Hiper Graça é contra a Lei? Antinomianismo?

A mensagem da Graça é contra a Lei? Essa é uma das críticas mais feitas contra a Hiper Graça. Existe um termo teológico específico para isso: antinomianismo.

O termo antinomianismo é a junção de duas palavras gregas: Anti (contra) e Nomos (Lei). O termo antinomianismo tem sido usado como rótulo negativo desde os embates entre Martinho Lutero e João Agrícola no tempo da reforma protestante.

O termo tem sido usado para rotular aqueles que: 1) Defendem que não estamos mais sob a Lei da Antiga Aliança (nem sob os 10 mandamentos); 2) Focam na Graça de Deus como a fonte única de santidade e vida correta. Os pregadores da Hiper Graça são rotulados como “antinomianos” pois todos defendem enfaticamente os dois pontos acima.

O termo antinomianismo é um daqueles termos que possui um contexto específico na história da Igreja, mas que caiu em desuso e perdeu seu real significado nos debates e confrontos atuais. Isto é, o termo se tornou uma arma usada com o objetivo de denegrir qualquer mensagem que coloca a correta ênfase na Graça de Deus. Nos debates atuais, esse rótulo vem antes dos argumentos e dos textos bíblicos.

Como Clark Whitten observou, pessoas religiosas têm acusado os pregadores da graça de se oporem à lei desde que Jesus apareceu:

“Jesus deve ter sido acusado de ser antinomiano porque defendeu dizendo: ‘Não pensem que vim abolir a lei ou o profetas; não vim abolir, mas cumprir’ (Mt 5:17). Apóstolo Paulo deve ter ouvido a mesma acusação antinomiana dos judaizantes e respondeu escrevendo o livro de Gálatas!” [1]

O Dr. Martyn Lloyd Jones também observa que a acusação de antinomianismo é uma das marcas distintivas do verdadeiro Evangelho.

Não há melhor teste para saber se um homem está realmente pregando o evangelho da salvação do Novo Testamento do que este. Algumas pessoas podem entender e interpretar errado, achando que tudo se resume a isto, que pelo fato de sermos salvos só pela graça, não importa o que se faça; pode-se continuar pecando tanto quanto se desejar, pois isso redundará em ainda mais glória da graça. Se minha pregação e minha apresentação do evangelho da salvação não expuserem essa compreensão equivocada, então não se trata do evangelho. […] Existe uma espécie de perigo envolvendo a verdadeira apresentação da doutrina da salvação. [2]

A verdade é que os proponentes da Hiper Graça não são “antinomianos”. Defendo isso pelos seguintes motivos:

  1. Não somos contra a Lei, somos contra o uso incorreto da Lei

Os pregadores da Hiper Graça se opõe ao uso incorreto da Lei da Antiga Aliança. Quando afirmamos que a Lei possui algum papel santificador ou justificador estamos indo além do papel vital da Lei: Apontar para Cristo, mostrando a nossa insuficiencia. Paulo deixa bem claro que tendo esse objetivo cumprido, a Lei não vigora mais (Romanos 10:4; Gálatas 3:24; Efésios 2:15; 2 Coríntios 3:7-11; Colossenses 2:14; Hebreus 7:12, 8:7-13)

Nós respeitamos o verdadeiro uso da Lei, e levamos a sério seu propósito de destruir todo o senso de justiça própria, levando o homem a fé em Cristo.

  1. Precisamos definir melhor o termo antinomianismo

O verdadeiro antinomianismo pode ser definido assim:

”Antinomianismo na teologia cristã é um termo pejorativo para uma heresia que ensina que os cristãos não têm obrigação de obedecer às leis da ética ou da moralidade. O antinomianismo é o oposto do legalismo, a noção de que a obediência a um código de lei religiosa é necessária para a salvação.” [3]

“A doutrina ou crença de que o Evangelho liberta os cristãos da obediência exigida a qualquer lei, seja escriturística, civil ou moral.” [4]

Concluindo, o antinomianismo ensina que não existe qualquer tipo ou gênero de lei ou ética. É claro que não defendemos isso.

A concepção da hiper graça não é de que não existe Lei ou Ética na Nova Aliança, mas que essa Lei não se trata dos 10 Mandamentos da Lei Mosaica. A ética na Nova Aliança é uma “Ética cristã”, fundamentada em Cristo, e na sua Obra consumada, é uma “Ética cruciforme”, onde o evento da cruz e ressureição de Jesus é a própria fonte de proclamação do que é moral ou não.

  1. Os pregadores da Hiper Graça defendem a existencia de uma ‘Lei na Nova Aliança”

Todos os pregadores da Hiper Graça concordam que existe uma Lei na Nova Aliança. Paulo usa diversos termos para descrever essa Lei: Lei do Espírito, Lei de Cristo, Lei da liberdade e etc. Todos esses termos se referem a nova vida que recebemos em Cristo e as implicações éticas que derivam dessa vida.

Joseph Prince afirma a Lei “escrita em nossos corações”, [5] Victor Azevedo afirma que a Lei na Nova Aliança se trata dos indicativos da nossa identidade e realidade em Cristo. [6] Aluízio Silva defende “Os mandamentos do novo testamento”. Helder Jorge defende a realidade do amor de Deus através de nós como nossa Lei em Cristo. [7] Apóstolo Braz Calderaro afirma a Lei da fé, da Nova Aliança, de Cristo. [8] O pastor Herso Meus também declara que na Nova Aliança temos a Lei de Cristo, de “carregar os fardos uns dos outros”. [9]

O autor de Hebreus escreve:

“Pois quando há mudança de sacerdócio, é necessário que haja mudança de lei.” (Hebreus 7:12)

O contexto mais amplo da carta e do capítulo implica que na chegada de Jesus não recebemos apenas uma “nova Lei”, mas recebemos um novo formato de Lei. Ou seja, a mudança de Lei que o autor de Hebreus descreve não é somente de uma Lei para outra Lei, mas de um tipo de Lei para OUTRO tipo de Lei. A mudança ocorreu na natureza da Lei.

Na Nova Aliança, a Lei não é “faça para ser”, mas “faça porque você é”. Em Cristo somos chamados a agir de acordo com a nossa nova identidade.

A acusação de antinomianismo é uma crítica precipitada, injusta e que não compreende o panorama geral do nosso ensino. Se trata de usar um termo técnico antigo para tentar definir dabates atuais que possuem uma natureza totalmente distinta.

Referências:

[1] Whitten, Pure Grace, p.117
[2] The New Man: As Exposition of [Romans] Chapter 6. Pg., 8-9
[3] Citado em https://acriticalchristian1971.wordpress.com/how-would-i-answer-the-question-to-how-is-antinomianism-relevant-to-the-church-today/
[4] Ibid
[5] https://youtu.be/zekIvo6TEU8
[6] https://youtu.be/qcesUa91T_o
[7] https://vidatrocada.com/podcast-com-o-pr-helder-jorge/
[8] Tivemos conversas sobre isso
[9] https://www.facebook.com/hersomeus

Eliezer Oliveira
Eliezer Oliveira

Tenho 25 anos e sou diretor do Blog Vida Trocada, autor dos livros E Ele nos tornou Santos, Nada Além do Sangue (Livro Publicado) e Hiper Graça: O Que Realmente Defendemos (Livro Publicado). Também sou coautor do livro Interpretando a Escritura. Sou professor do curso Universidade da Graça, Vida na Graça e Teologia com Graça, e também atuo como Escritor Fantasma para alguns ministérios. Atualmente estou cursando Teologia (ESTÁCIO), sou casado com uma escritora maravilhosa, amante da leitura e de um bom café.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Conheça nossa Loja de Livros e E-Books!