Santifica-os na verdade – O que isso significa?

Santifica-os na verdade … E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. – João 17:17, 19

Justificação e Santificação

Depois de ler “Santifica-os na verdade”, alguém pode pensar:“Veja irmão, devemos nos santificar, e nos santificar como Jesus. Isso é um trabalho do nosso esforço”

Muitos irmãos sinceros, ao lerem esses versos, pensam exatamente isso, acreditam que Jesus está nos dizendo que a santificação é um trabalho nosso. No verso (17) Jesus ora pedindo ao Pai: “santifica-os na verdade”. Neste caso, para muitos irmãos, Jesus está orando ao Pai que possamos viver piedosamente para sermos mais e mais santificados.

Essa perspectiva separa a justificação da santificação. Para esses irmãos, a justificação é um trabalho de Deus, mas a santificação é o nosso trabalho. Como observo no Livro E Ele nos tornou Santos: “A visão desses irmãos é de que a santidade é um passo além da justificação. É um passo além na escada da vida cristã.” (E Ele nos tornou Santos 2.0 – Capítulo 3: Santificação, a Antítese da Justificação). Parece que em nossas pregações, a justificação é totalmente pela Graça de Deus, mas quando chegamos na parte “santifica-os na verdade” se torna um processo completamente nosso. Desta forma, Justificação é separada da Santificação.

No entanto, as Escrituras apontam que a nossa Santificação está enraizada em nossa Justificação: “Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” (1 Coríntios 1:30). Nossa santificação é encontrada definitivamente com a nossa justificação em Cristo.

Santifica-os na verdade – humanidade vicária de Cristo

Mas como explicar esse verso de João 17? Muitos usam ele para criar essa separação da Justificação e Santificação.

A santificação é encontrada juntamente com a Justificação: em Cristo. Os irmãos teólogos Torrance ( T.F Torrance e J.B Torrance) tiveram uma profunda compreensão disso. Eles explicaram a santificação através da “humanidade vicária de Cristo”:

“A Humanidade vicária de Cristo significa que Cristo toma o nosso lugar e nos representa, de modo que o que é verdade sobre ele, é verdade sobre nós, e o que ele fez em sua humanidade é nosso” – J. B Torrance – Christ in Our Place

Por isso, no mesmo texto de João 17, Jesus afirma: “Por eles eu me santifico, para que também eles sejam verdadeiramente santificados” (19).

Cristo é a nossa santificação. Sua vida perfeita de obediência ao Pai, até a morte, era santificação de nossa humanidade em nosso nome. A vida de Cristo não foi um exemplo para nos esforçarmos para replicar, foi vivida em nosso lugar para que o que é verdade sobre Ele seja verdade sobre nós.

É disso que se trata o “santifica-os na verdade”. É sobre Cristo viver uma vida santa, e assim, através da sua santidade, nós somos santos. Não envolve nenhum esforço da nossa parte, mas apenas a humanidade vicária de Cristo.

Quando falamos da parte prática da santidade, muitos afirmam que Deus “fez a parte dEle, agora devemos fazer a nossa parte com a ajuda do Espírito Santo.”

Nessa perspectiva a santificação é separada da humanidade vicária de Cristo e se torna uma atividade autônoma.

Sobre isso, a Teóloga Alexandra Radcliff afirmou:

A obra do Espírito não é “ajudar” o crente para ser santo. O Espírito não nos torna cada vez mais piedosos; o Espírito revela a realidade de que já somos santos em Cristo e nos permite participar dessa realidade. O crente não aplica o que Cristo realizou; ele participa do que Cristo realizou. (Sanctification: Words for the weary)

Eliezer Oliveira
Eliezer Oliveira

Tenho 24 anos e sou diretor do Blog Vida Trocada, autor dos livros E Ele nos tornou Santos, Nada Além do Sangue (Livro Publicado) e Hiper Graça: O Que Realmente Defendemos (Livro Publicado). Também sou coautor do livro Interpretando a Escritura. Sou professor do curso Universidade da Graça, Vida na Graça e Teologia com Graça, e também atuo como Escritor Fantasma para alguns ministérios. Atualmente estou cursando Teologia (ESTÁCIO), sou casado com uma escritora maravilhosa, amante da leitura e de um bom café.

4 comentários

  1. “O crente não aplica o que Cristo realizou; ele participa do que Cristo realizou.” aqui vemos a simplicidade do evangelho traduzido por Alexandra Radcliff.

  2. Eu estava neste final de semana com o coração aos pedaços, aflito, sem saber como eu deveria me santificar pois sou falho e pecador, pois a Palavra diz que sem santificação, ninguém verá a Deus. Então fui para os pés de Jesus, perguntar em oração como eu deveria me santificar. E orando e lendo a Palavra, achei esse site. E entendi que a justificação e a santificação não são separadas! É
    Cristo quem nos justifica e também nos santifica! E isso acalmou minha alma pois eu também acreditava que a santificação era um trabalho e um esforço que eu deveria fazer. Que o SENHOR abençoe grandemente seu ministério em nome de Jesus, amém.

    • Irmã, assim como encontrar nosso texto edificou sua vida, te revelando verdades preciosas que você ainda não sabia, sua mensagem edificou a nossa vida, em um momento que precisávamos! Obrigado pelo comentário! E fico muito feliz com isso! Deus é bom, e está revelando a você apenas uma parte de tudo o que consiste o evangelho! Há muito mais água nesse oceano da Graça! Conte conosco se precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Conheça nossa Loja de Livros e E-Books!