Evangelho da Graça – A perseguição religiosa

Com o crescimento da pregação do Evangelho da graça nos últimos tempos, vemos também um número maior de opositores a esta mensagem, o que na verdade não surpreende. Afinal, não é uma exclusividade dos dias de hoje a graça ser perseguida e o evangelho modificado, como veremos no decorrer deste texto.

Ouvir falar sobre “tomar cuidado com a graça“, nunca esteve tão frequente neste século como no momento em que vivemos hoje. Cada vez mais se intensificam as acusações a respeito dos ministros que pregam o Evangelho da Graça. Eles são chamados de “libertinos”, “pregadores do evangelho da porta larga” e são atribuídas a eles frases como “você pode pecar a vontade”.

Todas essas coisas Paulo também teve que responder. É bom lembrarmos que todo o ministério de Paulo teve como base a mensagem da graça – por isso ele diz que a carreira dele era testemunhar o Evangelho da Graça (Atos 20:24). E quem prega a graça, sofre oposição da religião. Não tem como pregar sobre o Favor Imerecido de Deus e não incomodar religiosos.

O medo de pregar a Graça

Paulo escrevendo aos gálatas, se indigna pelo fato da igreja estar se afastando das boas novas da graça. E ele conta uma história interessante: Pedro, o apóstolo que teve 3 mil conversões em sua primeira pregação, ficou com medo de se firmar na graça por causa dos judeus. É claro que Paulo não deixou isto ficar assim, mas confrontou Pedro. E desta repreensão saiu a famosa e brilhante conclusão:

“Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão.” – Gálatas 2:21

Pedro teve medo da perseguição e acabou por tentar agradar os homens ao invés de escolher o favor de Deus como Paulo fez (Gálatas 1:10). Para Pedro chegar a este nível, pode-se imaginar como a mensagem da graça era atacada.

Nunca foi fácil pregar sobre um Deus que aceita as piores pessoas, que perdoa todos os pecados sem jamais lembrar deles e que abençoa sem pedir nada em troca. Os ministros da condenação não aceitam isso. Eles querem que você conquiste a aceitação de Deus com seu suor, sua obediência, sua dedicação. Eles esquecem que foi a Obediência de um só homem que nos tornou justos, santos e aceitáveis (Romanos 5:19; Colossenses 1:22). Não consideram mais o sacrifício de Cristo suficiente.

E estes ministros estão presentes hoje no meio da igreja, não mais conhecidos como “judeus”, mas seguindo a mesma lógica dos judaizantes. Eles dão continuidade àquela perseguição e começam a caçar erros e deslizes nas falas dos ministros da Justiça para tentar trazer vergonha e retaliação ao Evangelho da graça. Tentam a todo custo apontar pecados e heresias nas vidas e palavras dos seus próprios irmãos para tentar tirar o valor deles.

No entanto, o valor dos filhos de Deus não está no que os homens falam sobre eles, mas sim no que o próprio Deus fala a respeito deles. E Deus diz, através de Cristo, que somos amados e favorecidos, ainda que não mereçamos.

A Graça basta

Nós (faço questão de me incluir), pregadores da graça, estamos firmes na Verdade que Cristo mostra ao nosso respeito. E não retrocederemos. Decidimos, pela fé na revelação que o Espírito trouxe, que Cristo, a Graça encarnada, nos basta!

Encerro dizendo que, ainda que alguns queiram permanecer neste caminho condenatório, Deus segue amando e aceitando. Espero que todos possamos crescer neste entendimento, a fim de que diminuam as intrigas e maledicências no meio da Igreja.

Lucas Almeida
Lucas Almeida

No final de 2015 fui tocado pela mensagem da Graça. De lá pra cá, Deus vem me ajudando a conhecer mais das riquezas do Seu Favor. Tenho prazer em poder escrever hoje sobre as Boas Novas de Cristo. Congrego na Nova Igreja da Barra - RJ, onde sigo aprendendo sobre a Graça, e sou graduando em Psicologia.

7 comentários

    • Eu louvo a Deus por levantar irmãos como vcs que não se acovardam diante de opositores do Evangelho! Me alegra demais o coração conhecer mais e mais de Cristo e viver a nova natureza conquistada por Ele e essa Graça, como diz o texto, nos basta! Continuem ousados, intrépidos no amor abundante que nos chamou para o Seu Reino de Luz! Por vezes é triste percebermos que em nosso meio, muitas vezes, se utiliza a Palavra de Deus recortada e fora de contexto para exigir honra a “autoridade pessoal” e se conseguir manipular pessoas estrategicamente para executar caprichos! Porém a Igreja tem apenas UM SENHOR…JESUS!!!! E ELE CUIDA DE NÓS! Glóriaaaaa a Deus!

  1. Bem esclarecedor seu texto. Gostei muito do assunto abordado. Infelizmente é o que se vive hoje entre o meio evangélico, alguns pastores ainda tentam usar da religiosidade para tentar impor algumas práticas da lei como um dos fatores para a salvação e se esquecem do principal: O favor imerecido da Graça.
    Deus continue te abençoando com estes esclarecimentos Lucas.
    Obs.: O preço já foi pago e não há nada nesse mundo que possa se comparar, nem mesmo se aproximar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *