MENU
7 Verdades Sobre o Evangelho da Graça: Boas Novas!
Eu lembro que a primeira vez que li sobre o “Evangelho da Graça” fiquei assustado e pensando “isso é possível?”. As verdades surpreendentes e grandiosas que me foram apresentadas me deixaram desconfiado, pensando se todas essas “boas notícias” eram verdadeiras.
Pouco tempo depois li que, de fato, Evangelho significa literalmente “Boas Novas”,[1] boas notícias. Como o Evangelho não seria boas e ótimas notícias?
Nesse texto quero te apresentar o Evangelho da Graça, afirmando 7 verdades sobre esse Evangelho.
1. Evangelho da Graça é somente Graça
O Evangelho proclama que a Graça envolve todos os aspectos da nossa vida. É por isso que Paulo incentiva os cristãos a “continuarem na graça de Deus” (Atos 13:43). Progressivamente “crescemos na graça” (2 Pedro 3:18).
A graça de Deus é:
- A base da nossa identidade cristã: “Eu sou o que sou pela graça de Deus” (1 Coríntios 15:10).
- A base da nossa posição: “esta graça em que estamos” (Romanos 5:2).
- A base do nosso comportamento: “na graça de Deus nos conduzimos no mundo” (2 Cor. 1:12).
- A base do nosso viver: pela “abundância da graça reinamos na vida por Jesus Cristo” (Rom. 5:17).
- A base de nossa força para viver: “Seja forte na graça que há em Jesus Cristo” (2 Tim. 2: 1).
- A base do nosso discurso: “Seja sempre o seu discurso com graça” (Col. 4: 6).
- A base de nossa suficiência: “Minha graça é suficiente para você” (2 Cor. 12: 9).
- A base para lidar com as provações, tribulações e dificuldades da vida: “Sofreste por pouco tempo … o Deus de toda graça … aperfeiçoará, confirmará, fortalecerá e estabelecerá você” (1 Pedro 5:10).
As Escrituras colocam uma ênfase gigante na Graça, colocando-a em todas as áreas da nossa vida. A Graça é tudo no Evangelho, e o Evangelho é totalmente Graça.
2.Evangelho da Graça é o Evangelho de Deus
O Evangelho da Graça vem diretamente de Deus e está totalmente relacionado ao seu caráter e ser. São declarações de Deus que vem diretamente do seu ser.
O escritor Daniel, em uma conversa recente, me mostrou dois versos que comprovam essa verdade:
Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.
Romanos 1:1
Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
Atos 20:24
Isto é, o Evangelho de Deus é o Evangelho da Graça!
3. Evangelho da Graça prende nossos olhos em Cristo
O Evangelho centraliza nossos olhos na Pessoa e Obra de Cristo. Deixamos de olhar para nós mesmos e passamos a fixar nossos olhos no “autor e consumador da nossa fé” (Hebreus 12:1-2).
O Evangelho proclama que a nossa salvação vem totalmente de Cristo, sem o nosso esforço próprio. Apenas recebemos pela fé. (Romanos 4:4-8, 5:1; Efésios 2:8-9). Nossos comportamentos não definem nossa identidade, Cristo define. Somos como Ele é (Colossenses 3:3; 1 João 4:17). O perdão que recebemos reside no sangue de Jesus (Hebreus 10:1-4), nossa santidade está fundamentada em Cristo (1 Coríntios 1:30). Cristo é tudo o que precisamos. Ele é a essência de todas as nossas relações e a dinâmica de todas as suas próprias demandas. (Gálatas 2:20)
4. Não é Novo, é eterno!
Essas verdades destacadas aqui não são “novas” ou “inventadas”. Se tratam do Evangelho eterno. A Graça é eterna no coração e essência de Deus. Deste modo, a Graça não é um “momento”, uma decisão ou uma dispensação de Deus, mas seu próprio ser eterno.
O apóstolo João escreveu, “Então vi outro anjo, que voava pelo céu e tinha na mão o evangelho eterno para proclamar aos que habitam na terra, a toda nação, tribo, língua e povo.” (Apocalipse 14:6)
5. Proclama o que Você é
Essas boas notícias também são boas notícias a respeito de quem você é, da sua real e verdadeira identidade. A proclamação do Evangelho diz respeito a realidade de que você é “justificado em Cristo” (Romanos 3;24), santo pelo seu perfeito sangue (Hebreus 10:10), aceito no amado (Efésios 1:3), filho (João 1:12), e Justiça de Deus em Cristo (2 Coríntios 5:21).
O Evangelho não te exorta a ser, mas proclama quem você já é em Cristo. Conhecer o Evangelho é conhecer a si mesmo, é conhecer o verdadeiro significado da sua existência.
6. Proclama quem Cristo é
Paulo defendeu que o Evangelho é uma mensagem dada por Cristo, “Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo” (Gálatas 1:12), e uma mensagem sobre Cristo, “a luz do evangelho da glória de Cristo” (2 Coríntios 4:4).
O Evangelho é uma mensagem dada por Cristo a respeito do próprio Cristo. O Dr. Paul Ellis concorda afirmando, “O evangelho é Jesus e Ele é a maior notícia do mundo!” [2] O Dr. Jim Fowler também escreve que, “O evangelho cristão é um evangelho pessoal de um Deus pessoal que envia Seu Filho como Salvador pessoal para reconciliar pessoalmente a humanidade Consigo mesmo.” [3]
7. Não te faz livre para pecar, te faz livre do pecado
Para muitos, o Evangelho da Graça é uma grande ameaça. De fato, essas verdades ameaçam nossa justiça própria, nossas tolas tentativas de alcançar aquilo que Cristo fez e nos deu gratuitamente em sua Obra.
Uma das tentativas de minimizar a extensão e grandiosidade do Evangelho da Graça é dizer que estamos dando “liberdade para pecar”. Como se indicar quem nós somos e o que Cristo é, fosse dar “liberdade para pecar”. O fato é, se essas verdades não forem suficientes para nos fazer viver de forma livre e correta, nada mais o será.
Por esse motivo, Paulo teve a ousadia e a intrepidez de afirmar que não seremos dominados pelo pecado, “pois não estamos debaixo da Lei, mas da Graça” (Romanos 6:14). Do mesmo modo, o autor de hebreus fala a respeito do “pecado que está próximo de nós, ao nosso redor” (Hebreus 12:1), e que para deixarmos de lado o pecado, devemos olhar “fixamente para Jesus, o autor e consumador da nossa fé’“(v.2). Olhar para Cristo, centralizar nosso olhar no Evangelho é o que nos faz verdadeiramente livres do pecado.
Referências:
[1] Um Rei entre os pobres – Johnnie Moore
Texto maravilhoso! Amo esse blog ❤
Muito Bom! Obrigado por nos acompanhar irmão! 😁👏
Parabéns pelo excelente texto!
Amém irmã! Obrigado por ter lido!
Amém irmã!
Tão novo e tão sábio. Raridade no mundo de hoje, onde há uma infantilização generalizada em virtude das mídias sociais (de um modo geral). Glória a Deus por sua vida, irmãozinho.
Graça e paz irmão! Obrigado pelo carinho e pelas palavras! Vamos avante meu irmão! Graça abundante sobre sua vida!
Conheci esse Blog hoje em 29/10/2024 ele ainda está ativo?? Gosto do Evangelho da Graça. Mas minha mente é presa de coisas que aprendi que me faz sempre pensar se serei condenado.
Está ativo, sim, irmão! Faz tempo que não posto, mas tenho textos para postar ainda no início de Novembro! Tenho outro blog também, o Diário da Graça.
Meu Whats para contato: (51) 999876339