Deus e o Coronavírus: O que Ele tem a nos dizer?

O assunto e o tema do momento é o coronavírus. É claro, devido a propagação e o perigo global de tal vírus é de se esperar tanta agitação e medo. O medo da morte, da doença e do desastre se espalha mais a cada dia.  Nesses tempos de desespero e insegurança, Deus sempre tem algo a dizer. Na verdade, Deus já deu a sua resposta sobre o coronavírus:

Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido.
Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. (Isaías 53:4,5)

Tudo o que Deus tem a dizer é: Está consumado! Eu carreguei, eu levei, eu tomei, verdadeiramente eu tomei!

Não há outra resposta de Deus, a cruz é a resposta final e definitiva dEle para qualquer mal e dificuldade envolvendo qualquer uma das relações humanas. Nada está fora da cruz. Ela é a resposta definitiva de Deus ao homem, a resposta para o sofrimento. Qual é a resposta de Deus? “Certamente eu tomei, eu carreguei”.

Não devo, e não irei procurar outra resposta, uma resposta fora daquilo que Ele fez em sua obra consumada. Seria um equívoco, uma ofensa e um ato de incredulidade procurar outra resposta que não seja aquela dada no grito de Jesus “Está consumado!” (João 20:30).

A cruz não é somente para perdoar pecados, mas é a resposta definitiva de Deus para todas as consequências do pecado de Adão, incluindo o coronavírus (Isaías 53:4-5). É na cruz que tudo é restaurado em Cristo. O pecado de Adão abriu as portas para as enfermidades, calamidades, destruições e pragas, destruindo e desintegrando todas as coisas que estavam unidas e completamente plenas. Porém, Jesus em sua obra consumada reconciliou e reintegrou todas as coisas nEle, aquele o qual une tudo em si mesmo (Colossenses 1:20).

Não somente o status de aceitação foi restaurado, mas a saúde do homem. Da mesma forma que o pecado de Adão uniu a condenação e a doença, destruindo a posição do homem diante de Deus e sua saúde, Deus uniu o perdão e a cura através da obra de Jesus, restaurando tudo. Através dEle que “todas as coisas subsistem” (Colossenses 1:17).

Mediante a obra de Jesus, Deus uniu o perdão e a cura:

É Ele quem perdoa todos os teus pecados e cura todas as tuas enfermidades. (Salmos 103:3)

Ele mesmo levou nossos pecados em Seu próprio corpo sobre o madeiro, para que nós, tendo morrido para o pecado, pudéssemos viver pela justiça – por cujas pisaduras você foi curado. (1 Pedro 2:24)

Por que arrazoais sobre estas coisas em vossos corações? Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico) A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa. (Lucas 5:22-24).

Evangelho engloba a cura

E eles estavam pregando o Evangelho. E em Lystra estava sentado um certo homem sem força nos pés, um aleijado do ventre de sua mãe, que nunca andará. Este homem ouviu Paulo falando. Paulo, observando-o atentamente e vendo que tinha fé para ser curado, disse com uma voz alta: “Fique de pé!” E ele pulou e andou . (Atos 14: 1-10)

Lystra era uma cidade na Galácia. Paulo estava pregando o Evangelho e, ao pregar, havia um homem coxo ouvindo-o. Paulo viu que o homem tinha fé para ser curado. De onde vem a fé? Vem de ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10:17). Paulo estava pregando o Evangelho, e isso trouxe fé para aquele homem ser curado, ou seja, no Evangelho está incluído a cura, e não somente o perdão dos pecados. O Evangelho não se resume à salvação do espírito, ao perdão de pecados, Ele também engloba a cura para todas e quaisquer enfermidades (Isaías 53:4-5).

Agora, você leitor, está com medo? Inseguro e um tanto quanto assustado? O Pai tem uma resposta a você, e Ele já a deu antes de tudo isso acontecer, a Cruz é a resposta. Na cruz Deus deu sua resposta definitiva para o coronavírus e para qualquer doença. Descanse na obra de Jesus, descanse no “está consumado”. Cristo fez uma obra, carregando cada enfermidade antes mesmo de elas existirem, e isso proclama o completo amor e cuidado do Pai!

Eliezer Oliveira
Eliezer Oliveira

Tenho 25 anos e sou diretor do Blog Vida Trocada, autor dos livros E Ele nos tornou Santos, Nada Além do Sangue (Livro Publicado) e Hiper Graça: O Que Realmente Defendemos (Livro Publicado). Também sou coautor do livro Interpretando a Escritura. Sou professor do curso Universidade da Graça, Vida na Graça e Teologia com Graça, e também atuo como Escritor Fantasma para alguns ministérios. Atualmente estou cursando Teologia (ESTÁCIO), sou casado com uma escritora maravilhosa, amante da leitura e de um bom café.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *