Perseverar Nele / A perseverança dos santos

É bem comum ouvirmos os cristãos falando sobre perseverança, como se esta fosse uma tentativa humana de mostrar para Deus que é capaz de seguir fazendo as coisas certas, mesmo nas adversidades. De fato, ninguém pode negar que andar corretamente mesmo em meio a circunstâncias difíceis é o ideal. Foi isso que os apóstolos fizeram. Mantiveram a confissão de fé mesmo diante de forte perseguição.

Mas será que esta perseverança de Paulo e companhia era fruto do esforço humano? Será que Deus estava o tempo todo esperando de longe para ver se eles negariam ou não a Cristo quando os judeus e romanos os pressionassem? Isso não me parece certo.

Deus está conosco em cada momento da nossa vida. Nós somos um com Cristo. Somos amados por Deus, assim como Jesus é. Ele jamais nos deixaria a obrigação de vencermos as dificuldades sozinhos. Aliás, nunca poderíamos superar sozinhos os dias maus.

Na verdade perseverar não é tentar se provar para Deus, mas experimentar da graça dEle. Nos momentos em que tudo escapa do nosso controle e da nossa força podemos ver claramente que é Ele quem nos sustenta. Então Ele nos faz fortes mesmo no meio da fraqueza.

A verdade é que o Pai jamais abandona seus filhos. Em meio à perseguição, Ele os conforta e os inspira. Em meio às tentações, Ele os lembra do Seu Amor. Em todo e qualquer problema, Ele está preparado para nos ajudar.

Se tentarmos provar pra Jesus a nossa força nos momentos de perseverança, estaremos colocando nossos pés num chão falso e poderemos cair em grande decepção e condenação. Mas quando entendemos que é Ele que nos sustenta nas horas de angústia, injustiça e perseguição, tiramos o foco de nós mesmos e da nossa força humana para deixar que Ele mesmo nos fortaleça em fé.

É por isso que Pedro escreve que as provações mostram o valor da nossa fé (1 Pedro 1:6-7). A fé é um dom divino e não uma mera fabricação humana. As provações não querem mostrar que produzimos boas coisas para Deus, mas sim que o Presente de Deus (a fé) é valioso e funciona em nós.

Cristo perseverou

Sempre devemos ter em mente que Jesus é a nossa vida. Possuímos a natureza dEle. Estamos eternamente ligados a Ele. E isso não é algo inútil, porque se estamos nEle, recebemos dEle toda a capacidade para viver como Ele.

Se podemos perdoar, é porque Ele nos perdoou. Se podemos amar, é porque Ele nos amou primeiro. Se podemos perseverar, é porque Ele perseverou em nosso favor. Jesus foi até as últimas consequências para nos trazer para perto. Ele sofreu tudo que se possa imaginar, mas em momento algum desistiu da obra que lhe estava proposta. E Ele nos dá livremente esta capacidade de perseverar.

Se eu me esforçar para provar pra Deus que eu estou com Ele até as últimas consequências, estou fadado ao desespero. Mas se eu entender que estou unido a Jesus e que Ele já venceu as aflições que o mundo causa, posso descansar e crer que o Senhor vai me sustentar sempre!

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” – João 16:33

Lucas Almeida
Lucas Almeida

No final de 2015 fui tocado pela mensagem da Graça. De lá pra cá, Deus vem me ajudando a conhecer mais das riquezas do Seu Favor. Tenho prazer em poder escrever hoje sobre as Boas Novas de Cristo. Congrego na Nova Igreja da Barra - RJ, onde sigo aprendendo sobre a Graça, e sou graduando em Psicologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *