Nem só de pão viverá o homem – Uma Realidade Espiritual


Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”.
Mateus 4:4

O que esse verso significa? O que é a Palavra de Deus? Neste texto eu gostaria de responder essas questões e mostrar que nesse verso Jesus está revelando verdades preciosas do Evangelho.

“Nem só de pão viverá…”


O contexto do verso: Jesus estava jejuando no deserto. O diabo lhe trouxe uma tentação. Ele disse: “Se és verdadeiramente o filho de Deus, transforma essas pedras em pães” (v.3) O verso 4 é a resposta de Jesus.

Jesus ao proferir essas palavras não está atacando a alimentação, mas sim a crença de que o homem é meramente um ser material e físico, e que sua identidade reside nesse mundo natural. Jesus estava mostrando que a realidade espiritual está acima da realidade material e física, por isso “nem só de pão viverá o homem”.

Levando esse ponto além, o jejum de Jesus não é um exemplo a ser seguido, mas uma declaração de que o homem não é um ser material e físico, mas um ser espiritual. Jesus, sendo Deus-Homem, mostrou através do Jejum, que a realidade primária do homem é o espírito.

Quando Jesus afirma, “nem só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus”, não está dizendo que o alimento do homem deve ser, em primeiro lugar, a Bíblia. Não existe base para tal afirmação. O homem vive por aquilo que a Bíblia descreve e aponta. O que a Bíblia aponta? Devemos reformular essa questão: Para Quem a Bíblia aponta? Para Jesus.

Jesus disse:

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida” João 14:6

“Eu sou o pão vivo que desceu do céu, quem comer deste pão viverá eternamente” – João 6:35

Jesus é o alimento que o homem precisa. Nem só de pão viverá o homem porque o homem, sendo um ser espiritual receptivo, precisa e anseia pelo alimento vivo: Jesus Cristo.

A Palavra de Deus

Outra consideração importante desse texto é a declaração que Deus-Pai faz acerca de Jesus no momento de seu batismo. Quando Jesus é batizado por João batista, antes de ir para o deserto, uma voz ecoa do céu e afirma:


“Este é o meu filho amado em quem eu me agrado” Mateus
3:17


Perceba, Deus acaba de proferir uma Palavra, ou seja, a palavra que sai da boca de Deus (este é o meu filho amado em quem eu me agrado) é a palavra que sustenta a vida de Jesus. O jejum de Jesus foi sustentado por essa Palavra de Deus. Jesus foi para o deserto após ouvir essa Palavra de Deus.

Quando Jesus menciona que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus, ele tinha em mente: 1) Ele mesmo como o verbo encarnado, a Palavra Viva. 2) As declarações de Deus sobre quem somos nEle.

Jesus venceu a tentação não por esforço próprio, mas pela confiança na Palavra que saiu da boca de Deus de que ele era um filho amado.

Satanás colocou a declaração de Deus em prova, ele disse: “se és verdadeiramente o filho de Deus…”. Jesus contestou o diabo afirmando que a Palavra de Deus é verdadeira e não requer aditivos ou provas, Ela é um fato, o que Deus diz é a realidade.

A Palavra de Deus é uma realidade espiritual. Quando Deus criou o homem, Ele criou o corpo com o pó da terra, e “soprou sobre ele o sopro da vida” (Gênesis 2:7). Esse sopro é o espírito (a palavra espírito significa sopro). Portanto, o espírito do homem veio diretamente de dentro de Deus.

Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. O homem não viverá somente no mundo material, ele viverá da realidade espiritual, pois seu espírito procede da boca e do ser de Deus.

Para finalizarmos este estudo, preciso mencionar Isaías 55:11 que diz:


Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
Isaías 55:11

Esse verso mostra que os efeitos da Palavra de Deus são profundos:

  1. O que Deus diz se realiza. Sua Palavra não volta vazia, ela não é uma mera declaração abstrata sem poder.
  2. O que Deus diz sobre nós (Que somos Santos, Justos e perfeitos) não é uma mera declaração, mas a realidade, pois sua Palavra se realiza.

Esse estudo serve para demonstrar que o verso de Mateus 4:4 (nem só de pão viverá o homem) é puramente cristocêntrico. Jesus está declarando que Ele mesmo é o alimento, e que todas as afirmações de Deus a nosso respeito são a realidade, e que por elas devemos viver.

Conheça nossa Loja de Livros e E-books da Graça!

Eliezer Oliveira
Eliezer Oliveira

Tenho 25 anos e sou diretor do Blog Vida Trocada, autor dos livros E Ele nos tornou Santos, Nada Além do Sangue (Livro Publicado) e Hiper Graça: O Que Realmente Defendemos (Livro Publicado). Também sou coautor do livro Interpretando a Escritura. Sou professor do curso Universidade da Graça, Vida na Graça e Teologia com Graça, e também atuo como Escritor Fantasma para alguns ministérios. Atualmente estou cursando Teologia (ESTÁCIO), sou casado com uma escritora maravilhosa, amante da leitura e de um bom café.

Um comentário

  1. Se eu interpretar essa passagem de que precisamos de equilíbrio e que necessitamos dos dois do pão da vida e da palavra que sai da boca de Deus estaria certo,que Cristo Jesus salva porém necessário a palavra de Deus que forma a bíblia para nossa salvação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *