Falar em línguas é importante? Por que devo falar?

A criança engatinhando no piso da sala.  A casa está cheia de visitas de parentes e amigos. Os pais estão sorrindo, olhando para sua pequena filha do sofá. Sorrisos e risos invadem a casa. “Ela tá quase aprendendo a falar” – diz a mãe toda sorridente. Os parentes e amigos da família estão todos focados naquela linda criança. No meio de toda a alegria, ela solta um “bea-bá”. No mesmo instante, os pais se olham e repetem – “ela quer colo!”.

“Como eles sabem o que ela quer?” se perguntam os demais que estão na casa. A resposta é simples: eles são os pais. Os pais entendem o nosso falar, e nossas “línguas” – mesmo que sejam meras palavras sem sentido.

Falar em Línguas: comunicação do espírito

Você já ouviu falar que o nosso “corpo fala?”. As nossas expressões faciais, nossas mãos e toda a nossa postura expressam nossas emoções e sentimentos do momento presente. Assim como nossa mente possui uma linguagem – português, japonês, inglês etc. Da mesma forma, nosso corpo possui uma linguagem. O nosso ser sabe falar diversas línguas. Todo o nosso ser foi criado para ser comunicativo, e se comunicar com outros. Esse “outro”, é claro, precisa entender a nossa linguagem.

Só quem sabe português vai entender quando ouvir alguém dizer – heey você poderia ter dado a seta, não é? Apenas quem é hábil na comunicação corporal entenderá a linguagem corporal do seu amigo ou parente quando esses estiverem tristes.

Preciso mencionar que não somos seres com apenas corpo e mente (alma). Na verdade o corpo e a alma não são a essência de quem somos. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26). Jesus destaca que Deus é Espírito (João 4:24). Portanto, se somos a imagem e semelhança dEle, somos espírito.

Assim como o nosso corpo e alma possuem uma linguagem, a nossa essência, o espírito, também possui. Essa linguagem é expressa através do corpo e da alma. No entanto,  como Paulo descreve, é uma linguagem indecifrável para os sentidos humanos:

Porque o que falar em línguas não fala aos homens, mas a Deus. Pois ninguém o entende, mas em espírito fala em mistérios (1 Coríntios 14:2)

Assim como as visitas naquela casa, quando falamos em línguas ninguém nos entende. Quem entendeu a pequena criança?  Os seus pais. Quem nos entende quando falamos em línguas? Nosso Aba, Pai.

“Por que falar em línguas?” Porque assim como a criança quando fala “bea-bá” se comunica perfeitamente com seus pais, quando falamos em línguas estamos fazendo a oração mais perfeita do que milhões de palavras em português ou em qualquer outra língua. Nosso Pai nos entende, esse é o principal motivo. Quando você fala em línguas, conversa com seu Pai sobre riquezas indescritíveis e Ele responde.

Eliezer Oliveira
Eliezer Oliveira

Tenho 25 anos e sou diretor do Blog Vida Trocada, autor dos livros E Ele nos tornou Santos, Nada Além do Sangue (Livro Publicado) e Hiper Graça: O Que Realmente Defendemos (Livro Publicado). Também sou coautor do livro Interpretando a Escritura. Sou professor do curso Universidade da Graça, Vida na Graça e Teologia com Graça, e também atuo como Escritor Fantasma para alguns ministérios. Atualmente estou cursando Teologia (ESTÁCIO), sou casado com uma escritora maravilhosa, amante da leitura e de um bom café.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *