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Santa Ceia: O que é Tomar Indignamente?
Santa Ceia é um memorial
O tema a respeito da Santa Ceia é extremamente polêmico e controverso no meio cristão, sendo um dos maiores pontos de discussão e discrepâncias. Geralmente a Ceia é vestida com um ornamento de tristeza, realizada em um ambiente de contrição e confissão de pecados. Nos dias de Santa Ceia, a congregação lamenta seus fracassos e pecados diários, batendo sobre si mesmos com o martelo do “arrependimento”. Isso tudo parece contradizer as palavras proferidas por Jesus a respeito da Santa Ceia: “Fazei isto em memória de mim“ (Lucas 22:19).
A Santa Ceia é um memorial de Cristo e Sua Obra, e não um momento de lembrança dos nossos pecados. Na verdade, o próprio ato de lamentar, trazer e lembrar dos nossos pecados é contrário ao próprio objetivo da Santa Ceia, justamente porque lembrar de Cristo e sua Obra é lembrar que esses mesmos pecados foram carregados e totalmente perdoados em Cristo. Se Deus jurou não se lembrar (Hebreus 10:17-18), por que instituiria um meio para nos lembrar?
Tomar a Ceia Indignamente
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. (1 Coríntios 11:28,29)
Essa passagem é utilizada para tornar a Santa Ceia o ambiente de lamentação e introspecção de pecados.
- Indignamente é um advérbio de modo, e não um adjetivo. Um adjetivo caracteriza uma pessoa, se fosse um adjetivo, seria “qualquer indigno que participar da ceia será culpado…”. Perceba, o indigno está caracterizando o “qualquer”, que se refere a qualquer pessoa que tomar a ceia. Indignamente é um advérbio, e caracteriza a ação que está sendo feita, ou seja, aqui, ele caracteriza a ação de tomar a ceia.
- Paulo, ao usar o termo indignamente, está se referindo ao modo errado de tomar a ceia. Paulo está dizendo que os coríntios deveriam tomar a ceia da forma certa, e não de uma forma errada.
- O “examine-se” nesse verso não é um exame de pecados, mas um exame para obter discernimento. O crente deve avaliar se está tomado a ceia pelos motivos certos, se sabe o que ela representa. Ele não pode tomar a ceia sem o conhecimento do que ela representa, não pode participar como se fosse apenas comida.
- No verso (29) Paulo afirma que aquele que participa indignamente, participa “não discernindo o corpo do Senhor”. Ou seja, tal pessoa não possui o conhecimento do que a ceia representa.
- No verso (28) Paulo termina dizendo “e assim coma deste pão e beba deste cálice”. Paulo afirma, “examine-se e assim coma”. O exame não é para desqualificar o crente, mas para que ele avalie as intenções e assim participe. Quem participa da ceia sem examinar, participa sem consciência do que está sendo feito.
O texto fala sobre tomar a Ceia indignamente, e não sobre uma pessoa indigna que está tomando a Ceia. Ou seja, não se trata de um crente indigno, mas de um modo errado de tomar – indignamente é um advérbio de modo. Sobre isso, veja o que o Teólogo H.R Mackintosh disse a respeito, em seu livro sobre a Santa Ceia:
É comum empregar-se o termo “indignamente”, nesta passagem, às pessoas que celebram, ao passo que a palavra refere-se à maneira de fazê-lo. O apóstolo nunca pensou em questionar o cristianismo dos coríntios; pelo contrário, no prefácio da sua epístola, ele os vê como a “Igreja de Deus, que está em Corinto… santificados em Cristo Jesus, chamados santos (ou santos por vocação)” (1 Co 1.2). Como poderia ele ter usado esta linguagem no primeiro capítulo e, no capítulo onze, colocar em dúvida a dignidade desses mesmos santos para poderem estar à Ceia do Senhor? Impossível. Ele os considerava como santos, e, como tais, exortou-os a celebrarem a Ceia do Senhor, de uma maneira digna.
A questão de se encontrarem entre eles cristãos que não fossem verdadeiros, nunca é levantada; de modo que é de todo impossível que a palavra “indignamente” pudesse ser aplicada a pessoas. A sua aplicação diz respeito unicamente à maneira. As pessoas eram dignas.
Na parte final lemos “…come e bebe para sua própria condenação” não se refere a condenação ao inferno, pelos motivos que já apresentamos. O cristão está livre de toda condenação (Romanos 8:1). Paulo tinha em mente outra forma de condenação, uma espécie de perda de benefícios que Cristo conquistou através do Seu corpo.
Palavras Finais Sobre a Ceia
Tomar a Santa Ceia indignamente se refere ao modo de tomar a Ceia, é tomar sem saber do que se trata, é tomar fazendo memória dos pecados, e não em memória de Cristo e Sua Obra. De certa forma, tomar a Ceia indignamente é, na verdade, ver o trabalho de Cristo como algo menor do que ele é, e assim, ver essa obra como algo indigno. Quando participarmos da Ceia, devemos lembrar do perdão que recebemos, da Graça que nos salvou, do Cristo que nos redimiu. Assim, estaremos realizando justamente aquilo que Ele nos orientou.
Como sempre, maravilhoso!!!
Eu tenho um livro desse com o título
Examinando as escrituras
Excelente! Ceia tem que ter festa, celebração, alegria e gratidão, muita gratidão.
Como adquirir esse livro
Qual livro você se refere?
Sério, muito obrigado!
Eu estava pensando muito nesse assunto sem ter coragem de perguntar à alguém.
Mas agora tudo ficou claro!
Maravilha irmão! Fico feliz em ter ajudado com o texto! Deus é bom!
Se não me engano o texto se refere que alguns corintus estão a comer demais e não deixar a parte que é destinado aos menos favorecidos( prática está que é sagrada desde a tradição judaica).
Segundo ponto é que não havia cristianismo em coríntios e sim cristãos, isso pode não aparecer a relevante mas são dois movimentos totalmente distintos.