MENU
O que é a Doutrina da Hiper Graça? – Características da Doutrina da Graça
O Evangelho da Graça, as vezes chamado de “Hiper Graça”, pode ser definido como a “Doutrina da Graça”. Porém, o que seria essa Doutrina? Quais a características que diferenciam essa Doutrina das demais? O que de fato é a Doutrina da Hiper Graça?
1. A Doutrina da Hiper Graça é “saudável”
No Novo Testamento, os apóstolos falaram bastante sobre a “sã doutrina”, a “doutrina saudável”. Doutrina é uma palavra que vem do grego (didaquê) que significa “ensino”. O ensino saudável, de acordo com Paulo, é o Evangelho da Graça:
Essa sã doutrina se vê no glorioso evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito. (1 Timóteo 1:11)
Quando Cristo foi aos céus, deixou os apóstolos como os encarregados de trazerem o ensino do Evangelho. E o Evangelho, de acordo com Paulo, diz respeito a Cristo e sua obra salvífica:
Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão. Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. (1 Coríntios 15:1-4)
Desta forma, a doutrina da Hiper Graça abrange o Evangelho da Graça, todos os ensinos que nos revelam a vida e obra de Cristo. Essa doutrina é saudável porque nos informa a obra redentora de Cristo por nós, em nós e através de nós.
2. É centrada em Jesus
A doutrina da Hiper Graça é centrada na Graça de Deus, não foca em nossas vãs tentativas e esforços e não está preocupada com o orgulho humano. Esse ensino, essa doutrina, descreve o ato redentor e gracioso de Deus em Cristo como o nosso único meio de salvação, identidade e vida abundante.
No livro, “Hiper Graça: O Que Realmente Defendemos”, afirmo o seguinte sobre os fudnamentos do nosso ensino:
Tudo se resume a Cristo, e nada está fora dEle. Sua obra e a Nova Aliança são o que são em e por causa de Cristo. Portanto, o fundamento da Hiper Graça se trata do Cristocêntrismo – todos os nossos olhos são direcionados para Jesus. (Hiper Graça: O Que Realmente Defendemos (Pod Editora, 2023), pág. 50)
É isso que Paulo expressa em um verso memorável:
É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção. (1 Coríntios 1:30)
A Doutrina da Graça está centrada em Cristo do começo ao fim. É Cristo na justificação, é Cristo na santificação e é Cristo na vida cristã diária. E esse Cristo é a Graça de Deus a nós.
Paulo explica como o Evangelho está centrado na Graça quando combate os judaizantes em sua carta aos gálatas:
Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho. (Gálatas 1:6)
3. A Doutrina da Graça produz práticas corretas
A Doutrina da Hiper Graça não nos joga na libertinagem, mas no insere na verdadeira piedade. Esse detalhe é crucial: não somos inseridos em uma vida correta por meio do esforço. A vida correta se trata de um fruto de estarmos na Graça:
Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça. (Romanos 6:14)
Os cristãos tendem a separar a doutrina da prática. Eles pensam que “não basta conhecer, é preciso praticar” ou que a doutrina é irrelevante, que o conhecimento é desnecessário. O Evangelho, porém, descreve a prática como um produto da doutrina. Os dois são inseparáveis:
Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade, fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos. (Tito 1:1,2)
Observe que Paulo fala do “conhecimento da verdade que conduz a piedade” (v.1) Isto é, a doutrina correta produz comportamentos corretos. No meu novo livro, Hiper Graça: O Que Realmente Defendemos, eu explico como isso funciona:
O viver correto está baseado na crença correta que, por sua vez, está alicerçada no conhecimento correto. O conhecimento verdadeiro e centrado no Evangelho produz crenças verdadeiras, que acabam resultando em comportamentos verdadeiros e corretos.1
Isso é um ensino notório e bem fundamentado no Evangelho da Graça, na “Hiper Graça”. O pastor Joseph Prince, assim como outros pastores da Graça, já escreveu várias vezes que somente o “crer corretamente pode levar ao viver corretamente”.2 O curioso é que até mesmo um dos críticos da “Hiper Graça”, o Pr. Luciano Subirá, concorda com essa relação:
Costumo declarar que um entendimento equivocado conduz a uma crença equivocada; consequentemente, ao lugar errado. Em contrapartida, um entendimento correto conduz a uma crença correta; consequentemente, ao lugar correto. Dessa forma, o entendimento correto da graça de Deus é não apenas importante, mas poderoso, porque pode produzir grande impacto na vida espiritual de quem o alcança.3
Qualquer pastor HG concordaria com a descrição de Subirá. No entanto, discordamos de COMO Subirá aplica tal relação (demonstramos isso em uma série de textos aqui no blog).
A Doutrina da Hiper Graça produz uma vida correta porque nos conduz a confiar em Deus ao invés de em nossos esforços. Somos tirados de nós mesmos e olhamos para Jesus em sua obra redentora. Tal mudança de olhar é o único meio para vivermos vidas corretas:
Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. (Hebreus 12:1,2)
Conclusão
Portanto, doutrina da Graça se trata do Evangelho da Graça, que tem sido rotulada de “Hiper Graça”. Essa Doutrina está centrada na Graça de Deus em Cristo como a base de nossa salvação, de nossa vida com Deus e da prática correta. A Doutrina da Graça é nada mais e nada menos do que o Evangelho de Jesus!
Deseja saber mais sobre a Hiper Graça? Acesse: O que é a Hiper Graça? Uma Heresia ou o Verdadeiro Evangelho?
Notas de rodapé
- Eliezer Oliveira, Hiper Graça: O Que Realmente Defendemos (Pod Editora, 2023 – RJ), pág. 227.
- Joseph Prince, Destinados a Reinar, pág. 192, 199, 200. Veja O poder de Crer Corretamente (Bello Publicações, 2015); Favor Imerecido, pág. 75, 166, 216-218.
- Luciano Subirá, Graça Transformadora, pág. 8.