Somos justiça de Deus – Tão justos quanto Deus?

Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus (somos Justiça de Deus!). – 2 Coríntios 5:21

Muitos ainda estão criticando a fala do Victor Azevedo sobre sermos “tão justos quanto Deus”. Nas redes sociais é nítido a “revolta cristã” contra uma “heresia”.

“Como assim sou tão justo quanto Deus? Eu sou um pobre pecador e estou satisfeito, está tudo bem ser assim. Eu recebi a graça, mas ainda sou um pecador”.

É angustiante ler isso. É como se eu tivesse ganhado na Mega-Sena e ainda estivesse assistindo meus filmes de ação em uma pequena Tv antiga, sentado em um sofá rasgado com roupas velhas e comendo uma comida ruim. Ou seja, é como se eu estivesse vivendo na miséria mesmo tendo recebido uns 2 milhões de reais. Isso faz sentido?

Aqueles que acreditam que não somos verdadeiramente justos, estão sentados em um sofá velho dizendo “como seria bom se eu ganhasse na Mega-Sena, como seria bom se eu pudesse ter todo esse dinheiro, mas está tudo bem, vou ficar aqui comendo esse salgadinho de 1,99”.

Segundo eles, quando a Bíblia diz que “fomos justificados” (Romanos 5:1), ela não está dizendo que Deus nos tornou realmente justos, mas que Ele apenas creditou uma justiça na nossa conta. Não somos realmente justos, mas apenas chamados de justos. A justiça foi creditada em nossa conta poupança, mas não podemos sacar e usá-la. Ela é nossa? Na verdade não é, ela está lá apenas para que possamos fingir que somos ricos, mas na verdade continuamos pobres. Não somos realmente justos, mas Deus finge que nós somos. Não somos realmente ricos, o dinheiro está na conta, mas não podemos usar, ou seja, ele não é realmente nosso. Deus nos ajude nessa confusão!

Isso é loucura? Isso é estranho? Completamente! Mas é exatamente esse o panorama da atual discussão em torno de sermos ou não justos como Deus. Aqueles que creem que não somos realmente justos não possuem fome e sede de justiça, estão sentados no sofá rasgado, satisfeitos com a pobreza, até querem a riqueza, mas não possuem fome e sede por ela, estão acomodados. Jesus disse que quem tivesse fome e sede de justiça seria satisfeito (Mateus 5:6).

Quando cremos em Jesus deixamos a pobreza e recebemos uma herança, agora somos herdeiros, recebemos as “abundantes riquezas da graça”, a “abundância da Graça“, a “dádiva da justiça” ( Efésios 1:7; Romanos 5:17).

A justiça não foi meramente creditada em nossa conta, mas compartilhada conosco (2 Pedro 1:4) colocada sob o nosso domínio, ela foi doada ao nosso espírito.

Com certeza o texto de 2 Coríntios 5:21 refuta completamente essa perspectiva:

Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus (somos Justiça de Deus!). – 2 Coríntios 5:21

O texto declara que:

  1. Cristo se tornou pecado;
  2. A Palavra pecado aqui é hamartia, e a indicação singular “pecado” faz referência direta à natureza de pecado e não ao mero ato de pecar .
  3. O verso diz que isso foi feito para que fôssemos feitos “justiça de Deus”, ou seja, Cristo se tornou pecado para que pudéssemos ser justiça de Deus.
  4. O que nos impede de sermos a justiça de Deus não são atos de pecado, mas a natureza de Adão, a natureza pecaminosa, o “pecado”. Jesus carregou o “pecado” – tomou sobre si essa natureza.
  5. Por isso, somos justiça de Deus” de modo objetivo. Nosso espírito de pecado, foi trocado por um espírito de justiça.

Depois de uma troca como essa, eu não ousaria dizer que Deus apenas me “vê justo”, como se eu não fosse de verdade.

Depois de dizer que aqueles que têm fome e sede de justiça serão saciados, Jesus ainda diz que se a nossa justiça não sobrepujar a dos fariseus, se ela não for superior à justiça deles, jamais entraríamos no reino dos céus (Mateus 5:20). No contexto, Jesus estava descrevendo a totalidade de exigência da Lei, o padrão completo e irredutível da Lei. Ele demonstrou que o padrão da justiça de Deus é de que devemos ser perfeitos como Ele é (Mateus 5:48). Caso não sejamos assim jamais entraremos nos céu. Ou seja, você precisa ser justo como Deus para que possa entrar no céu. A boa notícia é que recebemos essa justiça como um presente (Romanos 5:17).

João nos diz que só quem é nascido de Deus pratica a justiça (1 João 2:29);  só podemos praticar a justiça se nascemos de Deus. Portanto, nossa justiça não é meramente um valor atribuído em nossa conta, mas que não podemos usar porque não é realmente nosso. João está dizendo que você só pode comprar uma mansão se você tem milhões de dólares. Ou seja, só posso praticar justiça se de fato eu realmente a tenha em meu espírito. Só posso praticar justiça se eu realmente sou justo.

João ainda diz que somos como Jesus é ( 1 João 4:17). Somos completamente justos, mas isso não é pelas nossas obras e sim um presente dado por Deus! Somos como Ele é, nascemos nEle. Essa descrição Bíblica deixa claro a nossa relação com a justiça e o estado atual de nosso espírito. Somos justos como Deus!

Mais Textos da Série: Justificação é um ato espiritual:

Se você deseja se aprofundar na Justificação, recomendamos fortemente o livro E Ele nos Tornou Santos.

Eliezer Oliveira
Eliezer Oliveira

Tenho 25 anos e sou diretor do Blog Vida Trocada, autor dos livros E Ele nos tornou Santos, Nada Além do Sangue (Livro Publicado) e Hiper Graça: O Que Realmente Defendemos (Livro Publicado). Também sou coautor do livro Interpretando a Escritura. Sou professor do curso Universidade da Graça, Vida na Graça e Teologia com Graça, e também atuo como Escritor Fantasma para alguns ministérios. Atualmente estou cursando Teologia (ESTÁCIO), sou casado com uma escritora maravilhosa, amante da leitura e de um bom café.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Conheça nossa Loja de Livros e E-Books!