A Força do Pecado é a Lei? Entenda 1 Coríntios 15:56

O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei.

1 Coríntios 15:56

O que isso significa? Como a Lei pode ser a força do pecado? A Lei não é a força contra o pecado?

Sociedade e Moralidade

Desde crianças, aprendemos os diversos deveres e obrigações que temos como filhos, alunos e pessoas em uma sociedade. A sociedade se estabelece sobre princípios de moralidade.

“Não faça isso”, “não toque nisso”, “não experimente isso”. Desde pequenos, ouvimos esses inúmeros deveres. Nossa linguagem está permeada de moralidade e ética.

Quando as pessoas estão fora de controle, fazendo todo tipo de maldade, nós dizemos que elas não foram bem instruídas “na Lei, nos deveres morais e éticos”. Quando uma criança xinga e usa palavras chulas, dizemos que ela não foi bem “educada”, e essa educação se trata de ensinar o que é certo e errado. Se a criança insiste no erro, nós damos ainda mais “poder” a esses deveres, enfatizando-os mais.

Em todo esse contexto, como Paulo consegue afirmar que a força do pecado é a Lei? Neste caso, se dermos força para a Lei, estamos dando força ao pecado?

Igreja

A Igreja não é diferente da sociedade. A Igreja possui uma lista de deveres morais, éticos, regras, “mandamentos” etc.

A principal diferença entre a sociedade e a Igreja no que se refere à Lei, é que a Igreja vê a Lei como uma verdade espiritual e não meramente social e cultural. Ou seja, o peso é ainda maior.

Para a Igreja, a Lei é o dever moral dito e dado pelo próprio Deus. Aqui, eu não estou negando isso, eu também creio nisso. Eu creio que foi Deus quem deu a Lei, mas acredito que o propósito da Lei é diferente do entendimento que a Igreja possui.

A força do pecado é a Lei?

Precisamos entender o propósito da Lei para compreendermos o que significa, a força do pecado é a Lei. Paulo esclarece o propósito da Lei:

De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. – Gálatas 3:24

O “aio” é um criado dedicado na educação de crianças de famílias nobres. Seu objetivo era orientar e ensinar as crianças. Paulo, ao dizer que a Lei nos serviu de aio até Cristo, estava dizendo que o propósito da Lei é nos mostrar a importância e a necessidade de Cristo. A Lei é um mero instrumento para um fim. A Lei não é um fim em si mesma, mas um meio para um fim. Esse fim é Jesus Cristo.

Como a Lei nos leva até Cristo? Isso pode ser resumido nos seguintes pontos:

  1. A Lei faz com que lutemos para tentar cumpri-la, faz com que tentemos com todas as forças nos enquadrar em seu padrão;
  2. Mesmo com todos os esforços, não conseguimos obedecê-la e segui-la;
  3. Desta forma, percebemos que não podemos nos salvar através das nossas obras, isto porque não podemos nos enquadrar na Lei.

A Lei mostra a necessidade de um salvador, porque mostra que não podemos nos salvar.

Como isso explica: a força do pecado é a Lei?

Simples, quando a natureza humana entra em contato com a Lei acaba gerando mais pecado. A Lei não fez o pecado surgir, mas ela mostra e aumenta o pecado. Paulo afirma que a Lei foi dada para que “o pecado aumentasse” (Romanos 5:20). Paulo também vai dizer: “o pecado tomando ocasião pelo mandamento me enganou, e por ele me matou” (Romanos 7:11) Ou seja, o pecado ganha poder na Lei. Perceba, o pecado se fortalece e ganha poder através da Lei.

Isso está perfeitamente dentro do propósito da Lei. Quando o pecado se fortalece através da Lei, acaba mostrando ao homem que sua salvação não se encontra na Lei e em seus esforços. Quando o homem percebe que quanto mais se esforça para seguir a Lei, mais peca, e acaba percebendo que não existe salvação em si mesmo ou na Lei. Desta forma, ele recorre a Cristo como seu Salvador.

Portanto, pregar a Lei é dar uma arma ao pecado.

Graça

Em nossa sociedade, as Leis morais e éticas muitas vezes são resquícios da Lei Moral dada por Deus. Tanto na sociedade quanto na Igreja, quando pregam ou usam a Lei, estão dando um poder ao pecado, uma porta, uma arma.

Qual é a nossa saída? Cristo, aquele a quem a Lei aponta. Cristo é a Graça. Paulo vai afirmar:

Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

Romanos 6:14

A Graça é o poder contra o pecado. O teólogo Dieter Mitternacht comentou sobre esse verso:

“A Lei é tão intimamente ligada ao pecado que a fim de sermos libertados do poder do pecado, precisamos morrer para a Lei” (By Works of the Law No One Shall Be Justified)

Se a força do pecado é a Lei, a fraqueza do pecado é a falta da Lei. Se a força do pecado é a Lei, a fraqueza do pecado é a inexistência da Lei, é a graça como salvação e modo de ser.

Deseja se aprofundar no conhecimento da Graça? Conheça o curso Universidade da Graça!

Eliezer Oliveira
Eliezer Oliveira

Tenho 24 anos e sou diretor do Blog Vida Trocada, autor dos livros E Ele nos tornou Santos, Nada Além do Sangue (Livro Publicado) e Hiper Graça: O Que Realmente Defendemos (Livro Publicado). Também sou coautor do livro Interpretando a Escritura. Sou professor do curso Universidade da Graça, Vida na Graça e Teologia com Graça, e também atuo como Escritor Fantasma para alguns ministérios. Atualmente estou cursando Teologia (ESTÁCIO), sou casado com uma escritora maravilhosa, amante da leitura e de um bom café.

19 comentários

  1. Jesus disse, em Mateus 5:17-19, que não veio revogar a lei ou os profetas, mas cumprí-la; que enquanto não passar o céu e a terra, de modo nenhum passará da lei nenhum detalhe sem que tudo se cumpra; e que aquele que violar um destes mínimos mandamentos e assim ensinar aos homens, será chamado menor no reino dos céus. Como conciliar essas palavras com o ensino de Paulo?

  2. Paz Amado! Ótima questão!

    O texto de “abolir ou cumprir a Lei” se encontra em Mateus 5:17-19. “Cumprir” denota que a Lei e os profetas apontam para Jesus que é a sua realização. A antítese do texto não é entre “abolir” e “manter”, mas entre “abolir” e “cumprir”. O escritor Mateus, nos primeiros capítulos escreve sete vezes no sentido de “Tudo isso aconteceu para cumprir o que foi dito por meio do profeta …” (veja 1:22; 2:5; 2:15; 2:23; 3:3; 4:14). A conclusão é que Jesus veio para cumprir todos os detalhes do Antigo Testamento que apontam para ele. Os detalhes não passarão sem serem cumpridos em Cristo.

  3. Muito boa explicação, estava em intrigado depois da leitura sobre essa parte do ensinamento de Paulo, e agora com essa do livro de Mateus, mas ouve uma explicação muito bem clara sobre, parabéns e muito obrigado, Deus o abencoe Eliezer.

    • A lei tira do homem a característica que o assemelha a Deus, que é o livre arbítrio.(no princípio não era a lei, era mandamento)
      No princípio Deus orientou ao homem que escolhesse entre o conhecimento do bem e do mal, da vida eterna ou morte eterna, e o homem enganando-se escolheu ser igual a Deus. Então a lei se fez necessário para conduzir o homem até ao Senhor Jesus Cristo.
      Mas o pecado foi se multiplicando e o número de leis também foi acompanhando conforme a sociedade foi crescendo.
      Jesus Cristo é a lei em pessoa, com entendimento perfeito do que se deve cumprir da lei Ele se apresentou e cumpriu conforme toda lei anunciava e toda a profecia que já havia sido anunciado.
      A lei foi consolidada em Cristo e resumida a dois mandamentos: o primeiro amarás o Senhor teu Deus acima de tudo, com toda a tua força, com todo o teu entendimento, com tudo a tua alma e com todo o teu coração; semelhantemente amarás o teu próximo como a ti mesmo.
      Então está escrito: aquele que ouve as minhas palavras e as guarda esse é o que me ama e eu amarei ele será Amado de meu pai.

      Muito obrigado irmão Eliezer
      Riverson se

  4. VALTER MARRA( MARRANO)
    MEIAS PALAVRAS , QUERER JUSTIFICAR O INJUSTIFICÁVEL? Paulo refere às leis judaicas não as leis de DEUS( 10 MANDAMENTOS) LEIS HUMANAS QUE DAVA DIREITO A UM HOMEM TER FILHOS COM A SERVAS SE A ESPOSA NÃO PUDESSE GERAR FILHOS ,LEIS QUE PERMITIA A POLIGAMIA, LEIS DO OLHO POR OLHO. OS FARISEUS CRISTÃOS QUEREM JUDAIZAR A IGREJA CRISTOCENTRICA EVANGELICA, E QUEREM TAMPAR O SOL COM A PENERAIRA ? E NÃO COMPREENDEREMOS 1 CORINTIOS:15 :56-57 PAREM DE JUDAIZAR A FÉ CRISTÃ EVANGELICA!

    • 1. Irmão, seria muito interessante se você pudesse comentar que: a) Que a Lei referida por Paulo se trata das “leis judaicas” em distinção da “Lei de Deus”; b) Que Paulo fazia essa distinção de “Leis”

      2. Eu argumentei em todo o texto com base bíblica. O irmão apareceu aqui afirmando que nós estamos “judaizando a fé”. Como assim? De onde você tirou isso?

  5. Interessante, isso quer dizer que quando Jesus diz que vem completar a lei, ele vem pra se tornar o fim para o meio que é a lei?

  6. O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
    Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo

    O salário da morte é o pecado

    O PECADO É O INSTRUMENTO (AGUILHÃO) USADO PELA MORTE PARA CONDUZIR, AS PESSOAS A ELA.
    A FORÇA DESTE INSTRUMENTO É A LEI, POIS PARA INOPERAR ESTE INSTRUMENTO, O HOMEM DEVE CUMPRIR TODA A LEI E OS MANDAMENTOS. PORÉM COMO NÃO CUMPRE, O AGUILHÃO SE TORNA MAIS FORTE AINDA.

    ASSIM, SOMENTE CRENDO EM JESUS CRISTO, É QUE O AGUILHÃO (PECADO) PERDE SEU PODER, POIS QUEM CRÊ NÃO ESTA DEBAIXO DA OBRIGAÇÃO DE GUARDAR A LEI E OS MANDAMENTOS PARA SAVAÇÃO, POIS SEU SUBSTITUTO, JESUS CRISTO, FEZ ISSO EM SEU LUGAR E ASSIM, O PAI JUSTIFCA PELA FÉ AQUELE QUE CRÊ.

  7. Quando se trata da graça é maravilhoso ver o Valor da obra consumada do Calvario, e interessante ver as pessoas tentando de todas as formas invalidar a obra de CRISTO JESUS, colocando ela menor que a obra de Adão. Mas graças a obra de Cristo fomos libertos do Julgo da Lei.

    • Poisé meu irmão, nessa minha curta caminhada já encontrei todas as desculpas possíveis para diminuir o sacrifício de Jesus e elevar o esforço humano. Nenhuma das desculpas se sustenta diante dEle. Todas são esfaceladas.

      • Deixa me ver se entendi.
        Basicamente, se eu viver por meus próprios meios, e tentar seguir a ” lei” eu vou falhar, pois não tenho uma ” inspiração” ou um por que continuar seguindo as leis, se são extremamente dificultosas, e sem elas seria mais “fácil”, porque não tem quem me acuse. Porém quando vem Jesus, com tudo que Ele faz, e todo seu amor, e o que Ele nos mostra, eu olho e digo peraí, por ELE vale a pena eu me sacrificar(ou seguir de bom grado tudo, sem que isso me pese) porque eu tenho um objetivo viver para encontrar com Cristo, e viver eternamente no lugar maravilhoso e perfeito que ELE nos preparou, então seguir a lei se torna simples, e não um fardo, é algo complementar, exemplo: automaticamente eu seguindo a Jesus e recebendo o espírito santo, o Espírito me acusará quando andar errado, e eu mediante isso irei me ajustar novamente, sem que isso me machuque tanto, porque eu tenho um objetivo. Eu entendi errado?

      • A lei tira do homem a característica que o assemelha a Deus, que é o livre arbítrio.(no princípio não era a lei, era mandamento)
        No princípio Deus orientou ao homem que escolhesse entre o conhecimento do bem e do mal, da vida eterna ou morte eterna, e o homem enganando-se escolheu ser igual a Deus. Então a lei se fez necessário para conduzir o homem até ao Senhor Jesus Cristo.
        Mas o pecado foi se multiplicando e o número de leis também foi acompanhando conforme a sociedade foi crescendo.
        Jesus Cristo é a lei em pessoa, com entendimento perfeito do que se deve cumprir da lei Ele se apresentou e cumpriu conforme toda lei anunciava e toda a profecia que já havia sido anunciado.
        A lei foi consolidada em Cristo e resumida a dois mandamentos: o primeiro amarás o Senhor teu Deus acima de tudo, com toda a tua força, com todo o teu entendimento, com tudo a tua alma e com todo o teu coração; semelhantemente amarás o teu próximo como a ti mesmo.
        Então está escrito: aquele que ouve as minhas palavras e as guarda esse é o que me ama e eu amarei ele será Amado de meu pai.

        Muito obrigado irmão Eliezer
        Riverson

  8. Em relação ao pecado e a força dele(lei), segundo Paulo em Rom . 7 e cap. 6 há as declarações q “já morremos pra ambos” e q devemos nos considerar como tal(mortos pra eles, enfraquecendo seu poder sobre nós). Grato irmão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Conheça nossa Loja de Livros e E-Books!