“Sede Santos em Toda a Vossa Maneira de Viver”?

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver (1 Pedro 1:15)

O que o Apóstolo Pedro queria nos dizer ao escrever isso?

Com certeza você já se perguntou, o que significa “sede santos em toda a vossa maneira de viver?”

Quem sabe, em alguma igreja próximo de sua casa, tenham te dado uma resposta. Essa resposta respondeu a sua dúvida, mas te deixou extremamente ansioso e angustiado. Você ouviu que precisa se esforçar muito para se livrar de atos de pecados em todas as áreas de sua vida, e assim, se tornar santo, ou “um pouco mais santo“. E isso, é “sede santos em toda a vossa maneira de viver.” É se esforçar completamente e viver piedosamente em todas as áreas da vida, para assim conquistar a identidade de santo.

Como eu, com certeza você ficou preocupado e desanimado ao ouvir isso. Existem áreas da sua vida que você tem lutado contra comportamentos que estão longe de serem “santos”. Na verdade, todos nós temos. Isso quer dizer que não somos santos?

Pedro nos deu a resposta no mesmo verso em que nós temos essas dúvidas: Somos chamados a sermos Santos como Deus é Santo.

Sede santos em toda a vossa maneira de viver?

Eu gosto muito do tema santidade. Escrevi muito sobre santidade em meus Livros. Gostaria de compartilhar com você o que Pedro tinha em mente ao dizer que devemos “ser Santos como aquele que nos chamou”:

Acreditamos que esse “sede santo como Ele, sede santos em toda a vossa maneira de viver”, é um trabalho árduo da vida cristã diária. Se precisamos ser Santos como Deus é Santo, a pergunta certa é: Qual esforço Deus utiliza para ser Santo? Qual a medida de trabalho e dura severidade Deus utiliza em si mesmo para levá-lo a ser santo? A resposta é: nenhuma. Deus é Santo naturalmente, é sua natureza ser santo. Outra questão é: Deus precisa “fazer” para “ser” santo ou Ele é em essência santo antes mesmo de qualquer comportamento? Assim como Deus, somos santos antes de qualquer comportamento, antes do “fazer”. (Nada Além do Sangue – Capítulo 4)

Se Pedro nos diz que devemos “ser santos” como Deus, então precisamos entender que:

  • Deus é Santo antes mesmo de qualquer obra de piedade que saia da parte dEle. Ou seja, devemos ser santos antes de qualquer obra;
  • Deus não usa nenhum tipo ou espécie de esforço para “Ser Santo”, logo não é por esforço que seremos santos.

Mas o que é ser Santo? Qual o significado de “Santo”?

Dizer que “Deus é santo” é se referir à totalidade, plenitude, beleza e vida abundante que transborda dentro da Divindade. Deus não tem falta de nada, Ele é autossuficiente e totalmente indivisível. Ele não precisa de nada e ninguém fora de Si mesmo. A santidade não é um aspecto do caráter de Deus, é todo o pacote em unidade gloriosa …

Santidade significa perfeição no sentido de plenitude. Quando Jesus, o Santo, veio nos exortar a “sermos perfeitos”, Ele estava nos convidando a uma vida de totalidade e santidade (veja Mt 5:48). (E Ele nos tornou Santos – Capítulo 4 – O que é ser Santo?)

Ser santo é ser completo. Deus é Santo porque não precisa de nada fora, Ele possui tudo dentro de si mesmo.

Jesus é Santo. Paulo nos diz que “nEle habita corporalmente toda a plenitude da divindade.” (Colossenses 2:9).

“Mas como eu me torno Santo?”

No versículo seguinte Paulo dá a resposta: “E estais completos nEle…” (10).

Ser santo é ser completo, e somos completos porque temos Cristo. Estamos em Cristo! Precisamos de mais alguma coisa além de Jesus? Cristo é suficiente!

Em todas as áreas?

Provavelmente até aqui você entendeu que:

  1. Se devemos Ser Santos como Deus, precisamos ser santos antes de qualquer obra
  2. Ser Santo é ser Completo e somos Completos porque temos Cristo

Agora temos uma base para compreendermos o que significa “sede santos em toda a vossa maneira de viver”. Novamente, gostaria de citar o que escrevi em um dos meus Livros:

“Sede santos em toda a vossa maneira de viver”. Como já mencionei, ser Santo é ser completo, e Pedro está dizendo que devemos agir como santos em toda a nossa maneira de viver. Em quantas coisas? Em todas. Isso descreve exatamente o que é ser santo, ser completo. Só podemos viver de forma correta em todas as áreas se possuímos tudo o que é necessário para cada área.” (Nada Além do Sangue – Capítulo 4)

O fato de sermos chamados para vivermos em piedade em todas as áreas demonstra que ser Santo é ser Completo. Já somos Santos em nosso espírito porque possuímos Cristo, e Cristo é Tudo. Agora, somos chamados a “jorrar” essa santidade para fora, derramar a plenitude do nosso espírito para todas as áreas de nossas vidas. Isso tudo não é feito por esforços, como vimos, mas pela simples fé (Romanos 1;17). Você é Santo, é Completo, agora deixe essa Plenitude se manifestar!

Conheça nossa Loja de Livros e E-books da Graça!

Eliezer Oliveira
Eliezer Oliveira

Tenho 25 anos e sou diretor do Blog Vida Trocada, autor dos livros E Ele nos tornou Santos, Nada Além do Sangue (Livro Publicado) e Hiper Graça: O Que Realmente Defendemos (Livro Publicado). Também sou coautor do livro Interpretando a Escritura. Sou professor do curso Universidade da Graça, Vida na Graça e Teologia com Graça, e também atuo como Escritor Fantasma para alguns ministérios. Atualmente estou cursando Teologia (ESTÁCIO), sou casado com uma escritora maravilhosa, amante da leitura e de um bom café.

12 comentários

  1. Amém. Na verdade é isso, somos Santos pela fé em Cristo Jesus.
    Algumas inquietações:
    Pedro aí refere-se na manifestação da Santidade em tudo que é a prática da Santidade certo?

    – Creio que a dificuldade está em refletir essa santidade em tudo que fazemos .

    • Olá Edivaldo! Paz e Graça!
      Acredito que o ponto de Pedro é amplo: Somos Completos (Santos) e agora chamados a vivenciar essa Plenitude em todas áreas de nossas vidas. Não seria um desperdício possuir tudo e não usar nada?
      Pedro está chamando seus leitores a expressar a natureza que já possuíam em Cristo, e sim, o que nos leva a expressar a santidade é meditar diariamente e constantemente em quem somos em Cristo. Pedro faz isso em suas cartas.
      Refletir essa santidade não é um trabalho nosso, justamente porque somente Aquele que é tudo em nós, pode vivenciar tudo ao nosso redor. Por isso, o nosso trabalho é apenas descansar pela fé.
      Espero ter ajudado!

  2. Em toda maneira de viver que nosso irmão Paulo se refere as vestimenta do povo de DEUS como está escrito em 2 timotio 9

    • Não está claro no contexto como Pedro poderia estar falando de vestimentas. Essa é uma suposição e uma imposição ao texto. Geralmente cristãos mais religiosos e presos a costumes usam esse texto para falar de roupas e vestes. No entanto, Pedro não manifesta a mesma preocupação aqui. Na verdade, o próprio apóstolo Paulo se manifestou contra aqueles que criam doutrinas a respeito de roupas. Ele chamou isso de “doutrina de homens”:

      Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que é que vocês, então, como se ainda pertencessem a ele, se submetem a regras:
      “Não manuseie! ” “Não prove! ” “Não toque! “?
      Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos.
      Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne.

      Colossenses 2:20-23

  3. Deus não utiliza nenhum esforço para ser santo porque “ser santo” faz parte de sua natureza. Entretanto, nós precisamos, sim, nos esforçar para alcançarmos a santidade, pois o ser humano, por natureza, é imperfeito e inclinado ao pecado, por conta da carne.
    Em Hebreus 12:14, fica claro que a santidade depende de um esforço do homem para ser alcançada. Está escrito: “ESFORCEM-SE para viver em paz com todos e PARA SEREM SANTOS; sem santidade ninguém verá o Senhor.”

    • Boa tarde!

      1. Sua primeira tentativa de explicação é contraditória com o próprio texto em questão. Em 1 Pedro 1:15 Pedro ancora nossa posição de santidade no próprio ser e caráter de Deus. Você contradiz isso ao afirmar explicitamente que enquanto Deus é santo por natureza, nós devemos ser santos por esforço. Outro complicador para sua posição é a simples questão da natureza. O próprio texto de Pedro está falando sobre a natureza essencial daquele que está em Cristo. Ele é, por natureza, santo. A natureza não pode ser meramente mudada por esforço. Um cão pode miar, mas continua sendo um cão, mesmo que se esforce. Do mesmo modo, se somos por natureza imperfeitos e pecadores, esforço nenhum será suficiente para transformar nossa natureza essencial. É ridículo pensar o contrário.

      2. O texto de Hebreus 12:14 não está falando de natureza. Na verdade, não sei qual versão você está utilizando, pois o termo original no texto não é “hagios” (santo) mas hagiasmós (que se refere a prática da santidade e não a natureza em si). Verifique as versões (KJV, ACF e etc.) Tenho um texto aqui no blog comentando melhor esse texto: https://vidatrocada.com/sem-santidade-ninguem-vera-o-senhor/

      3. Por último, a questão do “esforço” no verso 14 se trata de agir de acordo com a identidade já estabelecida. Isto é, não se trata de se esforçar para obter uma posição e identidade em Deus, mas a partir da identidade já estabelecida. É o mesmo ponto expresso por Paulo em uma de suas cartas: “Portanto, assim como recebeste a Cristo Jesus, o Senhor, assim também andai nele” ( Colossenses 2:6 ) Além disso, no próximo verso o autor de Hebreus explica que esse esforço não é sem direção, mas está dentro do Evangelho: “Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus” (Hebreus 12:15) Isto é, devemos nos esforçar para nos manter na Graça, e isso produz paz e santidade. O mesmo se repete em Hebreus 4:11 onde o autor fala de se “esforçar para descansar”.

  4. Que maravilha, compreender este texto, nesse aspecto existe mais luz no entendimento do que pensamos, parabéns pela explicação maravilhosa 👏👏👏

  5. O versículo Sede Santo em toda vossa maneira de viver, quer dizer que devemos ser Santo no falar, no agir, nas vestes, no olhar, no cantar, no sentar, na maneira de tratar o cabelo, enfim um séries de coisas que não agradam a Deus. E ser Santo de Corpo, Alma e Espírito, sem as santificacoes dessas três partes do ser humano, o ser humano não pode ver a Deus.

  6. O versículo Sede Santo em toda vossa maneira de viver, quer dizer que devemos ser Santo no falar, no agir, nas vestes, no olhar, no cantar, no sentar, na maneira de tratar o cabelo, enfim um séries de coisas que não agradam a Deus. E ser Santo de Corpo, Alma e Espírito, sem as santificacoes dessas três partes do ser humano, o ser humano não pode ver a Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *