O que é cair da Graça? Te Ensinaram Errado!

Caindo da Graça

É interessante perceber como a expressão “cair da graça” se popularizou, até mesmo entre não-cristãos. E ela é sempre vista como sinônimo de “estar em pecado” ou de “transgredir”. Foi esse significado que muitos cristãos deram à sentença. Mas será que isto está certo? Quando pecamos, caímos da graça?

O que é cair da Graça?

Para respondermos, precisamos ir ao texto bíblico.

“Pois está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre. O filho da escrava nasceu de modo natural, mas o filho da livre nasceu mediante promessa. Isso é usado aqui como uma ilustração; estas mulheres representam duas alianças. Uma aliança procede do monte Sinai e gera filhos para a escravidão: esta é Hagar. Hagar representa o monte Sinai, na Arábia, e corresponde à atual cidade de Jerusalém, que está escravizada com os seus filhos. Mas a Jerusalém do alto é livre, e essa é a nossa mãe (…) Vocês, irmãos, são filhos da promessa, como Isaque. Naquele tempo, o filho nascido de modo natural perseguia o filho nascido segundo o Espírito. O mesmo acontece agora. Mas o que diz a Escritura? “Mande embora a escrava e o seu filho, porque o filho da escrava jamais será herdeiro com o filho da livre”. Portanto, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre. Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. Ouçam bem o que eu, Paulo, lhes digo: Caso se deixem circuncidar, Cristo de nada lhes servirá. De novo declaro a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a cumprir toda a lei. Vocês, que procuram ser justificados pela lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça.” (Gálatas 4:22-26, 28-31; 5:1-5)

A carta de Paulo aos gálatas desde o início traz exortações sobre ministros que se levantavam no meio deles para pregar um falso evangelho, um evangelho contrário à graça (Gl 1:6-9). Segundo o apóstolo, até Pedro chegou a se afastar deste evangelho, voltando-se para a Lei (Gl 2:11-21).

Acontece que estes supostos ministros se levantavam para trazer condenação aos irmãos na Galácia e fazê-los voltar a vida aprisionada da Lei, inclusive forçando-os a circuncidarem. Por isso, na citação acima, Paulo faz uma alegoria, na qual Hagar e o Monte Sinai (onde a Lei foi dada) representam a Jerusalém terrena e aprisionada de sua época. E ele diz que nós somos da Jerusalém do alto (Ap 21:10) que é livre (representa a Graça). A Lei aprisiona, Cristo liberta.

“…Ouçam bem o que eu, Paulo, lhes digo: Caso se deixem circuncidar, Cristo de nada lhes servirá. De novo declaro a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a cumprir toda a lei. Vocês, que procuram ser justificados pela lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça.”

Veja bem, Paulo não diz em momento algum que alguém que peca se separa de Cristo e cai da graça. Para Paulo cair da Graça não é pecar. Ele afirma com todas as letras que são os que “procuram ser justificados pela lei”. Tentar ser justo pela Lei é cair da Graça. É o velho problema das pessoas que querem alcançar salvação, justificação e santidade pelas próprias obras, pelo próprio mérito. Nesta carta, Paulo derruba esta ideia completamente e mostra a simplicidade do Evangelho. A vida do cristão não é Cristo + alguma coisa, é Cristo somente. Quando tentamos conquistar salvação, aceitação, santidade, prosperidade e justiça pela força do nosso braço, estamos declarando que algo no sacrifício e na ressurreição de Cristo ficou incompleto. Mas graças a Deus que isso não é verdade! O sacrifício foi perfeito e não o tornaremos vão.

Não anulo a graça de Deus, pois, se a justiça provém da Lei, segue-se que Cristo morreu em vão.
Gálatas 2:21

Conheça nossa Loja de Livros e E-books da Graça!

Lucas Almeida
Lucas Almeida

No final de 2015 fui tocado pela mensagem da Graça. De lá pra cá, Deus vem me ajudando a conhecer mais das riquezas do Seu Favor. Tenho prazer em poder escrever hoje sobre as Boas Novas de Cristo. Congrego na Nova Igreja da Barra - RJ, onde sigo aprendendo sobre a Graça, e sou graduando em Psicologia.

3 comentários

  1. Passei 17 anos numa seita onde os fiéis usavam esse termo para se referir a alguém que se libertou daquele ensino(maligno) ou para quem saiu da igreja pra ir pro mundo. Hoje percebo que na verdade são eles que caíram da graça, pois eles tem a total convicção de que por se batizarem e seguirem todas as regras impostas pela igreja serão salvos. Infelizmente eu tbm pensava igual a eles. Por graça e misericórdia de Deus eu conheci o evangelho maravilhoso de Jesus e me libertei dessa seita que se intitula a graça e o caminho da salvação, mas na verdade são verdadeiros inimigos da cruz de Cristo. Que Deus tenha piedade deles e os leve até o verdadeiro evangelho

    • 1. Se você está citando o texto é VOCÊ quem tem que explicá-lo. Não fuja ou tente jogar a responsabilidade sobre outro. 2. Se acha que a interpretação do Lucas está errada, o que acha de fornecer sua própria explicação de Gálatas ao invés de vir aqui choramingar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *