Batismo nas águas para ser salvo? Entenda!

A salvação é obtida através da fé (Efésios 2:8) e isso é estabelecido em seu coração, não nas águas. Se você crê em Jesus como seu Salvador, está salvo e nada que você faça ou deixe de fazer irá mudar isso (João 10:28).

Porém, algumas pessoas podem usar a passagem de Marcos 16:16 para afirmar que o batismo nas águas é uma condição para receber a salvação.

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”

Ao analisarmos essa passagem nos deparamos com duas afirmações:

  1. Quem crer e for batizado será salvo
  2. Quem não crer será condenado

Repare que a segunda afirmação é: “Quem não crer será condenado”. Há alguma afirmação de que, quem não for batizado será condenado? Não! Isso porque a única condição para que você receba a salvação é crer, e apenas não crer traz condenação.

Não há condenação por não ser batizado em águas, até porque não há nenhuma condenação para quem possui novo espírito, e quem é salvo é completamente novo.
Mas então você pode se perguntar: “por que ser batizado em águas?”

Existem vários motivos para você tomar essa decisão. Um desses motivos é que Jesus se batizou e Ele disse que os que viessem a segui-lo fariam o mesmo. Quer motivo melhor?

Eu estava lendo um texto sobre batismo do autor Paul Ellis em que ele disse algo assim “Ter um encontro com Jesus e não se batizar, é como encontrar sua alma gêmea e não se casar com ela.” JESUS É SUA ALMA GÊMEA!

Quando alguém casa com a pessoa que ama, quer celebrar esse grande acontecimento, quer festejar esse momento grandioso. A festa de casamento é uma demonstração de quão felizes aquelas pessoas estão. Quem passa em frente a um salão de festas e vê que nele está acontecendo uma festa de casamento, percebe que aquelas pessoas estão festejando um grande acontecimento em suas vidas. Assim é quando você decide “festejar” sua união com Cristo, no batismo em águas. Quem vê esse “evento” acontecer, percebe que a vida daquela pessoa foi totalmente transformada, e que este é o momento mais grandioso da vida dela, porque, este é realmente o momento mais extraordinário que qualquer pessoa pode vivenciar.

No mesmo texto de Paul Ellis, li que batizar significa mergulhar, e que, quando você mergulha nas águas do batismo é como se dissesse : “Eu morri e renasci em Cristo, agora não vivo mais, mas Ele vive em mim”.

Então quando você mergulha, metaforicamente você está morrendo e quando emerge está renascendo.

Isso é incrível! A vida que você recebe, quando recebe a Cristo é totalmente nova, não há nada que foi restaurado, é tudo novo!

Celebre seu novo nascimento!

Alguns pontos importantes:

  • O batismo nas águas não é uma condição para que você receba algo;
  • É uma expressão da sua união com Cristo;
  • É uma celebração do seu novo nascimento;
  • Cristo disse que quem o seguisse faria;
  • É uma escolha sua, e se por algum motivo você não puder se batizar nas águas, fique tranquilo, você ainda é salvo (uma vez salvo, salvo pra sempre), Jesus te ama não importa o quê.

Texto retirado do e-book A Obra da Salvação (Capítulo 3 – A Segurança da Salvação)

Jessica Steffen
Jessica Steffen

Tenho 28 anos e sou mãe de duas crianças maravilhosas. Atualmente sou membro da Igreja Comunidade palavra da Graça (RS). Sou escritora do Livro "A Obra da Salvação". Amo proclamar as verdades do Evangelho da Graça ao lado do meu noivo Eliezer Oliveira.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *