Tudo novo? Precisamos de Metanoia!

“Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”
2 Co 5:17

Espírito novo! Metanoia para a alma velha

Somos pecadores por natureza. Nascemos com a natureza de Adão, porém quando recebemos Cristo, recebemos também uma nova natureza, uma nova identidade (Rm 8:10). Somos como Ele é, em espírito (1 Jo 4:17). Morremos com Ele e ressuscitamos com Ele, agora estamos mortos para o pecado, estamos completamente renovados.

“Mas por que eu ainda peco?”– Metanoia

Porque o seu espírito é novo, mas a sua alma (mente) ainda é velha. Para que haja uma mudança de comportamento, é preciso que primeiramente aconteça uma mudança de mente (metanoia). Isso acontece quando você começa a conhecer a sua verdadeira identidade em Cristo (Rm 12:2).


A sua alma vive de sensações e sentimentos como culpa, auto condenação, insatisfação. Esses são alguns dos sentimentos que te levam a esquecer do espírito e viver pela alma.

“O que eu devo fazer quando peco?”

Você não deve ficar se culpando, pois seus erros já foram perdoados e Cristo já pagou o preço pelos teus pecados. Mesmo que você erre, mesmo que você peque, você ainda é filho de Deus e Ele jamais deixará de te amar. Você deve lembrar de quem você é em Cristo (metanoia), que agora você deve viver conforme sua nova natureza, e que você é como Cristo é (1 Co 6:15-20). Quando você se perder em sentimentos da alma, olhe para a obra da Cruz, lembre do que Jesus fez por você, e não deixe que nada na sua vida seja maior que Ele.

“Como devo agir quando um irmão peca?”

Julgue como Cristo.


O cristão que pecou e o cristão que julga o pecado do outro têm algo em comum, ambos esqueceram de quem são em Cristo.


O importante aqui é você lembrar que VOCÊ É COMO CRISTO É (metanoia) (1 Jo 4:17). Somos o corpo de Cristo na terra (1 Co 12:27), então devemos agir conforme Ele agiria. Jesus julga ou condena? Quando Ele disse “atire a primeira pedra quem nunca pecou!” (Jo 8:7) Ninguém atirou, pois todos eram pecadores, o único ali que poderia fazer isso era o próprio Jesus, pois não tinha pecado algum, e Ele o fez? Não! Porque Ele estava ali para expressar o amor do Pai para conosco. Os ensinamentos de Jesus foram “julgue seu irmão” ,”condene o próximo”? Em vez disso Ele diz “ame o próximo como a ti mesmo”(Mt 22:39).

O cristão que pecou e o cristão que julga o pecado do outro têm algo em comum, ambos esqueceram de quem são em Cristo.

– Jessica steffen


A maioria dos religiosos tendem a julgar o pecado alheio dizendo “isso não é coisa de cristão!” Porém o que Jesus nos ensina é que quem está em Cristo já é perdoado (Rm 8:1). Portanto, se devo agir como Cristo, não devo julgar meu irmão, e se devo agir conforme meu novo espírito e lembrar-me da minha identidade e da obra da Cruz, eu devo também lembrar meu irmão de quem ele é em Cristo ( 2 Co 3:6). Esse é meu papel como cristã, esse é o seu papel como cristão.

Como cristãos devemos expressar e revelar Jesus a todas as pessoas. Não devemos esquecer de quem somos e do que temos em Cristo, não devemos julgar nossos irmãos pois isso não expressa o caráter de Jesus, devemos amar como Ele nos amou (1 Jo 4:11) e perdoar como Ele nos perdoou.

Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,
porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte. – Romanos 8:1-2

Jessica Steffen
Jessica Steffen

Tenho 28 anos e sou mãe de duas crianças maravilhosas. Atualmente sou membro da Igreja Comunidade palavra da Graça (RS). Sou escritora do Livro "A Obra da Salvação". Amo proclamar as verdades do Evangelho da Graça ao lado do meu noivo Eliezer Oliveira.

3 comentários

  1. Estou na Assembléia de Deus. Lá uma palavra dessa, que eu creio, não próspera. O pastor vive escolhendo quem é salvo e quem não é. Uma lástima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *