O poder da vida eterna que está em Cristo

O sentimento de insegurança em certos momentos da vida é natural do ser humano. Quando não nos sentimos preparados ou quando vemos uma possibilidade real de algo dar errado, às vezes esperamos pelo pior e agimos em desespero, ansiedade ou decidimos fugir da situação que se apresenta.

É desta forma que muitos cristãos têm enxergado a nossa posição em Cristo: com insegurança. Temem pecar e desagradar a Deus, têm medo de se desviarem do Evangelho e perderem a fé, deixando assim suas posições em Cristo e com isso a vida eterna. Isso os deixa ansiosos, incertos sobre o futuro e muitas vezes depressivos. Por isso decidi apresentar neste texto como a Bíblia trata a Vida Eterna.

A árvore e a vida eterna

Então disse o Senhor Deus: O homem agora se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não aconteça que ele estenda a mão e tome também da árvore da vida e coma e viva eternamente. – Gênesis 3:22

Geralmente, no meio cristão, se crê que Adão e Eva estavam na Eternidade por não terem pecado e serem a imagem e semelhança de Deus. Porém a Bíblia jamais afirma que eles possuíam a Vida Eterna. Os fatos relatados no Gênesis sobre isso são:

  • A Vida Eterna estava na árvore da Vida.
  • Mesmo depois de ter caído, caso o ser humano comesse da árvore da vida, viveria para sempre.

A história também não mostra o casal se alimentando da árvore da vida antes do pecado, nem mesmo Deus falando sobre a árvore para eles. Mas temos estas verdades acima e vamos trabalhar com elas.

Observe que Deus entende ser necessário tirar o homem do Jardim do Éden, porque caso ele comesse do fruto da árvore da vida, entraria num estado eterno, imutável, de vida pecaminosa já que esta era a realidade natural humana após a queda. Não há início nem fim na Vida Eterna. O homem seria um pecador desde sempre e para sempre. Deus, sabendo o poder irreversível do fruto da árvore, impediu que a humanidade tivesse qualquer relação com ela.

Mas havia um plano para experimentarmos do fruto da Vida Eterna. E foi cumprido com o último Adão, Cristo Jesus.

A salvação eterna

Para comermos da árvore da vida era indispensável que houvesse mudança de natureza, com o objetivo de experimentarmos da verdadeira Vida Eterna, a que o próprio Deus tem. Se Deus doasse o poder da Vida Eterna antes de tirar o pecado (natureza pecaminosa) de nós, viveríamos uma vida miserável e sem possibilidade de contato com Deus para todo o sempre. E foi o que Ele fez através do Cordeiro Puro e Santo.

No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. – João 1:29

Quando João diz que Jesus tirou o pecado, não está dizendo que ninguém nunca mais iria pecar. Mas que a natureza pecaminosa seria aniquilada. A ação de pecar para um nascido de novo não é algo natural, não vem de sua natureza já que possuímos uma nova natureza, a de Jesus. Mas vem de sua consciência. Nós entramos no local chamado Salvação e estamos aprendendo a viver nele, renovando nossa consciência e deixando para trás a forma de pensar e agir do mundo. Estamos crescendo em conhecimento nessa nova natureza.

Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticase se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador. – Colossenses 3:9-10

Então Jesus resolveu o problema que nos afastava de Deus, sepultando de uma vez por todas com Ele em sua morte o nosso velho homem. E conquistou com isso o nosso acesso à Vida Eterna.

Quem comesse da árvore da vida no mesmo momento ganharia o dom de viver eternamente. Em provérbios 3:13-18 Salomão revela que a Sabedoria “é árvore da vida para os que a alcançam”. Paulo escrevendo aos coríntios diz que Cristo “para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” (1 Cor 1:30). Jesus é a Sabedoria e a Árvore da Vida para quem nEle crê. Quem comer dEle, viverá eternamente.

Eu sou o Pão Vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que deverei dar pela vida do mundo é a minha carne. – João 6:51

Nós que cremos no sacrifício e ressurreição de Cristo já comemos da árvore da vida e recebemos do seu poder imutável de Vida Eterna. É irreversível! E como temos a natureza de Cristo, é a vida dEle que desfrutamos/desfrutaremos eternamente. Graças ao nosso Deus estamos seguros e podemos nos alegrar no nosso Salvador e glorificar Seu Nome desde já e para todo o sempre pela Salvação Eterna que Ele conquistou para nós de uma vez por todas!

Quando Cristo veio como sumo sacerdote dos benefícios agora presentes, ele adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem, isto é, não pertencente a esta criação.Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Santo dos Santos, UMA VEZ POR TODAS, e obteve ETERNA REDENÇÃO. – Hebreus 9:11-12


Lucas Almeida
Lucas Almeida

No final de 2015 fui tocado pela mensagem da Graça. De lá pra cá, Deus vem me ajudando a conhecer mais das riquezas do Seu Favor. Tenho prazer em poder escrever hoje sobre as Boas Novas de Cristo. Congrego na Nova Igreja da Barra - RJ, onde sigo aprendendo sobre a Graça, e sou graduando em Psicologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *