T.F Torrance: Um dos Maiores Teólogos da Graça

Você conhece T.F Torrance?

Em toda época, homens e mulheres se levantaram para pregar as verdades do Evangelho de Cristo. Atualmente, poderíamos citar diversos pregadores como Joseph Prince, Maurício Fragale e escritores como Andrew Farley e Paul Ellis que defendem a centralidade de Cristo e sua obra.

É nesse pano de fundo que preciso destacar um Teólogo que proclamou, quem sabe mais do que muitos, a centralidade de Cristo, da Graça. Assim como existem pastores e mestres no ensino da Graça, existem diversos Teólogos que concluíram que a Teologia verdadeira está centrada em Jesus.

Thomas Forsyth Torrance foi um teólogo de origem escocesa. Foi considerado um dos teólogos mais influentes. Torrance recebeu o Prêmio Templeton de 1978.

Eu poderia citar diversos ensinos e perspectivas do Torrance que contribuíram significativamente para a proclamação do Evangelho. Porém, pelo tempo e pelo objetivo do texto quero destacar três pontos fundamentais do ensino desse grande teólogo:

  • Justificação
  • Graça
  • Encarnação

T.F Torrance e a Justificação

Quando afirmamos que somos totalmente justos e que essa justiça se equipara a justiça de Deus, somos confrontados e criticados, até mesmo acusados de “heresia”. Torrance, partindo de certos pressupostos, defendeu basicamente o mesmo.

T.F Torrance, defendeu firmemente que a nossa justificação não é meramente perdão de pecados. Para ele, a justificação não é somente “legal”, mas auto criativa, é uma transformação real e interna. Isto é, somos verdadeiramente e internamente justos. Além disso, ele associa a justificação diretamente a ressurreição:

Quando a doutrina protestante da justificação é formulada apenas em termos de imputação forense de justiça ou de não imputação de pecados de maneira a evitar dizer que justificar é “tornar justo“… a justificação é vazia e irreal, apenas uma transação judicial, a menos que a doutrina da justificação tenha em seu coração uma relação de união real com Cristo. Além de tal união com Ele pelo poder de Seu Espírito, Cristo permanece, por assim dizer, inerte ou ocioso. Nós exigimos uma relação ativa com Cristo como nossa justiça, uma participação ativa e uma participação real em Sua justiça. Isso é possível apenas através da ressurreição; – quando abordamos a justificação sob essa luz, vemos que é um evento criativo no qual nossa regeneração ou renovação já está incluída nela.

Na cruz, Cristo não somente morreu por nossos pecados. Nós morremos com Ele. Essa morte é a morte do velho homem. Portanto, a justificação é uma transformação real.

Torrance e a Graça

Junto com Karl Barth, Torrance foi um dos teólogos que mais enfatizou a verdade de que a Graça não é uma “coisa”, mas a própria pessoa de Cristo. No entendimento de Torrance, a Graça não é um adjetivo de Deus, mas o seu ser em Cristo.

T.F Torrance escreve em – A Doutrina da Graça nos Pais Apostólicos:

Paulo pensa na graça agindo dinamicamente sobre os homens. É Cristo agindo em pessoa. “Charis” (Graça) nunca é adjetivo nos lábios de Paulo, mas sempre dinâmica. Graça é o Cristo transcendente em movimento gracioso, perdoador e capacitador.

A graça no NT é o elemento básico e mais característico do evangelho cristão. É a irrupção no mundo do amor inefável de Deus em um ato de significado absolutamente decisivo … realizado na pessoa de Jesus Cristo …

Torrance e a Humanidade Vicária

Junto com o seu irmão J.B Torrance, (T.F) explicou a santificação através da “humanidade vicária de Cristo”:

“A Humanidade vicária de Cristo significa que Cristo toma o nosso lugar e nos representa, de modo que o que é verdade sobre ele, é verdade sobre nós, e o que ele fez em sua humanidade é nosso” – J. B Torrance – Christ in Our Place

Para os irmãos Torrance, Cristo é a nossa santificação. Sua vida perfeita de obediência ao Pai, até a morte, era santificação de nossa humanidade em nosso nome. A vida de Cristo não foi um exemplo para nos esforçarmos para replicar, foi vivida em nosso lugar para que o que é verdade sobre Ele seja verdade sobre nós.

Concluindo

O meu desejo sincero era trazer todos as perspectivas revigorantes e cristocêntricas de Torrance. No entanto, estaria além do escopo desse texto. Meu objetivo era trazer fundamento, e conhecimento aos nossos leitores. Com esse texto, espero ter ampliado a sua visão sobre as verdades do Evangelho, e indicar esse grande teólogo.

Fica aqui a minha total admiração e respeito a um teólogo que dedicou seus pensamentos e escritos a partir da Vida e Obra de Cristo.

Eliezer Oliveira
Eliezer Oliveira

Tenho 25 anos e sou diretor do Blog Vida Trocada, autor dos livros E Ele nos tornou Santos, Nada Além do Sangue (Livro Publicado) e Hiper Graça: O Que Realmente Defendemos (Livro Publicado). Também sou coautor do livro Interpretando a Escritura. Sou professor do curso Universidade da Graça, Vida na Graça e Teologia com Graça, e também atuo como Escritor Fantasma para alguns ministérios. Atualmente estou cursando Teologia (ESTÁCIO), sou casado com uma escritora maravilhosa, amante da leitura e de um bom café.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Conheça nossa Loja de Livros e E-Books!