A Criação da Mulher

Neste mês de março, gostaria de iniciar uma série de textos sobre as mulheres. Serão 3 textos no total, e o primeiro será sobre a criação da mulher descrita na bíblia em Gênesis 2:18-24.

Há um estigma muito forte sobre as mulheres, causado pela religião. A ideia de que a mulher é inferior ao homem, de que a mulher deve ser submissa ao marido, e de que mulheres não devem liderar ou ocupar uma posição de autoridade na igreja, são algumas das marcas deixadas pela cultura religiosa ao longo dos séculos.

Já conversei com muitas mulheres cristãs que diziam sentir-se oprimidas na igreja. Também já ouvi mulheres não-cristãs dizerem que repudiam a religião por ser “sexista”.

A bíblia pode sim parecer sexista se você não a ler com as lentes certas. Há muitos versículos bíblicos que parecem ir ao encontro dessa visão machista que existe na religião, esses mesmos versículos são usados para corroborar com as leis impostas pela igreja às mulheres (como se vestir, como se comportar, o que não podem fazer e falar).

Por isso, é preciso ter muito cuidado ao ler a bíblia. Devemos levar em conta muitos fatores como, a quem se destina o texto, à cultura da época, e devemos nos atentar às traduções que muitas vezes mudam a interpretação de algumas palavras ou frases. É importante saber qual era o objetivo do autor ao escrever o texto e, para isso, podemos analisar as palavras no original grego ou hebraico e ler todo o contexto de um capítulo, não apenas se concentrar em um versículo isolado.

O meu objetivo ao escrever esses textos é mostrar às mulheres o quanto Deus quer que elas sejam ouvidas e vistas. Deus não silenciou as mulheres e não as criou como um acessório para os homens. Deus deu autoridade para homens e mulheres e os ama igualmente.

O primeiro texto dessa série irá tratar especificamente sobre a criação da MULHER.

Durante séculos a Igreja deturpou o significado de muitas passagens bíblicas, afim de inferiorizar e “silenciar” as mulheres.

Mas por que há, no meio cristão, essa cultura de submissão e inferioridade feminina?

Bem, para entendermos melhor onde isso começou, vamos relembrar a história de Adão e Eva.

A criação de Eva

Em Gênesis, lemos sobre a criação do mundo, e sobre a criação do homem e da mulher. Deus formou o homem do pó da terra (Gn. 2:7), e a mulher Ele formou do homem, a partir de sua costela (Gn. 2:22).

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gênesis 2:7

Com a costela que havia tirado do homem, o senhor Deus fez uma mulher e a levou até ele. Disse então o homem: “Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada”. Gênesis 2:22,23

Muitos podem se perguntar: por que Deus criou a mulher de forma diferente? Isso significa que Adão era superior a Eva?

Eva ter sido criada da costela de Adão não a faz inferior a ele, mas revela o propósito de Deus para ambos.

“Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne” (2:24).

Se Deus formasse a mulher do pó da terra, assim como formou Adão, ela seria uma criatura “separada” de Adão e talvez ele não a visse como parte de si, como “osso dos seus ossos e carne de sua carne” (2:23). Era preciso que os dois humanos tivessem uma “ligação”, que Adão a reconhecesse como igual a ele. Então, Deus decidiu criar a mulher a partir do homem para que juntos se tornassem uma só carne.

O ato de Deus criar a mulher da costela de Adão foi amoroso e significativo. A costela tem a função de “abraçar”, envolver o nosso coração e pulmões, de proteger nossos órgãos vitais. A mulher, assim como a costela, é vital para o homem, é carne de sua carne e sangue de seu sangue.

Não podemos desprezar os belos detalhes da criação da mulher e tornar esse ato “sexista”, como se Deus estivesse criando uma hierarquia ao criar Adão primeiro.

Adão foi criado primeiro e foi preparado para receber Eva. Deus obviamente já planejava a criação da mulher, mas antes disso, quis que Adão percebesse a necessidade de ter uma companhia. Então Ele preparou Eva para Adão (assim como preparou Adão para ela).

Deus criou homem e mulher para que juntos dominassem, governassem e povoassem a terra.

Contudo, mesmo Deus tendo realizado um processo criativo diferente para homem e mulher, ambos receberam os mesmos imperativos: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra (Gn. 1:28)”.

Obviamente a criação da mulher já estava nos planos de Deus, pois seu desejo era encher a terra com seus filhos e filhas.

A mulher é a imagem de Deus?

Muitos religiosos reforçam a visão de que a mulher é inferior ao homem devido ao seu processo de criação. Eles dizem que o Homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, mas a Mulher foi feita à imagem de Adão, por isso, a mulher deve servir ao marido assim como o homem serve a Deus.

Porém, esse argumento não tem nexo e pode ser quebrado com apenas um pensamento lógico. Analise comigo o seguinte silogismo:

  1. A mulher é a imagem do homem
  2. O homem é a imagem de Deus
  3. Logo, a mulher é a imagem de Deus

Um e outro, homem e mulher são a imagem e semelhança de Deus.

Eles também são iguais em valor e iguais em funções e responsabilidades. Se eles são uma só carne, como disse Deus, como poderiam ter um valor diferente?

Este trecho foi retirado de um texto chamado Feito à imagem de Deus e expressa bem essa igualdade:

“Em Gênesis 1:26-28 nos é dito que na criação havia uma diferenciação sexual entre os seres humanos; havia um macho e uma fêmea. No entanto, nenhuma diferença em seu status ou propósito é mencionada. De acordo com Gênesis 1, homens e mulheres são iguais em seu ser e iguais em seu propósito ou função; ambos os sexos são portadores da imagem de Deus, ambos os sexos são ordenados a procriar, e ambos os sexos devem ter domínio sobre os animais.

Não há indicação de que o homem ou a mulher tenham maior ou menor responsabilidade no cumprimento dos mandamentos de Gênesis 1:28. E note que enquanto homens e mulheres são ordenados a governar animais, em nenhum lugar neste capítulo, ou no próximo, é dito que humanos deveriam governar outros humanos. De acordo com Gênesis 1, homens e mulheres compartilham autoridade.”1

Se você ainda não tem certeza que todos temos o mesmo valor, veja o que o apóstolo Paulo disse em Gálatas 3:28: “Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.”

A MULHER CRIADA “PARA” O HOMEM

“Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda” (Gn. 2:18).

A mulher foi criada “para” o homem, para ser sua ajudadora. Esse versículo é motivo de grande preocupação para muitas mulheres do mundo moderno.

Vamos analisar dois pontos importantes nesse versículo de Gênesis 2:18, que muitas vezes pode ter seu significado mal interpretado.

Depois de criar o homem, Deus o colocou no jardim do Éden para que cuidasse dele e o cultivasse (Gn. 2:15). No versículo 18 Ele declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda.”

É interessante observar que logo após Deus ter dito que não era bom o homem estar só, Ele levou até Adão todos os animais que havia formado, para que ele nomeasse cada um deles. Assim, Adão observou a natureza e o relacionamento de cada animal.

Essa foi uma maneira fascinante de Deus mostrar a Adão que, dentre toda a variedade de sua criação, não haveria nenhuma criatura adequada para ser sua companheira.

Foi depois disso, no versículo 22 que Deus extraiu uma costela de Adão e criou a mulher.

Quando Adão viu a mulher declarou: “Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada.”

Depois de observar cada animal que Deus criou, provavelmente Adão percebeu que nenhum deles havia sido feito à imagem de Deus e, portanto, nenhum deles seria adequado para se relacionar com ele, para viver em comunhão.

Então, Deus criou uma companheira perfeita para Adão, que o correspondesse e o completasse. Criando a mulher da costela do homem, Deus mostrou que a mulher é vital para o homem e o homem para a mulher, e que os dois juntos são uma só carne.

A mulher foi criada para o homem, assim como também o homem foi criado para Deus. Não como um objeto ao qual o outro tem posse, mas como um ser criado para se relacionar e amar.

A MULHER CRIADA COMO UMA “AJUDADORA”

Muitos tradicionalistas traduzem o termo “ajudadora” com uma noção de subordinação, submissão a quem se ajuda. Mas nós precisamos compreender que quando Deus disse que faria uma ajudadora para o homem, não estava dizendo isso de uma forma depreciativa. Até mesmo porque, Deus é um grande ajudador.

“Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e diz a você: Não tema; eu o ajudarei.” (Isaías 41:13)

Se o próprio Deus não se envergonha de ser um ajudador, por que nós, mulheres, deveríamos?

Ajudar significa: auxiliar, socorrer, proteger, apoiar2. Ser uma ajudadora não é uma posição degradante, pelo contrário. Ajudar significa basicamente suprir aquilo de que um indivíduo não pode prover-se por si só.

Adão estava só, e Deus viu que isso não era bom. Ao pedir que Adão nomeasse os animais, Deus fez com que ele percebesse que precisava de uma companheira, mas que ali no Éden, não havia companheira adequada para ele.

Ao contrário do que muitos acreditam, a mulher não foi criada para ser uma serva do homem, ela foi criada para “completar”, consumar a criação perfeita de Deus. Agora, Adão não estava mais só, ele tinha Eva como uma parte de si.

Homem e mulher foram criados para uma ajuda mútua. Por isso, não há um maior que o outro, pois do homem a mulher foi criada, mas agora, da mulher, muitos serão gerados.

“Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor. Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus.” (1 Coríntios 11:11-12)


1  https://margmowczko.com/imagen-de-dios-genesis-126-28/

2  https://www.meudicionario.org/ajudar

Temos uma aula particular sobre “Ministério Feminino”. Gostaria de adquirir? Clique aqui!

Jessica Steffen
Jessica Steffen

Tenho 28 anos e sou mãe de duas crianças maravilhosas. Atualmente sou membro da Igreja Comunidade palavra da Graça (RS). Sou escritora do Livro "A Obra da Salvação". Amo proclamar as verdades do Evangelho da Graça ao lado do meu noivo Eliezer Oliveira.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Conheça nossa Loja de Livros e E-Books!