A Obra Consumada da Cruz! – Qual é o seu Significado

O que é a Obra Consumada? Esse termo deriva da expressão “está consumado” dita por Jesus na Cruz. Quem sabe você já tenha ouvido essa expressão, e não saiba o seu significado, ou quem sabe você entende o seu significado, mas não na profundidade que ele precisa ser entendido. De fato, o termo “Obra Consumada” é mais forte do que geralmente pensamos.

Alguns irmãos dizem que a Obra consumada se refere ao fato de que Cristo pagou a penalidade dos nossos pecados, outros afirmam que se trata do fim da Lei, e do início do período da graça. Eu acredito que a Obra Consumada é isso e muito mais.

Uma Obra que está Consumada!

E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

João 19:30

As últimas palavras de Jesus foram: “Está Consumado!”. O termo Hebraico é “tetelestai” e possui o significado de algo que foi completado, finalizado, terminado, algo que se encerrou.

Através do sacrifício de Jesus, o que foi consumado? O que foi finalizado?

1. A dívida de pecado foi paga

Todos os homens possuem uma dívida gigante de pecado. No Antigo Testamento os sacrifícios de ovelhas e animais perdoavam o pecado momentaneamente. O autor de Hebreus descreve:

Pois o sangue de touros e de bodes não pode, de modo nenhum, tirar os pecados de ninguém.

Hebreus 10:1 (NVI)

Apenas o sangue de Cristo perdoa (tira o pecado) do mundo (João 1:29). O autor de Hebreus destaca que Cristo obteve “eterna redenção para nós” (Hebreus 9:12). Ou seja, o seu sacrifício fez um trabalho completo. O termo “completo” é uma das traduções para “está consumado”.

Na cultura Judaica, o termo “tetelestai” era constantemente usado para se referir a uma dívida que havia sido totalmente paga. Na Obra da Cruz, Cristo cancelou o “escrito de dívida que era contra nós e o encravou na Cruz” (Colossenses 2:13). Todos os nossos pecados, toda a nossa dívida de pecados passados, presentes e futuros foi totalmente paga.

2. A Lei e a Antiga Aliança foram finalizadas

A Antiga Aliança e a Lei, que Paulo chama de ministério da morte, foram finalizadas, acabaram na Cruz (2 Coríntios 3:6-9). A Lei foi uma pedagoga, que esteve com o homem até a chegada de Cristo (Gálatas 3:24). Na consumação da Cruz, a Lei e toda a Antiga Aliança perderam o seu poder. Portanto, a Obra Consumada se refere também ao término da Lei.

3. O velho homem morreu

Na morte de Cristo, o velho homem, a natureza pecaminosa de Adão, morreu. Paulo vai afirmar que o nosso velho homem foi crucificado com Cristo (Romanos 6:6). O nosso velho homem, o velho espírito de Adão morreu na Cruz.

4. O pecado perdeu o seu domínio

No mesmo contexto da morte do velho homem, Paulo afirma que o pecado perdeu o seu poder sobre nós, os que estão em Cristo. Ele pergunta: “como nós que morremos para o pecado, viveremos ainda nele?” (Romanos 6:2). Na morte de Cristo, morremos para o pecado.

5. O velho tempo acabou

Eu acredito que esse é o aspecto mais abrangente do “está consumado”, e um dos menos discutidos e propagados.

Os primeiros cristãos usavam duas palavras que expressavam certas concepções próprias sobre o tempo: Kairos, e Aion. (1)

O teólogo Oscar Cullman explica que: “Kairós designa no tempo um momento determinado por seu conteúdo, enquanto que aíon marca uma duração, um espaço de tempo limitado ou não”. (2)

O tempo kairós é usado em referência a um evento em específico, enquanto aíon designa uma extensão de tempo, de duração.

O “está consumado” se refere ao fim de um tempo aíon e o surgimento de um novo aíon. Paulo escreveu em Gálatas 4:4:

Todavia, quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho.

O Dr. Otto Piper escreve:

“A plenitude dos tempos designa um momento quando um novo aíon começa. Fora da desintegração do velho aíon, Deus inicia um novo processo. O que Ele (Jesus) traz é um novo vinho (Mateus 9:17). Sua morte é o fundamento de um novo conserto (Lucas 22:20; 1 Coríntios 11:25). Paulo escreveu a experiência cristã em 2 Coríntios 5:17: ‘se algum homem está em Cristo, ele é uma nova criatura, as coisas velhas são passadas, tudo se fez novo’ … Novidade no Novo Testamento não designa algo de origem recente, mas antes, algo essencialmente diferente de tudo o que tem existido até então”. (3)

Conclusão

Podemos perceber que a Obra Consumada é uma obra extremamente abrangente. Não podemos reduzi-la a menos do que isso. De fato, o “está consumado” representa a consumação do poder do pecado, da Lei, da Antiga Aliança, do velho homem, da culpa e do antigo tempo. Tudo após a Cruz é algo totalmente novo.

Referências:

(1) Teologia Sistemática Contemporânea, Cristologia, Pg., 103

(2) Ibid Pg., 103

(3) Ibid Pg., 110-111

Eliezer Oliveira
Eliezer Oliveira

Tenho 25 anos e sou diretor do Blog Vida Trocada, autor dos livros E Ele nos tornou Santos, Nada Além do Sangue (Livro Publicado) e Hiper Graça: O Que Realmente Defendemos (Livro Publicado). Também sou coautor do livro Interpretando a Escritura. Sou professor do curso Universidade da Graça, Vida na Graça e Teologia com Graça, e também atuo como Escritor Fantasma para alguns ministérios. Atualmente estou cursando Teologia (ESTÁCIO), sou casado com uma escritora maravilhosa, amante da leitura e de um bom café.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *