Santo ou pecador? Qual é a nossa verdadeira identidade?

Você saberia responder a essa pergunta? “Você é pecador ou santo?”

Muitos podem responder que são pecadores, porque pecam. Mas isso está errado, e vou te mostrar porquê.

O que é um pecador?

Muitos creem que o pecador é aquele que peca. Mas como vimos nas Escrituras, somos pecadores não porque pecamos, mas pecamos porque somos pecadores. Todos nós pecamos porque temos uma natureza pecaminosa, herdada de Adão, então não nos tornamos pecadores, mas já nascemos com a natureza do pecado. A nossa natureza terrena é herdada de Adão, mas a natureza divina nos é concedida através de Cristo, no novo nascimento. Assim, por nascimento natural, o homem não possui a natureza de Deus, mas a natureza de Adão.

“Sei que sou pecador desde que nasci; sim, desde que me concebeu minha mãe”

– Salmos 51:5

Então se somos pecadores porque possuímos uma natureza pecaminosa, a solução para esse problema, é mudarmos a nossa natureza, e como herdamos essa natureza pelo nascimento, precisamos morrer e nascer de novo. Parece algo impossível, não é? O homem não pode mudar a sua natureza e identidade, tampouco produzi-las.

Mas Jesus, fez uma Obra tão incrivelmente maravilhosa, que não só perdoou os nossos pecados, mas também mudou completamente a nossa natureza. Na cruz, Ele nos tira a natureza de pecado (natureza de Adão), e nos coloca a natureza de Santo (natureza de Cristo). Assim, agora quem está em Cristo possui uma nova identidade. Somos Santos, porque Jesus tomou os nossos pecados e nos deu a Sua santidade. Na cruz, morremos com Jesus, e ressuscitamos com Ele para uma nova vida.

 “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”

2 Coríntios 5:17

Santo: é quem eu sou?

Agora você pode se perguntar: “Como eu posso ter certeza de que sou santo? Como eu sei que recebi a nova identidade, a nova natureza?”

Bem, Jesus morreu na cruz para que todos nós fôssemos perdoados, salvos, santos. Você recebe tudo isso pela fé em Jesus e na Sua Obra. Se você tem essa consciência, se você crê que Jesus morreu por você, então você já recebeu uma nova identidade, você nasceu de novo. Agora você é santo, porque você recebeu a santidade de Cristo. Você definitivamente morreu para o pecado, e foi Justificado e Santificado na morte de Cristo.

“Porque aquele que está morto está justificado do pecado.”

 Romanos 6:7

O escritor Eliezer Oliveira, descreve com maestria a nossa mudança de natureza, no livro E Ele nos tornou Santos:

“Se em Adão recebemos a identidade de pecadores, em Cristo somos santos (1 Coríntios 1:1-2)! Somos santos porque Cristo é Santo e estamos nEle. Alinhados nEle, somos como Ele é (1 João 4:17). Possuímos a identidade dEle, possuímos o DNA de Cristo! Éramos pecadores porque nascemos em Adão e fomos identificados nele. Agora somos santos porque nascemos em uma nova família, estamos em Cristo.

E Ele nos tornou santos (Pecadores vestidos de Santos? – Capítulo 2)

“Ah, mas é tão fácil assim? Eu não tenho que fazer alguma coisa para receber a santidade de Jesus?” A resposta é: absolutamente não! Afinal, a obra de Cristo é completa, e você só precisa crer para receber. Se você crê, você já recebeu.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”

Efésios 2:8, 9

Agora você já sabe que é Santo, que possui uma nova natureza em Cristo. Mas você ainda pode se perguntar: “Como posso ser santo se eu ainda peco? Posso ser santo e pecador?”

Como vimos anteriormente, um pecador não é um pecador porque peca, mas peca porque é um pecador. Sendo assim, quem não possui mais a natureza do pecado não deveria pecar.

Primeiro entenda que, você possui uma nova identidade em espírito, e o homem possui não somente um espírito, mas também possui um corpo e uma alma (mente). Seu corpo e sua mente, ainda não estão alinhados com o seu novo espírito. Mas quando você recebe essa nova natureza, aos poucos mudanças vão acontecendo. É necessário que ocorra uma mudança de mente (metanoia), mudança em seus pensamentos, para que eles estejam alinhados com a sua nova identidade, e a partir daí ocorrerá uma mudança nos seus sentimentos, e por último uma mudança em suas ações. A mudança ocorre de forma natural, à medida que você tem a consciência de quem é em Cristo, e de tudo o que possui nEle. Não se engane pensando que a transformação parte de você se esforçar para mudar as suas ações, a verdadeira transformação parte de você conhecer quem você é verdadeiramente a partir de Cristo.

Segundo, você possui uma natureza de santo, em espírito, mas você ainda é um ser material, e vive em um mundo material. Você ainda é carne, e portando precisa lidar com consequências da carne.  Mas lembre-se que, suas ações não produzem santidade, você é santo porque possui identidade de santo. E mesmo que você ainda peque, você não é mais um pecador. Sua natureza pecaminosa foi aniquilada através da Obra de Cristo, e uma vez que você recebe a natureza de Cristo, jamais voltará para a natureza de Adão.

Pecador e santo?

Finalizando, você é santo, e ser santo é o contrário de ser pecador, então você não pode ser as duas coisas ao mesmo tempo. Você não pode ter duas identidades. Ou você é santo, ou você é pecador. Ser santo é ser completo, e somos completos quando nos unimos a Cristo. Estamos unidos a Cristo e compartilhamos de sua natureza, somos cheios dEle. Cristo é completamente santo, sendo assim somos cheios de santidade.

 “SEGUNDO ELE É (JESUS), TAMBÉM NÓS SOMOS NESTE MUNDO.”

1 João 4.17.

Somos como Jesus, porque estamos total e completamente unidos a Ele.

Jessica Steffen
Jessica Steffen

Tenho 28 anos e sou mãe de duas crianças maravilhosas. Atualmente sou membro da Igreja Comunidade palavra da Graça (RS). Sou escritora do Livro "A Obra da Salvação". Amo proclamar as verdades do Evangelho da Graça ao lado do meu noivo Eliezer Oliveira.

5 comentários

  1. Ir Jéssica, bom dia. Graça e paz no Senhor. Perfeita a sua abordagem, minha esposa e eu nesta manhã, estávamos meditando sobre esse ponto. Somos santos ou pecadores? e o Espírito Santo nos ministrou dizendo que somos santos lutando contra o pecado, por isso que há um “processo de santificação” e você no seu artigo completou o que faltava: “…somos corpo, alma e espírito…” e recebemos uma nova natureza em Cristo, mas isso não acontece tudo de uma vez, é um processo. Comparo com a seguinte situação: o que é um ser humano? resposta: é um ser que anda, fala, raciocina, infere, tira conclusões, cria etc…e aí faço outra pergunta: um bebê é um ser humano? resposta: claro que é, mas ainda não está completo. Deus abençoe vc e sua família e frutifique no seu ministério. Muito obrigado. Fernando Hernandes/Brasília.

    • Paz e Graça Fernando! Fico muito feliz com o seu comentário, que bom poder ter ajudado e esclarecido alguns pontos sobre esse assunto. Se você tem dúvidas sobre esse ou outros temas do Evangelho, entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar! 😊🙏🏻

      Nosso contato: http://bit.ly/chat-vidatrocada

    • Irmão, Fernando, graça e paz! A verdade é que nós somos santos pró-ocupados em ser santos e não santos pré-ocupados com o pecado. O processo de santificação é para expressar quem nós somos e não lutar contra o pecado e para isso precisamos ter uma consciência plena de quem somos. Paulo disse para nos considerarmos mortos para o pecado e vivos para Deus. Basicamente, o que Paulo quer dizer para nós é o mesmo que ele disse quando escreveu: “Aquele que roubava não roube mais; antes, trabalhe.” Ou seja, para quem costumava roubar, a orientação não é ficar preocupado em não roubar, mas sim trabalhar, pois se a pessoa se ocupa no trabalho, ela não vai roubar. Da mesma maneira, ele diz para amarmos, pois quem ama não trai. Logo, nosso foco não é evitar trair, não é lutar para não trair nossa esposa, mas sim amá-la, porque consequentemente não vamos trair. Da mesma forma, ele diz para vivermos no Espírito, pois se vivemos no Espírito, não satisfaremos os desejos da nossa carne. Ou seja, não se trata de lutar contra a carne, mas sim, ANTES, de viver no Espírito. Então, nós precisamos ficar menos preocupados em pecar e mais ocupados em viver para Deus. O processo de santificação é uma conscientização plena a respeito da nossa nova natureza. O processo de santificação é uma transformação do entendimento e não apenas do comportamento. Graça e paz, irmão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Conheça nossa Loja de Livros e E-Books!