sendo falado.

Observe atentamente as palavras de Pedro:

1 Assim também vocês, esposas, submetam-se aos seus maridos, para que, se alguns deles ainda não obedecem à mensagem de Deus, sejam ganhos por meio do modo de vida das suas esposas, sem a necessidade de qualquer palavra.

2 Eles serão ganhos ao observarem o comportamento puro e respeitoso de vocês.

3 Não são as coisas exteriores como penteados exagerados, braceletes de ouro ou roupas finas que devem ser usadas por vocês para que se tornem bonitas.

4 Pelo contrário, a beleza de vocês deve vir de dentro e deve consistir num espírito manso e tranquilo. Esta beleza nunca se perde e tem grande valor diante de Deus.

5 Pois era assim também que aquelas santas mulheres do passado, que esperavam em Deus, se tornavam bonitas. Elas se submetiam aos seus maridos

6 assim como Sara, que obedeceu a Abraão e o chamou de seu senhor. Vocês se tornarão filhas dela se fizerem o bem e não tiverem medo de nada.

No versículo 1, na primeira parte, podemos perceber que Pedro está exortando mulheres cristãs a submeterem-se a seus maridos. Logo depois ele diz: “para que, se alguns deles ainda não obedecem à mensagem de Deus, sejam ganhos por meio do modo de vida das suas esposas, sem a necessidade de qualquer palavra”.

Claramente, o marido aqui seria um incrédulo e, por isso, Pedro explica que o comportamento da mulher poderia ser persuasivo para que o marido se entregasse à fé.

Pedro quis dizer que por serem puras e respeitosas, seus maridos incrédulos ou afastados da vida cristã, poderiam ser conquistados para a fé, sem nenhuma palavra.

Depois, no verso 4 ele fala sobre o interior da mulher, e diz que a sua beleza deve vir de dentro, que ela deve ser mansa e tranquila e dá o exemplo de Sara, mulher de Abraão.

Pedro não está designando o papel da mulher no casamento e impondo comportamento de submissão a ela, ele está mostrando para a mulher como ela deve agir para ganhar seu marido para a fé.

Ele usou o exemplo de Sara que chamava seu marido de senhor, e muitos podem deduzir que ela o chamava assim por sinal de reverência, mas na verdade era apenas por respeito.

Em nossa cultura seria estranho ver a esposa chamar o marido de senhor, não é mesmo? Porém, Sara usava esse termo para demonstrar o respeito e carinho que tinha pelo marido, e por ser apropriado na época.

É extremamente importante entendermos essas razões por trás das exortações de Paulo e Pedro à submissão, no entanto, também é importante sabermos o que realmente significa submissão em termos bíblicos.

 

O que significa submissão feminina na bíblia?

O termo original usado para referir-se à submissão feminina na bíblia é a palavra grega hupotasso.

O Léxico define hupotasso como um termo militar que significa organizar (divisões de tropa) numa forma militar sob comando de um líder. Em uso não-militar, é a atitude voluntária de ceder, cooperar, assumir responsabilidade, e levar a carga.

No caso de Efésios 5:22 (hupotasso / submissão) a hermenêutica nos leva aos versículos 21, 25, 28-33, do mesmo capítulo e carta. O contexto nos diz que a submissão conjugal da mulher é uma atitude de respeito, esta atitude deve estar baseada no amor que o marido tem para com ela; o marido deve amar sua esposa como Cristo ama a Igreja.1

A submissão de uma esposa ao marido não implica subordinação, mas sim, apoio, cooperação e lealdade. Ser submisso deve ser um comportamento comum para todos os cristãos.

Na bíblia há vários versículos estimulando a submissão, em várias circunstâncias. Em Efésios 5:21, exatamente um versículo acima da exortação à submissão das esposas, podemos ver um exemplo:

“Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.” ACF

“Submetam-se uns aos outros por causa do respeito que vocês têm por Cristo.” VLF

Todos os cristãos são chamados para se submeterem uns aos outros, ou seja, respeitar, honrar e cooperar.

“… todos vocês sejam submissos uns aos outros e se vistam com humildade, pois Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” 1 Pedro 5:5

Para finalizar, voltemos a Gênesis 3:16, onde se iniciou a ideia de maridos governando as esposas como consequência do pecado.

Vimos que o plano inicial de Deus era que homem e mulher governassem juntos, mas por causa da desobediência da mulher, Deus disse que ela seria dominada pelo marido.

Quem conhece bem o Evangelho, tem a consciência de que Deus fez uma obra redentora na cruz, através de Jesus, para que todas as consequências do pecado fossem aniquiladas.

Portanto, assim como Jesus curou os enfermos e deu vida para os mortos, Ele também libertou as mulheres de qualquer tipo de opressão.

Um exemplo disso: Jesus e a mulher samaritana (Jo 4:1-15). Ele conversa com ela em público, mesmo isso sendo mal visto naquele tempo. Fala sobre assuntos religiosos com ela, sendo que esse assunto era reservado apenas aos homens da sinagoga. E permite que ela espalhe que Ele é o Messias (mulheres não tinham credibilidade naquela época).

Jesus também impede que homens apedrejem Maria Madalena (Jo 8:1-10).

Ele retoma o valor da mulher quando mostra que todos somos igualmente importantes, independente do gênero. Jesus é o modelo a ser seguido.


1  https://belverede.blogspot.com/2009/08/efesios-522-submissao-da-mulher-no.html

Jessica Steffen
Jessica Steffen

Tenho 28 anos e sou mãe de duas crianças maravilhosas. Atualmente sou membro da Igreja Comunidade palavra da Graça (RS). Sou escritora do Livro "A Obra da Salvação". Amo proclamar as verdades do Evangelho da Graça ao lado do meu noivo Eliezer Oliveira.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *