MENU
Ed René Kivitz e a Bíblia insuficiente! Heresias?
Ed René Kivitz e a Bíblia
Nessa última semana, uma nova polêmica saltou na boca e pensamento dos cristãos. O pastor e Teólogo Batista Ed René Kivitz, em uma ministração recente, fez afirmações sobre a Bíblia que o colocaram como alvo dos caçadores de heresias. Nesse texto eu gostaria de trabalhar uma de suas afirmações polêmicas. Vale ressaltar que não concordo com tudo mencionado pelo pastor Ed René Kivitz, mas acredito que ele esteja certo quando afirma que a Bíblia é insuficiente, não creio que ele deva ser acusado de pregar heresias. Eu gostaria de me posicionar e oferecer alguns pensamentos a todos os irmãos sobre essa afirmação controversa.
Para entendermos essa afirmação do pastor Ed René Kivitz sobre a Bíblia, precisamos entender em primeiro lugar, qual é o propósito das Escrituras. Jesus declarou qual é o objetivo da Bíblia:
Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida.
João 5:38-40
Os religiosos da época acreditavam que as Escrituras continham a Vida Eterna. Jesus os confronta afirmando que Ele é a Vida Eterna, e que a Bíblia testifica, aponta para Ele.
As Escrituras testificam, testemunham sobre Jesus. Uma boa testemunha em um ambiente judicial não focaliza em si mesma, mas no assunto em questão. A Bíblia não aponta para si mesma, mas para Cristo.
O fato das Escrituras apontarem para Cristo nos mostra uma propriedade de insuficiência. Quando aponto para algo externo, afirmando que ele possui uma característica que eu não tenho, estou dizendo que eu sou insuficiente nesse aspecto. Caso contrário, por que eu iria apontar para algo fora de mim? As Escrituras nos orientam a procurar Vida Eterna em algo externo a ela, em Cristo. Isso não significa que a Escritura é insuficiente em todos os aspectos, mas que ela é somente suficiente em um ponto: apontar para Cristo.
Escritura e Hermenêutica de Jesus – Heresias?
Outro detalhe do texto de João 5:38-40 é: Quem disse que as Escrituras testemunham sobre Jesus? O próprio Jesus. Não foi um profeta ou escriba do Antigo Testamento, e nem mesmo os estudiosos da época de Cristo, foi o Próprio Jesus. Esse detalhe ressalta aquilo que chamamos de “hermenêutica de Jesus“, ou como muitos dizem, colocar Cristo como a “chave hermenêutica”. A Hermenêutica de Jesus defende que:
- Todo e qualquer texto Bíblico deve ser lido através de Cristo e Sua Obra Consumada, devemos interpretar a Bíblia olhando para Cristo. No entanto, eu acredito que esse princípio só é verdadeiro porque se estabelece sobre o segundo:
- Jesus é o maior intérprete das Escrituras, Ele é o único que interpreta corretamente cada texto Bíblico. Só sabemos que as Escrituras apontam para Ele, porque Ele mesmo afirmou e demonstrou isso (João 5:38-40).
É por isso que devemos ler a Bíblia através de Cristo, porque Ele é o seu intérprete proeminente.
Quando entendemos esse panorama, concordamos com o pastor Ed René Kivitz sobre a Bíblia. Se Cristo é o único intérprete das Escrituras, e a chave para entendê-la, ela é insuficiente em si mesma, precisamos de Cristo.
Ed René Kivitz afirmou corretamente que a Bíblia é insuficiente, precisamos de Cristo para compreendê-la, e vivenciar a realidade espiritual que ela descreve e aponta, não há heresias nisso. Na verdade, as Escrituras nos dizem que nossa suficiência é de Deus (2 Coríntios 3: 5) de quem temos “toda a suficiência em tudo” (2 Coríntios 9: 8). Devemos confiar em Sua suficiência, não na de um livro.
Como o pastor Ed René Kivitz declarou em sua ministração, o Cristianismo não é a religião de um livro encadernado, não é a “religião da Bíblia”, mas a proclamação da Vida e Essência de Cristo. É a relação com uma Pessoa.
Gostaria de finalizar esse texto com o seguinte trecho do Teólogo A.W Tozer:
A Bíblia não é um fim em si mesma, mas um meio para levar os homens a um conhecimento íntimo e satisfatório de Deus, para que possam entrar Nele, para que se deleitem em Sua Presença, possam saborear e conhecer a doçura interior do próprio O próprio Deus no âmago e no centro de seus corações. (AW Tozer, The Pursuit of God. Christian Publications. 1948. pág. 10).
Deseja se aprofundar em uma Hermenêutica Centrada em Cristo? Conheça o E-book Interpretando a Escritura: 25 Versículos sobre Questões Controversas! Clique Aqui e Confira!
Simplesmente perfeito!!!