Quem matou Ananias e Safira? A Verdade!

Em Atos 5:1-11 temos o famoso evento da morte de Ananias e Safira. Esse evento é usado para assustar e “exortar” muitos crentes a viverem de forma correta, e para não correrem o risco de serem punidos por Deus com a morte. Agora, esse texto e evento realmente deve ser descrito desta forma? Deus realmente matou esse casal? Essas questões serão exploradas nesse texto.

A primeira coisa que precisamos saber é: quem Deus é? Essa questão é extremamente importante para esse tema. Conhecer quem Deus é, nos levará a saber o que Ele faz. Esse é o meio de responder a questão: “Deus matou Ananias e Safira?”

Conhecer a essência de Deus é saber qual é o seu caráter, é descobrir quem de fato Ele é. E como podemos saber quem Deus é? Ele não parece tão indescritível? Como podemos conhecer a Deus e vislumbrar Sua essência e caráter? Qual é a expressão exata do Ser de Deus?

O autor de Hebreus nos diz o seguinte:

[Jesus] é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu Ser – Hebreus 1:3

Jesus é a expressão exata do Ser de Deus. Se queremos saber quem Deus é, devemos olhar para Jesus porque Jesus é tudo o que Deus é. Jesus define a Deus perfeitamente porque Ele é Deus em carne e osso.

Paulo diz o seguinte em sua carta aos colossenses:

Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; – Colossenses 2:9

Paulo está dizendo que em Jesus habita tudo de Deus. Tudo de Deus está em Jesus. Todo amor, toda bondade, justiça, paz, benignidade e todo o caráter de Deus está em Jesus. Não existe nada de Deus fora de Jesus. Tudo o que Jesus é, é o que Deus é.

“É Jesus que estabelece o quadro geral e a imagem completa de Deus. E Jesus é a Graça. A graça e a verdade “vieram” (João 1:17). A verdade sobre Deus, a imagem exata, o quebra-cabeças montado a respeito dEle é visto na Graça. Ela é a essência de Deus, a totalidade de Seu caráter.” (Nada Além do Sangue – Capítulo três )

Agora podemos saber o que Deus faz e o que não faz, porque sabemos quem é a expressão exata do ser de Deus e em quem habita toda a plenitude dEle. Devemos olhar para Jesus para entendermos o que Deus faz e o que Ele não faz.

Quem Jesus matou?

Em uma certa passagem, os samaritanos não quiseram receber Jesus. Dois discípulos ao verem isso, perguntaram a Jesus se poderiam orar para que Deus derramasse fogo do céu sobre Samaria. Jesus os repreendeu dizendo: “Vocês não sabem de que espécie de espírito são, pois o Filho do homem não veio para destruir a vida dos homens, mas para salvá-los” (Lucas 9:55).

Esses discípulos pediram que Deus destruísse os samaritanos, mas Jesus, que é a expressão exata do ser de Deus, os repreendeu porque esse não é o espírito de Deus, mas o espírito humano de juízo.

Agora podemos começar a trabalhar a questão do texto: Deus matou Ananias e safira? Com base no que lemos, nós entendemos que Jesus é a expressão exata do Ser de Deus e que Ele jamais matou alguém, mas repreendeu quem queria isso. A resposta é um grande não! Não foi Deus quem matou Ananias e Safira porque esse não é o caráter de Deus. A essência de Deus não é essa. Não é esse o Pai revelado por Jesus Cristo. Jesus como a expressão do Ser de Deus jamais fez isso.

Depois de ler isso você pode me perguntar: “mas Deus não é justo? Se Deus é justo, então Ele precisa punir o pecado, certo? Então foi Ele que puniu Ananias e Safira.” Errado! O próprio fato de Deus ser justo vai contra a ideia de que Ele matou Ananias e Safira.

Jesus na cruz tomou o pecado de toda a humanidade, e também a punição por todos os pecados (Isaías 53:4-5). Jesus foi nosso cordeiro expiatório, tomando sobre si o castigo que nós deveríamos receber (Romanos 8:5). Ele recebeu todo o castigo pelo pecado, satisfazendo a justiça de Deus. Os pecados de Ananias e Safira também foram punidos em Jesus (2 Coríntios 5:19)

Tendo em mente isso, a pergunta certa a ser feita é: se Deus punir o mesmo pecado duas vezes, estará sendo justo? Obviamente que não! Deus já havia punido os pecados de Ananias e Safira em Jesus. Portanto, Ele seria injusto se punisse os dois! Logo, a justiça de Deus está plenamente de acordo com a perspectiva que defendo nesse texto: Deus não matou Ananias e Safira!

A Morte de Ananias e Safira

Segundo (Atos 5:1-11), Ananias e Safira caíram mortos diante da Igreja. O texto relata que ambos mentiram ao Espírito Santo. Ambos venderam suas terras, mas retiveram uma parte do dinheiro. Ananias apresentou a sua doação à igreja dizendo que era a parte total da venda. Ou seja, ele mentiu.

Muitos pregadores têm usado essa passagem para colocar os seus irmãos em Cristo em uma prisão de medo e de condenação. O curioso é que o texto sequer menciona que Deus teria causado a morte do casal. Não há qualquer indicação no texto, nenhuma menção de que Deus teria derramado sua fúria sobre eles. O texto apenas menciona que eles caíram mortos no chão.

O fato é que, se Deus puniu Ananias e Safira, Ele contradiz a própria essência que Seu filho Jesus demonstrou, e seu próprio caráter de Justo. Ele já havia punido o mesmo pecado na Cruz.


Quando eu digo que Deus não matou Ananias e Safira, muitos me perguntam: “Então quem matou?” Como se houvesse algum mistério de assassinato a ser resolvido.

A morte de Ananias e Safira pode ter acontecido por vários motivos, que não envolvam a punição de Deus. O pecado em si mesmo é uma punição. O pecado destrói o corpo humano e o leva à corrupção. O estresse diante da situação que os dois estavam, poderia ter os levado ao infarto. Isso aconteceu com um pastor em Connecticut, que após confessar o pecado de adultério, caiu morto em frente à igreja. O estresse por esconder algo, e toda a condenação envolvida, levaram o pastor ao total esgotamento mental e físico.

Alguns podem me questionar dizendo que no relato de Ananias e Safira, Pedro teria feito comentários que mostram que Deus estava envolvido na morte dos dois. Na verdade, os comentários de Pedro são sugestivos, mas a Cruz de Cristo é enfática! Ela proclama que nenhum homem pode ser punido novamente pelos mesmos pecados que Cristo foi punido! Temos uma base sólida para tudo isso: a Justiça de Deus!

Eliezer Oliveira
Eliezer Oliveira

Tenho 25 anos e sou diretor do Blog Vida Trocada, autor dos livros E Ele nos tornou Santos, Nada Além do Sangue (Livro Publicado) e Hiper Graça: O Que Realmente Defendemos (Livro Publicado). Também sou coautor do livro Interpretando a Escritura. Sou professor do curso Universidade da Graça, Vida na Graça e Teologia com Graça, e também atuo como Escritor Fantasma para alguns ministérios. Atualmente estou cursando Teologia (ESTÁCIO), sou casado com uma escritora maravilhosa, amante da leitura e de um bom café.

13 comentários

    • Amado, não entendi o seu comentário. Aqui, eu incentivo as pessoas e trabalharem através da interpretação do texto. Se o irmão puder fazer isso, estarei no aguardo!

  1. Discordo completamente das suas colocações e explicações.
    Se vc pegar o texto em Atos dos Apóstolos 5:4 Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
    Vc vê claramente Pedro colocando ananias de frente com Deus.
    Segundo o texto em Atos dos Apóstolos 5:3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
    Também vemos aqui que a parte se Satanás foi induzi-los a mentir.
    Então Pedro não orou para que Deus os matasse, Satanás também não os matou, pois a sua função foi induzi-los a mentir.
    Sobra somente Deus, Ananias e sua esposa Safira.
    E qual foi a base fundamental pelo motivo ou explicação da morte de ambos ?
    Vc encontra em Atos dos Apóstolos 5:5 e 11
    E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.
    11 E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas.
    O motivo de Deus os ter matado foi produzir o temor entre os irmaos e também no seio da igreja.
    Como sempre digo que o temor sempre virá ou será produzido no coração do homem por respeito ou medo.
    E aqui vemos o medo sendo provocado para produzir o temor nas pessoas presente.
    Se hoje Deus resolvesse fazer isso em nossas igrejas rsrs, acho que não sobraria quase ninguém kkkkkk

    • Vamos a resposta:

      1. “Vc vê claramente Pedro colocando ananias de frente com Deus.” Resposta: Perfeitamente, mas Deus não se colocou contra Ananias! Ananias pecou contra Deus, mas concluir que Deus os matou é ir além do que o texto diz.
      2. Sobre a questão do diabo: eu também não vejo razões bíblicas para acreditar que foi o diabo. Na verdade, uma das razões pelas quais não creio que foi Deus ou o diabo é justamente a falta de base bíblica. Agora, como você sabe que não foi o diabo? Sua opinião parte de uma eisegese (você impõe ao texto que foi Deus quem matou). Todavia, porque não posso fazer o mesmo em relação ao diabo? Mesmo que o texto não diga que foi o diabo, o texto também não diz que foi Deus, não é mesmo?
      3. Sobre o “temor”: Esse é, de fato, o Deus apresentado em Jesus? O apóstolo
      João escreveu:

      “No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.” (1 João 4:18)
      Obviamente Deus não tem relação direta com esse evento, pois sua essência não traz medo, mas o expulsa. Esse temor não prova que tal evento foi realizado por Deus. Na verdade, é uma indicação maior de que Ele não estava presente no ato. 

      Lucas descreve o temor mas ele não o relaciona com Deus. De fato, existe até mesmo um temor verdadeiro e correto, mas esse surge por meio da apresentação das maravilhas de Deus no contexto de sua bondade e amor. É um temor que nos aproxima em adoração e gratidão e não em medo e fuga.

    • Querido irmão Eliezer! Lendo o final de Atos 5.9 e o início do vs10, eu me pergunto se Pedro não estava decretando uma sentença à Safira. Sentença essa que pela palavra “também ” no vs 9,nos indica uma semelhança com o que acontecera ao marido. O que vc acha?

      • Como você bem colocou irmão, a “sentença” viria de Pedro, não de Deus. As vezes pensamos que os apóstolos são imunes a erros, mas a oposição de Paulo a Pedro (Gálatas 2:11) mostra que isso não é a realidade.

  2. Achei sua interpretação sobre a morte de Ananais e Safira absolutamente alinhada com o que Jesus pregou, e como ele agiu em sua vida como homem. Vi que alguém mencionou Dt 32:39, em Deus afirma que da a vida e também tira, no entanto, com Jesus Cristo foi feita uma nova aliança, onde o perdão e a vida vencem o pecado e a morte. Deus é fiel e cumpre seus pactos, suas alianças, e certamente não matou Ananias e Safira porque pecaram. Esse, para mim, é um dos tantos mistérios indecifráveis das escrituras.

  3. Paz meu irmão…

    Nesta parte:

    At 5:9: “Pedro lhe disse: “Por que vocês entraram em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Veja! Estão à porta os pés dos que sepultaram seu marido, e eles a levarão também”.”

    O que você pensa a respeito em relação a afirmação de Pedro dizendo que os moços/jovens levariam ela também. (afirmando que ela vai morrer e ser sepultada) ?
    Pergunto porquê queria entender sua visão/opiniao nesta parte…
    Porque é difícil nao assimilar que que foi o próprio Deus que tirou o fôlego de vida deles decidi ao fato de terem mentido para o Espirou Santo… Obrigado varão!

    • Graça e paz! Essa é uma boa pergunta!

      Tenho dois pensamentos sobre:

      1. As palavras de Pedro podem até descrever um pré-conhecimento dos fatos, mas isso não implica que Deus estava orquestrando. Afinal, se Deus nos revelar que alguém irá morrer, devemos assumir que ele será o “assassino”?

      2. Mas, existe outro ponto. As palavras de Pedro foram condenatórias, e Safira já estava cheia de culpa. O resultado lógico seria esse, pois a condenação mata. O Dr. Paul Ellis comenta:

      “Safira não era inocente. Ela veio para a reunião sabendo que havia mentido. Sua consciência estava culpada e seu coração batia forte. Então o homem mais poderoso da cristandade disse-lhe que o seu marido tinha morrido antes de a condenar como transgressora da lei aos olhos do Senhor. O que aconteceu a seguir foi quase inevitável.”

      No nosso curso Universidade da Graça trabalho com mais detalhes essa posição, explicando com detalhes Atos 5. Caso queira conhecer, eis o link: https://vidatrocada.com/curso-universidade-da-graca/

  4. Dê fato, a minha dúvida sobre a morte de Ananias e safira foi causada pelo estresses ou medo, posso estar enganado, mas acho que Pedro foi duro com o casal. Quando Pedro traiu Jesus ele sofreu, chorou e se arrependeu João 18.25 mas em João 21.15 O Senhor restaura Pedro. Hora se Jesus restaurou Pedro, restaurou Paulo, por que mataria o casal, não faz sentido? Concordo com vc que houve uma mistura de sentimentos naquele momento. Deus não mata ninguém, as ações das pessoas que matam por si só!!!

  5. isso de hiper graça e uma mentira que esta levando muito cristão ao inferno.
    hiper graça PREGA que não temos que pedir perdão pelos nosso pecados, porque o sangue de Jesus na cruz já nos per dou na cruz do calvário.
    recentemente um Pastor colt desses dai curtiu aqui no rio de janeiro carnaval no bloco da Anita, e uma reporte perguntou pra ele? (pastor vc aqui ) ele respondeu que o sangue de Jesus nos purificou dessa acusação,isso e porque ele vive nessa hiper graça.
    e simples coloca no Google Hiper graça e ver o que diz ( é uma “moderna mensagem da Graça”, que negligencia fundamentos do Evangelho como a vida piedosa e as práticas espirituais) ou seja (hererzia).
    As pessoas confundem a questão da salvação
    Nos fomos salvos- nos estamos sendo salvos- nos sermos salvos
    Só um maluco acredita que ele não peca mas, a santificação e um processo que começa no novo nascimento e só vai concluir na glorificação, essa Hiper GRAÇA não tem fundamento e melhor mata a teologia e excluir alguns versículos da bíblia pra viverem uma vida de pecados e fazerem o que realmente eles querem. Jogando seus pecado novamente na cruz de cristo sempre que peca isso e uma ação DEMONICA ( diaconojr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *