MENU
Teologia da Hiper Graça e a Vida Trocada
O termo “Vida Trocada” faz referência a uma perspectiva cristã defendida por Hudson Taylor, Watchman Nee, Hannah Smith, Andrew Murray, Oswald Chambers, Major Ian Thomas e outros. A teologia da “hiper graça” está relacionada a pregadores mais atuais como Joseph Prince, Andrew Farley, Andrew Wommack, Paul Ellis, Bob George, Tullian Tchividjian, Brennan Manning, Judah Smith e outros.
O termo “Vida Trocada” está diretamente relacionado à descoberta do crente, de uma nova identidade em Cristo. O crente é uma nova criação, um nascido de Deus. O que antes era verdade, não é mais verdade. J. Hudson Taylor tornou popular o termo “Vida Trocada” por meio de seu testemunho de como Deus fez dele um novo homem. (Do livro, O Segredo Espiritual de Hudson Taylor, capítulo 14).
Teologia da Hiper Graça?
Atualmente muitos pregadores têm proclamado uma troca entre o pecador e Deus. Muitos deles têm defendido que somos salvos, perfeitos, santos, perdoados, aceitos, justos e filhos devido a uma grande troca feita através da Obra salvífica de Cristo. Esses ministros estão sendo rotulados de pregadores da “hiper graça”. É necessário dizer que a teologia da “hiper graça” está em total sintonia com o que foi defendido pelos ministros da Vida Trocada. Ambos creem que nossa identidade está estabelecida em Cristo, e que só podemos viver a Vida Cristã quando descansamos na obra consumada de Cristo. Portanto, nós do Vida Trocada defendemos uma teologia da “hiper graça”.
Nós defendemos o que Hudson Taylor chamou de “troca de identidade” com Cristo. Acreditamos no que Andrew Murray disse sobre a vida cristã, ela é feita no descanso. Como Oswald Chambers, acreditamos que a cruz é o acontecimento a partir do qual toda a Bíblia deve ser interpretada. Da mesma forma que Watchman Nee, cremos que Deus não nos deu santidade, Ele nos deu Cristo, e Cristo é a nossa santidade. É simples, e é nisso que cremos. Tudo isso é “hiper graça”, tudo isso é Vida Trocada.
Para aprofundar, acreditamos que o crente participa da vida eterna (vida de Cristo) no momento do novo nascimento, que a identificação com Cristo em Sua crucificação, sepultamento, ressurreição e ascensão trouxe a morte do “velho homem” e a vida do “novo homem”. Isso pode se tornar uma realidade revelada por meio de uma decisão de apropriar-se da vida de Cristo pela fé. Viver vitorioso é Cristo vivendo Sua vida através do crente, pela fé do crente sob o Espírito Santo. Isso não ensina passividade, perfeição sem pecado ou deificação do homem.
Se deseja saber mais sobre a Hiper Graça, conheçe o livro “Hiper Graça: O que Realmente Defendemos“, um tratado completo sobre o ensino HG!