7 Verdades Sobre o Evangelho da Graça: Boas Novas!

Eu lembro que a primeira vez que li sobre o “Evangelho da Graça” fiquei assustado e pensando “isso é possível?”. As verdades surpreendentes e grandiosas que me foram apresentadas me deixaram desconfiado, pensando se todas essas “boas notícias” eram verdadeiras.

Pouco tempo depois li que, de fato, Evangelho significa literalmente “Boas Novas”,[1] boas notícias. Como o Evangelho não seria boas e ótimas notícias?

Nesse texto quero te apresentar o Evangelho da Graça, afirmando 7 verdades sobre esse Evangelho.

1. Evangelho da Graça é somente Graça

O Evangelho proclama que a Graça envolve todos os aspectos da nossa vida. É por isso que Paulo incentiva os cristãos a “continuarem na graça de Deus” (Atos 13:43). Progressivamente “crescemos na graça” (2 Pedro 3:18).

 A graça de Deus é:

  • A base da nossa identidade cristã: “Eu sou o que sou pela graça de Deus” (1 Coríntios 15:10).
  • A base da nossa posição: “esta graça em que estamos” (Romanos 5:2).
  • A base do nosso comportamento: “na graça de Deus nos conduzimos no mundo” (2 Cor. 1:12).
  • A base do nosso viver: pela “abundância da graça reinamos na vida por Jesus Cristo” (Rom. 5:17).
  • A base de nossa força para viver: “Seja forte na graça que há em Jesus Cristo” (2 Tim. 2: 1).
  • A base do nosso discurso: “Seja sempre o seu discurso com graça” (Col. 4: 6).
  • A base de nossa suficiência: “Minha graça é suficiente para você” (2 Cor. 12: 9).
  • A base para lidar com as provações, tribulações e dificuldades da vida: “Sofreste por pouco tempo … o Deus de toda graça … aperfeiçoará, confirmará, fortalecerá e estabelecerá você” (1 Pedro 5:10).

As Escrituras colocam uma ênfase gigante na Graça, colocando-a em todas as áreas da nossa vida. A Graça é tudo no Evangelho, e o Evangelho é totalmente Graça.

2.Evangelho da Graça é o Evangelho de Deus

O Evangelho da Graça vem diretamente de Deus e está totalmente relacionado ao seu caráter e ser. São declarações de Deus que vem diretamente do seu ser.

O escritor Daniel, em uma conversa recente, me mostrou dois versos que comprovam essa verdade:

Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.

Romanos 1:1

Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.

Atos 20:24

Isto é, o Evangelho de Deus é o Evangelho da Graça!

3. Evangelho da Graça prende nossos olhos em Cristo

O Evangelho centraliza nossos olhos na Pessoa e Obra de Cristo. Deixamos de olhar para nós mesmos e passamos a fixar nossos olhos no “autor e consumador da nossa fé” (Hebreus 12:1-2).

O Evangelho proclama que a nossa salvação vem totalmente de Cristo, sem o nosso esforço próprio. Apenas recebemos pela fé. (Romanos 4:4-8, 5:1; Efésios 2:8-9). Nossos comportamentos não definem nossa identidade, Cristo define. Somos como Ele é (Colossenses 3:3; 1 João 4:17). O perdão que recebemos reside no sangue de Jesus (Hebreus 10:1-4), nossa santidade está fundamentada em Cristo (1 Coríntios 1:30). Cristo é tudo o que precisamos. Ele é a essência de todas as nossas relações e a dinâmica de todas as suas próprias demandas. (Gálatas 2:20)

4. Não é Novo, é eterno!

Essas verdades destacadas aqui não são “novas” ou “inventadas”. Se tratam do Evangelho eterno. A Graça é eterna no coração e essência de Deus. Deste modo, a Graça não é um “momento”, uma decisão ou uma dispensação de Deus, mas seu próprio ser eterno.

O apóstolo João escreveu, “Então vi outro anjo, que voava pelo céu e tinha na mão o evangelho eterno para proclamar aos que habitam na terra, a toda nação, tribo, língua e povo.” (Apocalipse 14:6)

5. Proclama o que Você é

Essas boas notícias também são boas notícias a respeito de quem você é, da sua real e verdadeira identidade. A proclamação do Evangelho diz respeito a realidade de que você é “justificado em Cristo” (Romanos 3;24), santo pelo seu perfeito sangue (Hebreus 10:10), aceito no amado (Efésios 1:3), filho (João 1:12), e Justiça de Deus em Cristo (2 Coríntios 5:21).

O Evangelho não te exorta a ser, mas proclama quem você já é em Cristo. Conhecer o Evangelho é conhecer a si mesmo, é conhecer o verdadeiro significado da sua existência.

6. Proclama quem Cristo é

Paulo defendeu que o Evangelho é uma mensagem dada por Cristo, “Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo” (Gálatas 1:12), e uma mensagem sobre Cristo, “a luz do evangelho da glória de Cristo” (2 Coríntios 4:4).

O Evangelho é uma mensagem dada por Cristo a respeito do próprio Cristo. O Dr. Paul Ellis concorda afirmando, “O evangelho é Jesus e Ele é a maior notícia do mundo!” [2] O Dr. Jim Fowler também escreve que, “O evangelho cristão é um evangelho pessoal de um Deus pessoal que envia Seu Filho como Salvador pessoal para reconciliar pessoalmente a humanidade Consigo mesmo.” [3]

7. Não te faz livre para pecar, te faz livre do pecado

Para muitos, o Evangelho da Graça é uma grande ameaça. De fato, essas verdades ameaçam nossa justiça própria, nossas tolas tentativas de alcançar aquilo que Cristo fez e nos deu gratuitamente em sua Obra.

Uma das tentativas de minimizar a extensão e grandiosidade do Evangelho da Graça é dizer que estamos dando “liberdade para pecar”. Como se indicar quem nós somos e o que Cristo é, fosse dar “liberdade para pecar”. O fato é, se essas verdades não forem suficientes para nos fazer viver de forma livre e correta, nada mais o será.

Por esse motivo, Paulo teve a ousadia e a intrepidez de afirmar que não seremos dominados pelo pecado, “pois não estamos debaixo da Lei, mas da Graça” (Romanos 6:14). Do mesmo modo, o autor de hebreus fala a respeito do “pecado que está próximo de nós, ao nosso redor” (Hebreus 12:1), e que para deixarmos de lado o pecado, devemos olhar “fixamente para Jesus, o autor e consumador da nossa fé’“(v.2). Olhar para Cristo, centralizar nosso olhar no Evangelho é o que nos faz verdadeiramente livres do pecado.

Referências:

[1] Um Rei entre os pobres – Johnnie Moore

[2]https://escapetoreality.org/resources/good-news/

[3]http://www.christinyou.net/pages/galdtg.html

Eliezer Oliveira
Eliezer Oliveira

Tenho 25 anos e sou diretor do Blog Vida Trocada, autor dos livros E Ele nos tornou Santos, Nada Além do Sangue (Livro Publicado) e Hiper Graça: O Que Realmente Defendemos (Livro Publicado). Também sou coautor do livro Interpretando a Escritura. Sou professor do curso Universidade da Graça, Vida na Graça e Teologia com Graça, e também atuo como Escritor Fantasma para alguns ministérios. Atualmente estou cursando Teologia (ESTÁCIO), sou casado com uma escritora maravilhosa, amante da leitura e de um bom café.

7 comentários

  1. Tão novo e tão sábio. Raridade no mundo de hoje, onde há uma infantilização generalizada em virtude das mídias sociais (de um modo geral). Glória a Deus por sua vida, irmãozinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Conheça nossa Loja de Livros e E-Books!