O propósito da Lei: um guia para a santificação?

Você já se perguntou, qual é o propósito da Lei? Por que Deus deu a Lei? Muitas Igrejas e perspectivas cristãs fornecem respostas diferentes para essas questões.

Muitos irmãos acreditam que a Lei foi dada para servir de “guia” para a santificação. Segundo esses irmãos, não podemos ser salvos pela Lei (Justificação), ou seja, somos salvos pela fé em Cristo, mas podemos e devemos nos santificar através da obediência a Lei. Eles defendem que através da Lei sabemos o que é correto, e que assim ela nos impulsiona para viver corretamente.

Essa perspectiva separa a santificação da salvação, tornando a santificação um processo gradativo, e não uma operação definitiva de Deus, realizada através do sacrifício de Jesus: “fomos santificados pela oferta do corpo de Cristo”. (Hebreus 10:10,14)

Um outro problema dessa perspectiva é que ela altera o verdadeiro propósito da Lei, acrescentando propósitos que Deus não estabeleceu para ela.

Qual o propósito da Lei?

Primeiro, precisamos entender a relação de Paulo com a Lei. Em suas cartas ele deixa claro que a Lei serviu apenas como um “aio” para nos guiar a Cristo:

De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. – Gálatas 3:24

O “aio” é um criado dedicado na educação de crianças de famílias nobres. Seu objetivo era orientar e ensinar as crianças. Paulo, ao dizer que a Lei nos serviu de aio até Cristo estava dizendo que o propósito da Lei é nos mostrar a importância e a necessidade de Cristo. A Lei é um mero instrumento para um fim. A Lei não é um fim em si mesma, mas um meio para um fim. Esse fim é Jesus Cristo. Porém, de qual forma a Lei nos conduz até Cristo?

Sobre isso, eu respondo no Livro Hiper Graça: O que Realmente Defendemos:

A Lei é um padrão alto e inatingível de regras e princípios. Nenhum homem pode se enquadrar nos padrões da Lei. Segundo Paulo, nenhum homem pode ser justo através da Lei (Romanos 3:20), pois nenhum homem consegue obedecê-la plenamente. Dessa forma, todos os homens estão em um estado de depravação e desespero, precisam de salvação. É dessa forma que a Lei nos leva até Cristo: mostrando o quanto o homem é miserável em si mesmo, o quanto precisa de um salvador. Quando você entende que precisa de Salvação, compreende que precisa de Jesus. É isso que significa dizer que a Lei é um aio até Cristo. (Hiper Graça: O que Realmente Defendemos – Capítulo 5) (1)

Ao entender isso, compreendemos que o papel da Lei é nos levar até Cristo e nada a mais. Isso refuta a perspectiva de que a Lei serve para nos ensinar sobre santificação, ou como muitos dizem, “a Lei serve para nos ensinar a viver em santidade”. Ora, se a Lei serve de aio até Cristo, esticar o uso dela para algo além – dizer que precisamos dela para viver em santidade – é um grande equívoco.

A crença de que precisamos da Lei para viver uma vida correta está fundamentada na ideia errônea de que a Lei é capaz de gerar mudanças de comportamento, que o propósito da Lei é gerar comportamentos corretos. Sobre isso, o teólogo Jim Fowler escreve:

 Não havia, e não há, qualquer finalidade comportamental ou funcional da lei, nem qualquer finalidade moral indireta da lei. Deus esperava que os israelitas guardassem a lei perfeita e completamente e, assim, funcionassem como Deus pretendia que o homem agisse de maneira comportamental, manifestando um comportamento que expressasse o caráter de Deus? A resposta é não. Tal expressão comportamental requer a presença de Deus no homem para ativar o caráter de Deus. A Lei não proveu a habitação da Vida de Deus. A vida divina não foi disponibilizada para habitar no homem até que Cristo levou a morte do homem para dar Sua vida divina ao homem.

Paulo deixou claro que a Lei não produz comportamentos santos, mas pecado, ele declarou que a “força do pecado é a Lei” (1 Coríntios 15:56). Por quê? Porque quando tentamos ser moralmente corretos através da Lei, utilizamos o nosso esforço próprio, e começamos a olhar para nós mesmos, deixando de olhar para Cristo. Esse giro de tirar os olhos de Cristo e olhar para si mesmo é o próprio pecado em sua forma mais sutil. Fomos criados para estarmos “em Cristo”, ou seja, nossa identidade, salvação e comportamentos devem derivar unicamente de Cristo.

Instituir a Lei como meio de nos levar a uma vida correta é afirmar que Cristo não é a nossa fonte de expressão do caráter de Deus. Apenas Cristo é a nossa fonte para vivermos uma vida correta. Quando olhamos para Jesus (aquele que a Lei aponta), é que conseguimos viver a realidade de quem somos nEle. Apenas contemplando Cristo, é que a nossa identidade de Justos se manifesta nos nossos comportamentos.

O propósito da Lei é nos levar até Cristo, e Cristo é a nossa santidade (1 Coríntios 1:30). Ou seja, a Lei aponta para Aquele que é á Santidade, ela não gera santidade. Portanto, a frase, “a Lei nos guia até a santificação”, não está errada se entendermos santidade como a Pessoa de Cristo. Quando o recebemos, não precisamos mais da Lei pois ela já cumpriu o seu propósito.

Referências:

(1)Hiper Graça: O que Realmente Defendemos, Capítulo 5, pag. 81

(2) http://www.christinyou.net/pages/lawgod.html

Eliezer Oliveira
Eliezer Oliveira

Tenho 25 anos e sou diretor do Blog Vida Trocada, autor dos livros E Ele nos tornou Santos, Nada Além do Sangue (Livro Publicado) e Hiper Graça: O Que Realmente Defendemos (Livro Publicado). Também sou coautor do livro Interpretando a Escritura. Sou professor do curso Universidade da Graça, Vida na Graça e Teologia com Graça, e também atuo como Escritor Fantasma para alguns ministérios. Atualmente estou cursando Teologia (ESTÁCIO), sou casado com uma escritora maravilhosa, amante da leitura e de um bom café.

7 comentários

  1. Aqui está a paciência dos SANTOS. Aqui estão os que guardam os MANDAMENTOS DE DEUS E A FÉ EM CRISTO. Apocalipse 14:12. Não passarão os céus e a terra sem que tudo se cumpra da lei. Vamos pregar o verdadeiro evangelho?

    Aqui está a paciência dos SANTOS. Aqui estão os que guardam os MANDAMENTOS DE DEUS E A FÉ EM CRISTO. Apocalipse 14:12. Não passarão os céus e a terra sem que tudo se cumpra da lei. Vamos pregar o verdadeiro evangelho?

    Cristo não aboliu a lei mas cumpriu. Nem um jota ou um til se omitirá da lei. Leia Tiago 2. Que devo fazer para herdar a vida eterna? Paulo não pecou em nada contra a lei. Você lê realmente a Bíblia? Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo.

    Mateus 23:13

    • Paz e graça, tudo bem?

      1. Sim, eu realmente leio a Bília, mas apenas ler não é o suficiente. Devemos ler as Escrituras como “testemunhas de Cristo” pois esse foi o propósito que Ele deu a ela (João 5:59).

      2. O texto de “abolir ou cumprir a Lei” se encontra em Mateus 5:17-19. “Cumprir” denota que a Lei e os profetas apontam para Jesus
      que é a sua realização. A antítese do texto não é entre “abolir” e “manter”, mas entre “abolir” e “cumprir”. O escritor Mateus, nos primeiros capítulos escreve sete vezes no sentido de “Tudo isso aconteceu para cumprir o que foi dito por meio do profeta …” (veja 1:22; 2:5; 2:15; 2:23; 3:3; 4:14). A conclusão é que Jesus veio para cumprir todos os detalhes do Antigo Testamento que apontam para ele. Os detalhes não passarão sem serem cumpridos em Cristo.

      3.O texto de Tiago diz, “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos” (2:10). Eu gostaria de saber como tem sido a sua vida na Lei, como é a sua avaliação a apartir desse texto?

      4.Não sei se você sabe, mas o fariseus religiosos eram grandes “defensores da Lei (torah)” e foram fortemente criticas por Jesus, como nesse texto que você citou.

    • E o que isso tem haver com a publicação?

      1. A palavra Trindade não está na Bíblia, mas o conceito está.

      2. Se para você a Graça não é HIPER, então você está seguindo um Evangelho fraco e aguado.

      3. Além disso, o rótulo Hiper Graça é claramente uma terminologia bíblica a respeito da Graça. Em Romanos 5:20 diz que onde “abundou o pecado, superabundou a graça”:

      O termo superabundou aqui é huperperisseuó (Grego), que em inglês se traduz como “hyper”, e em português como “hiper”. A tradução de Strong enfatiza que “huper” é “excedendo, além”. Ou seja, ultrapassa limites.

  2. paz irmão, uma benção seu texto, li tudo e fui muito edificado. li os comentário dos irmãos descordando do que você escreveu, que no caso você repetiu né? pois você repetiu o que Paulo sempre fala em sua cartas.

    diante dos argumentos dos irmãos que estão insatisfeitos, Paulo afirma que além da lei ser nosso tutor, ele também diz que ela é um véu, e ela só é retirada quando cristo a retira dos nossos olhos. Olha que interessante, você escreveu um texto que reposiciona nossos olhos para Jesus, mas os irmãos estão insatisfeitos e em vez de concordar eles defendem a lei.

    Ao meu vê, Jesus tira o véu e eles colocam de novo, a lei diz vá para cristo, e eles pedem para o tutor vim junto.
    irmãos se a lei é tão necessária, por que Jesus tira ela dos nossos olhos?
    se a lei é tão necessária, por qual motivo a lei nos entrega a Cristo e depois ela mesma vai embora?

    • Paz irmão! Obrigado por ler o texto e comentar!

      Exatamente, sempre haverá críticos do puro Evangelho.

      Ótimo pergunta! Mostra que a Lei é apenas um instrumento. Cristo é suficiente!

  3. os que não concordam são os judeus atuais, aqueles do sétimo dia. o apostolo Paulo os chama de falsos irmão que pregam outro evangelho, não que seja outro senão que querem perverter o verdadeiro evangelho. eles ainda não entenderam o propósito da lei. eles estariam corretos se Cristo ainda não tivesse vindo. hoje esses falsos irmão distribuem um livro de uma profetisa falsa. quando se anuncia um evangelho falso se cria crentes falsos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Conheça nossa Loja de Livros e E-Books!