MENU
Santifica-os na verdade – O que isso significa?
Santifica-os na verdade … E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. – João 17:17, 19
Justificação e Santificação
Depois de ler “Santifica-os na verdade”, alguém pode pensar:“Veja irmão, devemos nos santificar, e nos santificar como Jesus. Isso é um trabalho do nosso esforço”
Muitos irmãos sinceros, ao lerem esses versos, pensam exatamente isso, acreditam que Jesus está nos dizendo que a santificação é um trabalho nosso. No verso (17) Jesus ora pedindo ao Pai: “santifica-os na verdade”. Neste caso, para muitos irmãos, Jesus está orando ao Pai que possamos viver piedosamente para sermos mais e mais santificados.
Essa perspectiva separa a justificação da santificação. Para esses irmãos, a justificação é um trabalho de Deus, mas a santificação é o nosso trabalho. Como observo no Livro E Ele nos tornou Santos: “A visão desses irmãos é de que a santidade é um passo além da justificação. É um passo além na escada da vida cristã.” (E Ele nos tornou Santos 2.0 – Capítulo 3: Santificação, a Antítese da Justificação). Parece que em nossas pregações, a justificação é totalmente pela Graça de Deus, mas quando chegamos na parte “santifica-os na verdade” se torna um processo completamente nosso. Desta forma, Justificação é separada da Santificação.
No entanto, as Escrituras apontam que a nossa Santificação está enraizada em nossa Justificação: “Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” (1 Coríntios 1:30). Nossa santificação é encontrada definitivamente com a nossa justificação em Cristo.
Santifica-os na verdade – humanidade vicária de Cristo
Mas como explicar esse verso de João 17? Muitos usam ele para criar essa separação da Justificação e Santificação.
A santificação é encontrada juntamente com a Justificação: em Cristo. Os irmãos teólogos Torrance ( T.F Torrance e J.B Torrance) tiveram uma profunda compreensão disso. Eles explicaram a santificação através da “humanidade vicária de Cristo”:
“A Humanidade vicária de Cristo significa que Cristo toma o nosso lugar e nos representa, de modo que o que é verdade sobre ele, é verdade sobre nós, e o que ele fez em sua humanidade é nosso” – J. B Torrance – Christ in Our Place
Por isso, no mesmo texto de João 17, Jesus afirma: “Por eles eu me santifico, para que também eles sejam verdadeiramente santificados” (19).
Cristo é a nossa santificação. Sua vida perfeita de obediência ao Pai, até a morte, era santificação de nossa humanidade em nosso nome. A vida de Cristo não foi um exemplo para nos esforçarmos para replicar, foi vivida em nosso lugar para que o que é verdade sobre Ele seja verdade sobre nós.
É disso que se trata o “santifica-os na verdade”. É sobre Cristo viver uma vida santa, e assim, através da sua santidade, nós somos santos. Não envolve nenhum esforço da nossa parte, mas apenas a humanidade vicária de Cristo.
Quando falamos da parte prática da santidade, muitos afirmam que Deus “fez a parte dEle, agora devemos fazer a nossa parte com a ajuda do Espírito Santo.”
Nessa perspectiva a santificação é separada da humanidade vicária de Cristo e se torna uma atividade autônoma.
Sobre isso, a Teóloga Alexandra Radcliff afirmou:
A obra do Espírito não é “ajudar” o crente para ser santo. O Espírito não nos torna cada vez mais piedosos; o Espírito revela a realidade de que já somos santos em Cristo e nos permite participar dessa realidade. O crente não aplica o que Cristo realizou; ele participa do que Cristo realizou. (Sanctification: Words for the weary)
“O crente não aplica o que Cristo realizou; ele participa do que Cristo realizou.” aqui vemos a simplicidade do evangelho traduzido por Alexandra Radcliff.
Exatamente! Pura simplicidade!
Eu estava neste final de semana com o coração aos pedaços, aflito, sem saber como eu deveria me santificar pois sou falho e pecador, pois a Palavra diz que sem santificação, ninguém verá a Deus. Então fui para os pés de Jesus, perguntar em oração como eu deveria me santificar. E orando e lendo a Palavra, achei esse site. E entendi que a justificação e a santificação não são separadas! É
Cristo quem nos justifica e também nos santifica! E isso acalmou minha alma pois eu também acreditava que a santificação era um trabalho e um esforço que eu deveria fazer. Que o SENHOR abençoe grandemente seu ministério em nome de Jesus, amém.
Irmã, assim como encontrar nosso texto edificou sua vida, te revelando verdades preciosas que você ainda não sabia, sua mensagem edificou a nossa vida, em um momento que precisávamos! Obrigado pelo comentário! E fico muito feliz com isso! Deus é bom, e está revelando a você apenas uma parte de tudo o que consiste o evangelho! Há muito mais água nesse oceano da Graça! Conte conosco se precisar!