Sem Santificação Ninguém Verá o Senhor – Estudo de Hebreus 12:14

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor – Hebreus 12:14

Geralmente quando anunciamos as verdades relacionadas a salvação pela graça e o amor de Deus, somos confrontados com esse texto, com a famosa frase “sem santificação ninguém verá o senhor”. Esse verso é uma espécie de escudo religioso contra qualquer pregação que proclama que a vida crista é centrada na graça e não em nossas obras.

Não sei quantas vezes fui confrontado com essa frase em debates e conversas com irmãos. Se o “verá ao senhor ” se refere diretamente a salvação, e está ligado ao “andar em santificação”, a conclusão obvia é que a salvação é adquirida por meio das obras.

Sem santificação ninguém o verá?

Aqueles que tentam explicar esse verso tentando não ir contra a verdade da salvação pela graça, fornecem pelo menos três possíveis explicações:

  1. O texto se refere a salvação do inferno. No entanto, a santificação é um fruto da graça; Aqueles que vivem sob a graça andarão em santidade, e assim mostrarão que são salvos. Essa perspectiva insere obras na salvação pois faz com que o crente viva em uma introspecção, procurando obras de santidade em sua vida que comprovem sua salvação. Se ele não vê, começa a praticar com o objetivo de se sentir mais seguro.
  2. O texto faz referência a salvação do inferno. A salvação é de graça, mas devemos mantê-la com nossas obras de santidade. Devemos guardar o presente que recebemos. Essa perspectiva coloca obras na salvação, e torna a salvação um mero presente dado por Deus, desfazendo seu caráter pessoal. Deus deu a si mesmo quando nos salvou, e sua vida é eterna, não podemos perecer.
  3. Estamos em Cristo, o nosso espírito está unido ao Espírito de Deus, e isso nos permite usufruir de toda a sua essência, possuímos toda santidade em nosso espírito porque possuímos Cristo. Isso desconstrói qualquer tese de que devemos adquirir mais e mais santidade. Já temos toda plenitude espiritual em Cristo. O verso de Hebreus 12:14 , “sem santificação ninguém verá o Senhor”, não faz referência a salvação do inferno, mas se trata da nossa vida diária aqui na terra. Eu acredito que essa seja a perspectiva mais consistente com todas as verdades do Evangelho da graça.

Deus poderia ter nos dado paciência, amor, santidade, ou sabedoria, Ele poderia ter nos dado “coisas”, mas Ele nos deu Cristo! E Cristo é a nossa paz, a nossa santidade e a nossa sabedoria. (Watchman Nee – Cristo, a soma de todas as coisas espirituais )

Deseja se aprofundar no conhecimento da Graça? Conheça o curso Universidade da Graça!

Expressar Cristo

A vida cristã passa pelo processo de receber, ser e expressar. Recebemos a justiça como dádiva, nos tornamos justos e agora somos chamados a expressar essa justiça em nossa vida diária. E é essa última parte que se trata o texto de Hebreus. Recebemos santidade porque recebemos Cristo. Agora somos chamados a expressar essa santidade, manifestando dinamicamente o caráter de Cristo, e assim aqueles que estão a nosso redor, o verão.

Os Hebreus já eram santos no espírito, “irmãos santos…” (Hebreus 3:1). Haviam sido santificados pela Obra de Cristo e não por seus esforços (Hebreus 10:10), e agora estavam sendo exortados a manifestar essa santidade de forma prática e externa. Desse modo expressariam Cristo.

William Lane comentou sobre isso:

Quando o pregador [o escritor de Hebreus] instrui seus amigos a “perseguir a santidade sem a qual ninguém verá o Senhor”, ele os está exortando a refletir a qualidade essencial do Pai para que uma sociedade pagã reconheça neles a semelhança de família.

Em Hebreus 12, o autor incentiva os membros da congregação a ministrar aos irmãos. Lane corretamente observa que a prática da santidade não beneficia apenas o indivíduo, mas também aqueles que o conhecem. Não é por acaso que o escritor disse ninguém, ao invés de “você não”. Busque a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.

Quando expressamos nos nossos comportamentos e personalidade a santidade que existe em nosso espírito, edificamos nossos irmãos e expressamos Cristo a todos que estão ao nosso redor. Portanto, a santificação descrita nesse verso de Hebreus se trata de manifestar na vida diária aquilo que já foi realizado no espírito. Sem essa “santificação” ninguém verá o Senhor em nossas vidas. Porém esse é um trabalho realizado pela operação da Graça, nossa função é realizar aquilo que o autor de Hebreus destaca no versículo seguinte (15):

Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus – Hebreus 12:15

Eliezer Oliveira
Eliezer Oliveira

Tenho 25 anos e sou diretor do Blog Vida Trocada, autor dos livros E Ele nos tornou Santos, Nada Além do Sangue (Livro Publicado) e Hiper Graça: O Que Realmente Defendemos (Livro Publicado). Também sou coautor do livro Interpretando a Escritura. Sou professor do curso Universidade da Graça, Vida na Graça e Teologia com Graça, e também atuo como Escritor Fantasma para alguns ministérios. Atualmente estou cursando Teologia (ESTÁCIO), sou casado com uma escritora maravilhosa, amante da leitura e de um bom café.

9 comentários

  1. Amém. Então pk que muitos de nós ainda expressamos o velho homem se devemos expressar a Cristo ?

    Pk que muitos Cristãos estão lutando com os vícios etc ?

    • Paz! Existe um resquício do velho homem em nós: a carne. Uma mentalidade do velho homem. Uma construção de pensamentos, ideias, emoções e experiências que o velho homem vivenciou. Por isso, temos que “mudar nossa mente” (Metanoia). Confira o texto que explica melhor isso clicando aqui

      • Gostaria de saber sua opniao que : sem santificacao não existe salvação!
        O que o senhor poderia me dizer a esse respeito.
        Desde ja agardeco.
        Deus abençoe!

  2. Quem nos justifica do pecado e nos torna santos? Aquele que morreu por nós! Jesus Cristo é a nossa Santificação, sem Ele, ninguém verá a Deus!
    João 14.6

  3. O texto é taxativo mostrando que se você não ver Deus você também não vai ser salvo já que a salvação é uma fusão uma morada mútua assim como você não conseguiria dar uma volta de carro pelas ruas com os olhos vendados também não conseguiria entrar em Deus e vice-versa

    • Obrigado por expor sua opinião, mas infelizmente ela não condiz com o texto de Hebreus 12, que em nada se refere a salvação. Discorda? Mostre que o texto acima está errado e exponha sua posição com base bíblica.

  4. Eu achava que o processo de santificação era um condição para ser salvo. Mas o Senhor me despertou pelo exemplo do ladrao na cruz que não tinha santificação e foi salvo. Creio que a santificação é para realmente ver o Senhor aqui na terra pois onde há pecado o Senhor não se faz presente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *